Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Ex-Prefeito Valtinho diz que obras da Estrada Divisa Norte devem ser concluídas

Miotto disse que é uma obrigação da Prefeitura a retomada e conclusão deste novo traçado, mas caso não ocorra está sendo articulada a conclusão do trecho por meio de associação de produtores rurais

Ex-Prefeito Valtinho diz que obras da Estrada Divisa Norte devem ser concluídas
Foto: Obras na Estrada Divisa Norte em 2020

O Ex-Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, concedeu entrevista as emissoras de rádio e televisão e sites de notícias da região quando da visita as obras de terraplenagem e construção de galerias e bueiros tubulares de concreto na MT-322 (antiga estrada municipal W-10) que liga Matupá a Novo Mundo.

Na ocasião ele informou que a exemplo do gestionamento político, tratativas técnicas, administrativas e ambientais, leis autorizativas e todo trabalho desenvolvido a época, e que viabilizou a estadualização da estrada W-10, está sendo empregado os mesmos esforços e moldes para que as estradas E-60, Joaçaba e Divisa Norte também sejam estadualizadas.  

Segundo Miotto, em seu governo foi feito um grande investimento na abertura do novo traçado da Estrada Municipal Divisa Norte em território Matupaense, dotando-a de pontes de concreto como as dos Rios Mineirão e Peixotinho I, galerias de aduelas, bueiros tubulares, rebaixamento de serras, detonação de rochas, alinhamento, aterramento e a eliminação de curvas.

“Infelizmente não houve interesse do atual gestor em dar prosseguimento a obra de infraestrutura rural que iria desafogar o fluxo de caminhões graneleiros, boiadeiros e madeireiros da Estrada E-60. Assim que assumiu a prefeitura foi determinada erroneamente a imediata paralização das obras desta que seria uma nova e estratégica via na logística de escoamento da produção agropecuária, florestal e da agricultura familiar dos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte”, lamentou Miotto.

Com uma larga experiência e conhecimento de obras estruturantes, Valtinho Miotto disse que se não houvesse a suspensão das obras da Estrada Divisa Norte a mesma já estaria concluída e sendo utilizada para o transporte de grãos, gado de corte, produção leiteira, hortifrutigranjeiros e da base florestal.

“Deixamos dinheiro em conta e os serviços de detonação complementares contratados, porém tudo foi abruptamente paralisado pelo atual gestor, causando este atraso desnecessário e grandes transtornos para os pequenos, médios e grandes produtores, que geram empregos, renda e dividendos tributários ao município”, comentou o ex-prefeito de Matupá.

Durante a entrevista, Valtinho Miotto declarou que caso o atual prefeito não retome a obra e cumpra com seu dever e obrigação, o trecho inacabado da Estrada Divisa Norte será retomado e concluído, nem que seja por meio do esforço dos próprios produtores através da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Iriri em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.    

É importante lembrar que este novo traçado encurtará a distância dos assentamentos rurais São José União, Padovani, Planalto do Iriri, Vida Nova II, Novo Horizonte, Páscoa, Aldeias Indígenas e todo Vale do Iriri até rodovia BR-163, onde estão estabelecidos grandes frigoríficos, silos, secadores e armazéns de grãos.

“Nós estamos com conversação adiantada com a associação de produtores e vamos fazer uma forte articulação política para que ocorra a estadualização, como aconteceu na Estrada W-10. Já está no Departamento Municipal de Engenharia todo levantamento técnico para elaboração do Projeto Executivo de Engenharia e Ambiental para posterior doação a SINFRA-MT visando a médio e longo prazo a pavimentação asfáltica da Estrada Divisa Norte”, informou Valtinho Miotto.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário

Parlamentar destaca parceria com a Deputada Flavinha, Senador Fávaro e o Prefeito Paulistinha

Vereador Daniel da Master comemora viabilização de Espaço Esportivo Comunitário
Foto: Divulgação

O Município de Peixoto de Azevedo foi oficialmente selecionado pelo Ministério do Esporte para receber um Espaço Esportivo Comunitário, conforme publicado na Portaria MESP nº 106, de 24 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União. O equipamento integra o Novo PAC, representando um marco significativo para o fortalecimento do esporte, lazer e convivência social na cidade.

