Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Decreto proíbe aglomeração no Complexo Turístico dos Lagos de Matupá

O grande fluxo de pessoas e a aglomeração preocupa Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Decreto proíbe aglomeração no Complexo Turístico dos Lagos de Matupá
Foto: Ponte Ecológica Lago III

Neste período de quarentena está expressamente proibida a aglomeração de pessoas no Complexo Turístico dos Lagos e nas Praças Públicas Matupaenses. Trata-se de uma medida de prevenção prevista no Decreto Nº 3.211 de 23 de março de 2020 publicado pela Prefeitura Municipal.

Haverá uma forte fiscalização pelas autoridades de saúde e de segurança para que não ocorra piqueniques, rodas de chimarrão e tereré, confraternizações, encontros ou qualquer outra atividade que possa provocar aglomeração, circulação de pessoas, aproximação, contaminação e a propagação do COVID-19 (Coronavírus).

Apesar de ser um belíssimo cartão postal da cidade, evitar sair de casa e visitar logradouros desta natureza são imprescindíveis para que não haja o contágio, pois muitos até então frequentavam o local para caminhar, praticar exercícios físicos, levar as crianças ao playground, para registrar fotografias, realizar encontros festivos de colegas de trabalho, namorar, dentre outras situações não recomendadas em tempos de muita cautela e enfrentamento da pandemia.

O grande fluxo de pessoas e a aglomeração verificada no último domingo dia 22 de março causou ainda mais preocupação ao Comitê de Enfrentamento do Coronavírus e a Secretaria Municipal de Saúde.

A medida preventiva contra a disseminação do COVID-19 em Matupá será até o dia 05 de abril de 2020.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus alerta que o isolamento social ou quarentena não deve ser considerado férias. O momento não é de diversão, festas, viagens, passeios no lago e práticas de atividades coletivas, e pede a população de Matupá que fiquem em casa, façam uso das orientações de higiene, mas a finalidade é humanitária, de respeito ao próximo, à família, aos amigos, aos clientes, a comunidade como um todo.

Somente com a conscientização de todos poderemos superar a Pandemia que atemoriza, causa desespero, insegurança e grandes transtornos.

Saiba Mais:

A quarentena é a restrição do movimento de pessoas sadias para impedir a exposição da população a uma doença transmissível que ainda não tem um diagnóstico médico confirmado. Essa medida de saúde pública é uma estratégia que os órgãos responsáveis têm para garantir a proteção da sociedade.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Mais Vistas