Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá é polo do Agronegócio através da 2ª Tecnosafra Nortão 2020

Veja a programação completa do evento que acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020

Matupá é polo do Agronegócio através da 2ª Tecnosafra Nortão 2020
Foto: Tecnosafra 2019

Acontece nesta sexta-feira, dia 17 de Janeiro no Tatersal do Parque de Exposições de Matupá, a abertura da 2ª Edição do TecnoSafra 2019, organizado pelo Sindicato Rural com o apoio da Famato, Senar-MT, EQPS Leite, Aprosoja-MT, ACRIMAT, Aprosmat e empresas privadas parceiras.

O evento do agronegócio tem por finalidade difundir as novas tecnologias para as cadeias produtivas de soja, milho, pecuária de corte e leite na região do Vale do Peixoto.

Participam do TecnoSafra: pecuaristas, agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas, secretários de agricultura, sindicatos, cooperativas, associações de produtores e demais empreendedores do setor produtivo do Agronegócio do Portal da Amazônia.

Durante dois dias serão desenvolvidos painéis econômicos, palestras técnicas, debates e soluções em agronegócio, planejamento e gestão, exposição de máquinas, implementos e insumos, balcão de negócios, dia de campo, entre outras atividades contidas na programação. 

O TecnoSafra Matupá 2020 tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e social e a competitividade do agronegócio em benefício da sociedade, além de levantar demandas, gerar oportunidades, conhecimentos e tecnologias com custos e benefícios equilibrados a realidade regional.

Confira a Programação:

- Dia 17 de Janeiro de 2020

06:30 h – Inscrições e Coffee Break

08:30 h – Abertura Oficial

09:30 h – Palestra – Tema: Agricultura de Precisão com o Mestre em Agronomia Antônio Luiz Santi

11:00 h – Almoço

13:00 h – Palestra – Tema Fitopatologia de Soja com o Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da EMBRAPA Soja, Maurício Conrado Meyer

14:00 h – Visitação Livre

17:00 h – Encerramento do 1º Dia

 

- Dia 18 de Janeiro de 2020

06:30 h – Inscrições e Coffee Break

08:00 h – Palestra – Tema: Sucessão Familiar Construída com o Administrador, Empresário e Pecuarista, Daniel Wolf

09:00 h – Palestra – Tema: Estratégias Nutricionais para Intensificar a Recria Aumentando os Lucros da Fazenda com o Zootecnista, Mestre em Nutrição Animal e Pecuarista, Thiago Prado

11:00 h – Almoço

13:00 h – Palestra – Tema: Aquecimento Global  com o Graduado em Ciências Atmosféricas, Mestre em Meteorologia pelo INPE e Professor da USP, Ricardo Augusto Felício

14:00 h – Palestra – Tema: Estratégias para o Aumento do Lucro na Pecuária Leiteira com Mestre em Nutrição Animal e Pecuarista, Thiago Prado

15:00 h – Visitação Livre

19:00 h – Entrega do Prêmio ‘O Eloquente – Dirceu Gassen’ e Show como Comediante que é sucesso nas redes sociais, Badin ‘O Colono’

Observação: A entrada será 1 kg de alimento não perecível

O Vice-Presidente do Sindicato Rural de Matupá e Delegado do Núcleo Regional da APROSOJA, Fernando Bertolin, destacou que a Tecnosafra Nortão 2020 irá pelo segundo ano consecutivo fomentar a agricultura e pecuária de precisão, oportunidade em que os agricultores e pecuaristas poderão aprimorar seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, através das pesquisas e experiências exitosos já desenvolvidos em várias partes do país, além de trazer grandes vantagens para o desenvolvimento do agronegócio, tornando possível aos agropecuaristas aumentarem sua produção, mantendo e ampliando as áreas com a adoção de práticas mais sustentáveis, tecnologia e inovação, evitando desperdícios e aperfeiçoando a gestão de recursos e pessoas.

Além de empreendedores do agronegócio dos municípios do nortão, Vale do Peixoto e Portal da Amazônia, devem participar do evento executivos, consultores e especialistas técnicos do setor produtivo Mato-grossense.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários

Agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários
Foto: Reunião Cacique Raoni

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu em seu gabinete o líder indígena Cacique Raoni, em uma agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas, entre elas a transferência ou cessão de terrenos da FUNAI no perímetro urbano para a construção da Casa de Apoio à Saúde Indígena, iniciativa já autorizada pelo órgão federal. Também estiveram em discussão o apoio da Prefeitura na disponibilização de mantimentos alimentícios, a recuperação da pista de pouso em território indígena e a abertura de aproximadamente 50 quilômetros de estrada, obra que garantirá acesso à Aldeia Metuktire, que atualmente abriga mais de 400 habitantes e atualmente o acesso pode ser feito apenas de barco e de avião.

O prefeito Paulistinha informou que solicitará a interlocução do deputado federal Emanuelzinho junto à Presidência da República e aos órgãos ambientais, visando a liberação e autorização necessárias para que a Prefeitura execute as obras reivindicada a décadas pelos indígenas.

Segundo o gestor, a conclusão dessas ações facilitará o acesso ao território indígena e permitirá a ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura familiar indígena, abastecimento de alimentos, entre outras.

Ao final, o prefeito reafirmou seu apoio governamental aos povos originários, destacando que os compromissos assumidos fazem parte de seu Plano de Trabalho. “Nosso governo acredita no diálogo, no respeito e na construção conjunta de soluções que garantam dignidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades indígenas”, enfatizou Paulistinha.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe

Foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental.

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe
Foto: Reunião Garimpeiros Unidos

Gestores, garimpeiros, empreendedores de mineração e lideranças do setor, todos cooperados da Coogavepe, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma importante reunião no Centro de Eventos GG, no Bairro Nova Esperança, em Peixoto de Azevedo. O encontro teve como pauta exclusiva a Eleição para a escolha da nova Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros, prevista para o mês de março de 2026.

Preocupados com os rumos da instituição para os próximos anos, mais de 30 participantes estiveram presentes e, de forma democrática e participativa, apresentaram sugestões, ideias, opiniões e proposituras. Ao final do debate, houve posicionamento unânime pela composição de uma chapa para a disputa eleitoral.

Ficou definido que a chapa será encabeçada por Gilson Gomes Camboim, como candidato a Presidente, e Gabriel Antônio Cervantes de Souza, como candidato a Vice-Presidente. Também foi deliberada a abertura para participação direta e efetiva dos demais cooperados interessados na composição dos conselhos fiscal, administrativo e ético, sempre em consonância com o estatuto, regulamento interno, metas institucionais, plano de trabalho, projetos estratégicos e responsabilidade de atuação.

A chapa tem como propósito dar continuidade e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pela Coogavepe, com foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental, além da atenção à assistência social e à saúde do garimpeiro. Também estão entre as prioridades a organização, formalização e legalização dos empreendimentos minerais, bem como a validação e fortalecimento da cooperativa junto aos poderes constituídos, órgãos públicos, autarquias e organizações não governamentais.

Ver Mais

Mais Vistas