Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

EMPAER-MT lança em Matupá Projeto de Confinamento de Bovinos de Corte

Evento aconteceu na Fazenda Duas Nascentes na Estrada E-60 e contou com dezenas de pecuaristas da região

EMPAER-MT lança em Matupá Projeto de Confinamento de Bovinos de Corte
Foto: Abertura doevento na Fazenda Duas Nascentes

A Empaer-MT realizou no último sábado (07) na Fazenda Duas Nascentes, localizada na Estrada Municipal E-60 em Matupá, o lançamento do Projeto de Confinamento de Bovino de Corte.

Após o procedimento de cadastramento dos participantes, foi composto o dispositivo de autoridades, tais como: o Prefeito Valtinho Miotto, Presidente da EMPAER, Renaldo Loffi (Alemão), Vereador Marcos Icassati, Secretários de Agricultura, Vice-Prefeitos, Representantes do Banco do Brasil e Sicredi e os anfitriões Sr. Arnaldo Freiberger e Doracy Feiberger.


O Padre Antônio Damin proferiu a oração de benção ao empreendimento e a todo setor produtivo agropecuário.

O Prefeito Valtinho Miotto parabenizou os proprietários da Fazenda Duas Nascentes pelo empreendedorismo, já que o projeto será uma referência para a região norte Mato-grossense no que se refere as técnicas de confinamento, melhoramento genético, manejo e nutrição do gado de corte.

Duas palestras técnicas foram ministradas sobre Confinamento Bovino e A Impotência da Utilização de Touros PO --- pelo Médico Veterinário, Jair Albuquerque Siqueira (EMPAER-MT) e pelo Zootecnista André Luis Lourenço Borges (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).

Na oportunidade explanaram as vantagens do sistema de terminação intensiva de bovinos para abate com altos níveis de produtividade e a oportunidade de abater animais o ano inteiro.

Em campo os pecuaristas da regiões Vale do Peixoto e Vale do Iriri comprovaram que numa área de 3.330 metros quadrados serão confinados até 450 bovinos e estarão prontos para o abate num período máximo de 120 dias.

O investimento da família Freiberger foi na ordem de R$ 770 mil com a construção dos barracões, fábrica de ração, equipamentos e outros insumos.

Segundo o Médico Veterinário, Jair Albuquerque, os animais confinados ganham em média cinco arrobas e estarão prontos para o abate com o peso de 17 arrobas. A Fazenda Duas Nascentes possui uma área de 1.360 hectares e utiliza atualmente a prática do semiconfinamento com a criação de 1.300 cabeças de gado da raça nelore.

Com toda assistência técnica da EMPAER-MT esta modalidade de confinamento também implicará na otimização da alimentação dos animais com a utilização do capim mombaça para a produção do volumoso e o milho verde será usado para produção de silagem como alternativa de alimentação no período de estiagem. Os animais vão receber também ração balanceada e a previsão de consumo é entre quatro a seis quilos por dia/animal. Todos esses fatores irão acelerar o ganho de peso dos animais, melhorando significativamente a rentabilidade do pecuarista na produção de carne de absoluta qualidade.

O lançamento do Projeto de Confinamento de Bovino de Corte contou com a participação de pecuaristas, produtores rurais, técnicos em agropecuária, estudantes das escolas técnicas e de ensino superior.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto inicia processo de renovação da Frota do Transporte Escolar

Três ônibus 0 km foram adquiridos pela Prefeitura Municipal

Peixoto inicia processo de renovação da Frota do Transporte Escolar
Foto: Ônibus Adquiridos

A educação pública de Peixoto de Azevedo e do Distrito União do Norte acaba de dar um salto de qualidade com a entrega de 03 novos ônibus escolares, um marco na reestruturação e formação da frota própria destinada ao transporte dos alunos da rede municipal de ensino.

Os veículos entregues seguem todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), garantindo mais segurança, conforto e acessibilidade aos estudantes. Dos três ônibus entregues, 02 foram adquiridos com recursos próprios do município, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a educação, e 01 foi viabilizado por meio de parceria com a SEDUC-MT.

Os vereadores peixotenses estiveram presentes no ato de entrega e destacaram o importante papel da Câmara Municipal na aprovação dos projetos que viabilizaram a destinação de recursos financeiros para a compra dos veículos. Segundo os parlamentares, a prioridade é assegurar que nenhum aluno fique sem transporte para frequentar as escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural.



“O transporte escolar é um direito dos estudantes e uma condição essencial para garantir o acesso à educação de qualidade. Este é apenas o início da formação de uma frota própria, que praticamente não existia, e que trará mais autonomia e eficiência ao município”, reforçou o Presidente Thawê Dorta.

O Prefeito Paulistinha lembrou que essa foi uma bandeira de campanha e que agora está sendo colocado em prática. Para ele a renovação da frota representa também mais segurança nas estradas, pontualidade no cumprimento dos itinerários e continuidade do serviço, beneficiando centenas de crianças e adolescentes diariamente.

Com a aquisição desses novos veículos, a Prefeitura e o Legislativo reafirmam o compromisso de trabalhar de forma integrada para fortalecer as políticas públicas educacionais e melhorar a infraestrutura que atende os estudantes, proporcionando um futuro com mais oportunidades para toda a comunidade.

Ver Mais

Mais Vistas