Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá será contemplada com mais 01 Ambulância 0 Km

Deputado Estadual Paulo Araújo atendei solicitação do Prefeito Valtinho e dos Vereadores do MDB.

Matupá será contemplada com mais 01 Ambulância 0 Km
Foto: Dep. Paulo Araújo e Prefeito Valtinho Miotto

Matupá deverá receber ainda este ano mais uma ambulância 0 km para atender a demanda das unidades básicas de saúde e hospital municipal. A confirmação foi dada pelo Deputado Estadual, Paulo Araújo, ao Prefeito Valtinho Miotto.

A emenda parlamentar a ordem de R$ 180.000,00 foi destinada por solicitação do gestor municipal e os vereadores Marcos Icassati, Julia Uczai e Lenon de Abreu.

Todos os procedimentos administrativos e institucionais estão sendo feitos para que no mais breve período de tempo a Secretaria de Estado de Saúde e o Governo de Mato Grosso efetuem o devido repasse para que a Prefeitura de Matupá promova a aquisição da Unidade Móvel de Saúde.

“Essa ambulância será de fundamental importância para a dinâmica e logística de transporte de pacientes e as demandas de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessite de assistência médica imediata, além da remoção simples e de caráter eletivo. Foi uma reivindicação justa do Prefeito Valtinho Miotto e desses aguerridos vereadores e que de pronto atendemos diante da relevância deste imprescindível serviço público a municipalidade Matupaense”, enfatizou o Deputado Paulo Araújo.

Matupá passará a contar com pelo menos 04 ambulâncias e 01 van para o transporte humanizado de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde implementou uma metodologia eficiente para a remoção ou transporte de usuários dos serviços de saúde de acordo com suas necessidades, facilitando o acesso, organização e a integração entre os serviços e racionalização dos custos.

Esse serviço inclui o transporte eletivo de portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção em ambulâncias e vans para realização de exames, consultas especializadas programadas, tratamentos de hemodiálise, dentre outros em conforme padronização determinada pelo Ministério da Saúde.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

Mais Vistas