A nossa reportagem acompanhou o Prefeito Valtinho Miotto e a equipe do setor de engenharia na vistoria as obras de abertura, alinhamento, corte de serra e eliminação de curvas na Estrada E-60 em Matupá-MT.
Este caminho dá acesso a quatro importantes assentamentos rurais, sendo: São José União, Padovani, Planalto do Iriri e Vida Nova II, além das Aldeias Indígenas.
A Secretaria de Obras trabalha na construção deste novo traçado que deverá encurtar a distância entre 15 a 20 km desta região produtora de grãos, gado de corte, bacia leiteira e empreendimentos madeireiros até fazer ligação com a rodovia federal BR-163.
Ao longo dos últimos três anos, a Estrada E-60 vem recebendo investimentos na sua infraestrutura através da execução de obras de artes perenes como a construção de bueiros tubulares, galerias de aduelas e pontes de concreto.
Obedecendo as exigências da legislação, durante esta semana uma empresa especializada e habilitada está desenvolvendo a implosão de serras e pedras para a abertura e alinhamento deste novo trecho da estrada vicinal E-60.
Uma patrulha de máquinas pesadas da Secretaria de Obras iniciou o trabalho de retirada e remanejamento do material e a construção do aterro, aproveitando as rochas detonadas para elevar uma espécie de parede de contenção lateral da estrada, que posteriormente será totalmente cascalhada.
Todo projeto de engenharia para as intervenções e construção deste segmento segue os padrões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e depois de concluído estará pronto para estadualização e pavimentação asfáltica, melhorando a logística de transporte da produção agropecuária e florestal.
Diariamente passam por este caminho mais de 100 carretas graneleiras, boiadeiras e madeireiras.
Todas as obras estão sendo desenvolvidas com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Matupá, porém irão contemplar pecuaristas, agricultores, madeireiros, etnias indígenas e o setor produtivo dos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.
Neste últimos dias onde houve a intensificação das chuvas, a Secretaria de Obras tem mantido os maquinários de plantão para garantir a trafegabilidade nos pontos críticos que surgiram após as fortes enxurradas, tudo para que não haja perda de produção.