Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Sema retira de circulação créditos falsos que liberavam comercialização de madeira

O volume retirado de circulação é suficiente para carregar mais de 500 caminhões com tora de madeira.

Sema retira de circulação créditos falsos que liberavam comercialização de madeira
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) bloqueou 16.800m³ de madeira no Sisflora, Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais.

O volume retirado de circulação é suficiente para carregar mais de 500 caminhões com tora de madeira. A movimentação fraudulenta foi constatada durante operação realizada esta semana no município de Matupá.

De acordo com as equipes de Fiscalização de Flora, os dois empreendimentos notificados estavam atuando em desacordo com a licença ambiental obtida.

Em uma das áreas contatou-se que o empreendimento prosseguiu com a emissão de documentos para comercialização do produto florestal, mesmo após a área haver sido atingida pelo fogo e sem retirada física de madeira.

Dois Planos de Exploração Florestal foram embargados, totalizando uma área de quase mil hectares. A ação também resultou no embargo de um depósito de madeira.

Com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), 15 pontos de desmatamento foram fiscalizados com auxílio de helicóptero. Próximo à cidade de Matupá, as equipes encontraram labaredas e detectaram desmate sem autorização de 10 hectares e com uso do fogo. Também foi identificada a supressão de vegetação em área de preservação permanente (APP), vegetação que possui ação essencial na proteção de recursos hídricos.

Os totais de áreas embargadas e autuadas estão sendo mensuradas pelas equipes em campo.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km
Foto: Entrega do veículo

A secretária de Assistência Social de Guarantã do Norte, Xênia Lima, realizou a entrega de um veículo Fiat Strada 0 km ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. A aquisição foi possível por meio de emenda parlamentar do senador Jayme Campos, solicitada pela própria Primeira-Dama Xênia e pelos vereadores David da Farmácia e Zilmar, que se uniram para fortalecer as políticas de proteção à infância no município.

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares, que dependem de deslocamento ágil e seguro para atender denúncias, realizar visitas técnicas e acompanhar situações de risco envolvendo crianças e adolescentes. Em muitos casos, a resposta rápida pode ser determinante para garantir direitos e prevenir violações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além de reforçar a estrutura de trabalho, a entrega simboliza o reconhecimento do papel fundamental dos conselheiros tutelares no cotidiano da comunidade. São eles que atuam na linha de frente da defesa dos direitos, acolhendo famílias, mediando conflitos e articulando ações com a rede de proteção.

A gestão do prefeito Marcio Gonçalves também destacou que este é apenas um dos investimentos previstos para fortalecer o Conselho Tutelar. Segundo a administração, novos aportes serão realizados para garantir melhores condições de trabalho aos servidores, ampliando a eficiência e a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto realiza a maior ampliação da frota de maquinários de sua história

Prefeito Paulistinha usou de sua força política para viabilizar maquinários pesados junto ao Governo Estadual

Peixoto realiza a maior ampliação da frota de maquinários de sua história
Foto: Maquinários Adquiridos

Em menos de 11 meses de gestão, o Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) e o Vice-Prefeito Dr. José Agnaldo têm promovido uma verdadeira transformação na estrutura operacional da Prefeitura de Peixoto de Azevedo. Por meio de uma forte parceria com o Governo de Mato Grosso, o Senador Jayme Campos e o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco, o município acaba de conquistar uma das maiores ampliações de frota de maquinários já registradas em sua história.

Já estão à disposição da administração municipal para execução de obras e serviços 02 motoniveladoras, 03 pás carregadeiras, 02 caminhões caçamba, 02 escavadeiras hidráulicas (PCs), 01 trator de pneu e 01 retroescavadeira hidráulica. Equipamentos fundamentais que reforçam a capacidade operacional da Prefeitura e garantem agilidade e qualidade na manutenção urbana e rural.

A nova frota será essencial para atender diversos setores estratégicos, como infraestrutura, transporte, urbanismo, meio ambiente, agricultura familiar, estradas vicinais, drenagem e preparação de áreas para novos investimentos. A presença dessas máquinas permitirá ao município ampliar frentes de trabalho, reduzir custos, otimizar a logística e oferecer respostas mais rápidas às demandas dos moradores, tanto na sede quanto no distrito União do Norte.

A gestão Paulistinha e José Agnaldo destaca que “a Casa está sendo arrumada”: Peixoto de Azevedo encontra-se adimplente, com credibilidade político-administrativa restabelecida e com condições reais de continuar avançando em obras, ações e investimentos estruturantes. O resgate da confiança abre portas para novas parcerias e amplia a atratividade do município para futuros investidores.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coesão de cooperados é evidente em Assembleia da Coogavepe

Projetos, ações, metas, investimentos e avanços são propostos e aprovados em Assembleia da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto

Coesão de cooperados é evidente em Assembleia da Coogavepe
Foto: Assembleia Geral

A Coogavepe realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, onde os garimpeiros aprovaram pautas fundamentais para o setor de mineração. As decisões refletem o compromisso com a mineração sustentável e o desenvolvimento responsável.

Os garimpeiros aprovaram medidas importantes, incluindo:

- Atendimento aos preceitos legais e regulamentações
- Recuperação de áreas degradadas e reabilitação ambiental
- Exclusão de produtos químicos nocivos no processo de extração
- Parcerias em pesquisas e estudos para melhorar a eficiência e sustentabilidade
- Otimização do quadro técnico da cooperativa para garantir segurança e qualidade
- Segurança do trabalho e proteção aos garimpeiros
- Comercialização legal de ouro e combate à ilegalidade
- Fortalecimento do cooperativismo mineral e união do setor

Para o Presidente, Gilson Camboim, as decisões aprovadas demonstram o compromisso dos garimpeiros com a mineração responsável e sustentável, visando proteger o meio ambiente, garantir a segurança e promover o desenvolvimento econômico do setor.

Durante a assembleia geral da Coogavepe, os garimpeiros elogiaram o trabalho da cooperativa em prol da legalização, organização e responsabilidade ambiental e social. A Coogavepe tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico regional e a geração de emprego e renda para mais de 6.000 cooperados do Vale do Rio Peixoto.

A Coogavepe tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento sustentável e responsável do setor de mineração, beneficiando os cooperados e as comunidades.

Ver Mais

Mais Vistas