Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Ex-Prefeito Valtinho diz que obras da Estrada Divisa Norte devem ser concluídas

Miotto disse que é uma obrigação da Prefeitura a retomada e conclusão deste novo traçado, mas caso não ocorra está sendo articulada a conclusão do trecho por meio de associação de produtores rurais

Ex-Prefeito Valtinho diz que obras da Estrada Divisa Norte devem ser concluídas
Foto: Obras na Estrada Divisa Norte em 2020

O Ex-Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, concedeu entrevista as emissoras de rádio e televisão e sites de notícias da região quando da visita as obras de terraplenagem e construção de galerias e bueiros tubulares de concreto na MT-322 (antiga estrada municipal W-10) que liga Matupá a Novo Mundo.

Na ocasião ele informou que a exemplo do gestionamento político, tratativas técnicas, administrativas e ambientais, leis autorizativas e todo trabalho desenvolvido a época, e que viabilizou a estadualização da estrada W-10, está sendo empregado os mesmos esforços e moldes para que as estradas E-60, Joaçaba e Divisa Norte também sejam estadualizadas.  

Segundo Miotto, em seu governo foi feito um grande investimento na abertura do novo traçado da Estrada Municipal Divisa Norte em território Matupaense, dotando-a de pontes de concreto como as dos Rios Mineirão e Peixotinho I, galerias de aduelas, bueiros tubulares, rebaixamento de serras, detonação de rochas, alinhamento, aterramento e a eliminação de curvas.

“Infelizmente não houve interesse do atual gestor em dar prosseguimento a obra de infraestrutura rural que iria desafogar o fluxo de caminhões graneleiros, boiadeiros e madeireiros da Estrada E-60. Assim que assumiu a prefeitura foi determinada erroneamente a imediata paralização das obras desta que seria uma nova e estratégica via na logística de escoamento da produção agropecuária, florestal e da agricultura familiar dos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte”, lamentou Miotto.

Com uma larga experiência e conhecimento de obras estruturantes, Valtinho Miotto disse que se não houvesse a suspensão das obras da Estrada Divisa Norte a mesma já estaria concluída e sendo utilizada para o transporte de grãos, gado de corte, produção leiteira, hortifrutigranjeiros e da base florestal.

“Deixamos dinheiro em conta e os serviços de detonação complementares contratados, porém tudo foi abruptamente paralisado pelo atual gestor, causando este atraso desnecessário e grandes transtornos para os pequenos, médios e grandes produtores, que geram empregos, renda e dividendos tributários ao município”, comentou o ex-prefeito de Matupá.

Durante a entrevista, Valtinho Miotto declarou que caso o atual prefeito não retome a obra e cumpra com seu dever e obrigação, o trecho inacabado da Estrada Divisa Norte será retomado e concluído, nem que seja por meio do esforço dos próprios produtores através da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Iriri em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.    

É importante lembrar que este novo traçado encurtará a distância dos assentamentos rurais São José União, Padovani, Planalto do Iriri, Vida Nova II, Novo Horizonte, Páscoa, Aldeias Indígenas e todo Vale do Iriri até rodovia BR-163, onde estão estabelecidos grandes frigoríficos, silos, secadores e armazéns de grãos.

“Nós estamos com conversação adiantada com a associação de produtores e vamos fazer uma forte articulação política para que ocorra a estadualização, como aconteceu na Estrada W-10. Já está no Departamento Municipal de Engenharia todo levantamento técnico para elaboração do Projeto Executivo de Engenharia e Ambiental para posterior doação a SINFRA-MT visando a médio e longo prazo a pavimentação asfáltica da Estrada Divisa Norte”, informou Valtinho Miotto.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km uma Hilux e uma S-10 para a Secretaria Municipal de Educação.

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de Caminhonetes da Educação

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km, uma Hilux e uma S-10, para a Secretaria Municipal de Educação. As novas viaturas vão otimizar o transporte da equipe técnica, apoiar o transporte escolar, viagens de interesse público e outras demandas.

“Essas caminhonetes vão melhorar nossas condições de trabalho, agilizar atendimentos e modernizar a frota. O impacto será positivo para toda a rede escolar”, afirmou o secretário de Educação, João Paulo.

O Prefeito Paulistinha disse a reportagem que a entrega reforça o comprometimento com a qualidade do ensino e o apoio às unidades escolares. Ele anunciou a entrega nos próximos dias de pelo menos 15 novos ônibus escolares 0km - a maior já realizada na história do município de Peixoto de Azevedo, cujo compromisso de campanha era constituir a frota própria.

Ver Mais

Social

Inclusão Digital no CCI Peixotense

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Inclusão Digital no CCI Peixotense
Foto: Curso no CCI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senar-MT, realizou o curso de Iniciação à Informática e Inclusão Digital voltado aos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Peixoto de Azevedo.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de informática, possibilitando o uso do computador e da internet em atividades de pesquisa, interatividade social, desenvolvimento profissional, acesso à cultura, ocupação do tempo e outras práticas do cotidiano. O curso foi realizado no próprio CCI, contando com instrutor gabaritado e metodologia adequada à melhor compreensão dos alunos.

“Os idosos receberam uniformes e materiais didáticos para acompanhamento das aulas e terão acesso ao certificado de conclusão, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e do Senar-MT com a inclusão digital, a valorização da pessoa idosa e a promoção da cidadania”, destacou a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Ver Mais

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

Mais Vistas