A aprovação é resultado direto de uma articulação realizada em Brasília por Daniel da Master (Daniel Bon Ami Rozanti), vereador de Peixoto de Azevedo, que esteve em agenda oficial defendendo a importância de um complexo esportivo moderno para atender jovens, atletas e famílias. Na ocasião, Daniel contou com o apoio da deputada federal Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha) e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que reforçaram a prioridade da demanda de Peixoto dentro do Governo Federal.

O prefeito Nilmar Nunes de Miranda (Paulistinha) também foi incluído nas tratativas e deverá conduzir, junto ao Ministério do Esporte, a etapa de formalização do Termo de Compromisso, necessária para garantir a liberação dos recursos e o início da obra. A proposta selecionada está registrada sob o código 51000002010/2025.

O novo complexo esportivo proporcionará uma estrutura ampla e acessível, voltada para práticas esportivas, atividades comunitárias, formação de atletas e inclusão social. Será um espaço destinado a transformar vidas, fortalecer vínculos e oferecer oportunidades à juventude peixotense.

“Essa conquista é fruto da união de esforços e do diálogo que mantivemos em Brasília. Agora vamos acompanhar cada etapa para garantir que esse complexo esportivo saia do papel e beneficie diretamente nossa população”, destacou Daniel da Master.

A prefeitura, sob liderança de Paulistinha, seguirá com os trâmites junto ao Ministério do Esporte para assegurar a execução do projeto dentro das regras do Novo PAC.

Peixoto de Azevedo segue avançando com trabalho, articulação e união — sempre em busca de investimentos que realmente transformam a vida das pessoas.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte

O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte
Foto: Novo prédio da Sema-MT

No dia 27 de novembro, às 09h30, será inaugurado o novo prédio da Unidade Regional da SEMA-MT em Guarantã do Norte, um marco importante para o fortalecimento da gestão ambiental no extremo norte mato-grossense. O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

O moderno projeto arquitetônico segue rigorosamente os padrões dos órgãos públicos de Mato Grosso, destacando-se pelos aspectos de sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

A nova estrutura abrigará Diretoria Administrativa, Sala dos Analistas Ambientais, Sala de Reuniões, Sala de Situação, Almoxarifado, Copa e Cozinha, Banheiros, Recepção e um amplo pátio, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes técnicas e administrativas.

A Unidade Regional da SEMA-MT de Guarantã do Norte é responsável pelo atendimento aos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, além de seus respectivos distritos.

Com a nova sede, será possível otimizar o fluxo de atendimento, garantindo maior eficiência nos processos e fortalecendo a missão institucional da SEMA-MT: proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico responsável.

O Prefeito Márcio Gonçalves e o Diretor da Unidade Regional, Élcio Leite Pereira, reforçam o convite a toda a população e autoridades para prestigiar este importante ato de inauguração.

Localizado na Avenida Guarantã, o novo prédio já se destaca como um verdadeiro cartão postal da cidade, simbolizando avanços na infraestrutura pública e no compromisso com a gestão ambiental de Mato Grosso.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte

Entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
Foto: Entrega de Cartões na Agripac

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) realizou, na sede da Agripac, no distrito União do Norte, a entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

O evento reuniu representantes da Prefeitura, Empaer, Seaf-MT, além de lideranças comunitárias e autoridades locais.

O programa tem como missão promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de renda no meio rural.

A Presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou que a ação prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização da diversidade no campo.

Todos os projetos aprovados foram elaborados com apoio técnico dos extensionistas da Empaer, que também são responsáveis pela análise e acompanhamento das propostas junto aos beneficiários. A Desenvolve MT atua na manutenção administrativa dos cartões, assegurando uma operação eficiente e segura do programa.

O Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) parabenizou o Governador Mauro Mendes e o Vice-Governador Otaviano Pivetta pela criação do Cartão Fundaaf, ressaltando que a iniciativa está levando dignidade, autonomia e novas oportunidades às famílias que vivem e produzem no campo.

Segundo a Primeira Dama, Cristiane Lima, a entrega dos cartões representa mais um passo importante no fortalecimento do desenvolvimento rural e no incentivo à permanência das famílias no meio rural com mais qualidade de vida e segurança econômica.

A vereadora Eliege Krul, tem apoiado todas as ações governamentais que deem suporte aos agricultores familiares, desde maquinários e implementos, kits de ferramentas, assistência técnica, regularização fundiária e agora recursos financeiros para que continuem firmes e engajados na produção.

Ver Mais

Mais Vistas