Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Prefeitura de Matupá e INCRA formalizam parceria para Titulação Definitiva

Apoio logístico e parceria de trabalho foi formalizada para emissão de Títulos Definitivos de Propriedade nas Glebas União e Padovani

Prefeitura de Matupá e INCRA formalizam parceria para Titulação Definitiva
Foto: Reunião com INCRA em Matupá
Em reunião de trabalho realizada no Gabinete do Prefeito de Matupá, Marcos Icassatti, foi definida a parceria e cooperação técnica para Força Tarefa de Titulação Definitiva das Glebas São José União e Padovani.
 
Participaram do encontro o Executor Regional do INCRA-MT, Júlio Cotrin, Chefe do Executivo Marcos Icassatti e os Vereadores Louredo da Gleba, Samuel Carteiro e Júlia Uczai.
 
Esteve em pauta a somatória de esforços das instituições e órgãos públicos na celeridade dos trabalhos de vistorias, georeferenciamento e emissão dos Títulos Definitivos de Propriedade.
 
 
“Daremos todo apoio logístico ao Escritório Regional do INCRA para que tenha efetivas condições de atuar com rapidez nas tratativas inerentes a regularização fundiária rural, como já ocorreu durante a gestão do Prefeito Valtinho Miotto para mais de 400 famílias do PA São José União. Não faltará engajamento para que isso aconteça com maior brevidade possível, pois o Título Definitivo garante a segurança jurídica e é um imprescindível documento para o acesso as linhas de crédito e aos programas e projetos de incentivo do Governo Federal”, disse o Prefeito Marcos Icassatti.
 
O Executor Regional do INCRA, Júlio Cotrin, agradeceu o apoio irrestrito do Prefeito Icassatti e dos Vereadores, que por sua vez é essencial para as políticas públicas de regularização fundiária rural.
 
 
“Os gestores demonstram a responsabilidade de fazer acontecer a Titulação desses assentamentos rurais que muito contribuem para geração de empregos e renda, devido as inúmeras cadeias produtivas desenvolvidas com sucesso e potencial nestas regiões de Matupá. Vamos avançar nesta força tarefa de garantir rapidez e segurança ao processo de titulação definitiva, cuja meta inicial é de entregar 100 títulos”, comentou Cotrin.
 
Os assentados do PA Padovani ao requerer o Título Definitivo junto ao INCRA-MT devem apresentar o Mapa, Memorial Descritivo, Georeferenciamento e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Progeo Engenharia de Guarantã do Norte é a empresa responsável pela demarcação dos 457 lotes do PA Padovani que abrange os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo e está a disposição para maiores informações e esclarecimentos.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km uma Hilux e uma S-10 para a Secretaria Municipal de Educação.

Frota da Educação é reforçada em Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de Caminhonetes da Educação

O prefeito Paulistinha e a Câmara de Vereadores entregaram duas caminhonetes 0 km, uma Hilux e uma S-10, para a Secretaria Municipal de Educação. As novas viaturas vão otimizar o transporte da equipe técnica, apoiar o transporte escolar, viagens de interesse público e outras demandas.

“Essas caminhonetes vão melhorar nossas condições de trabalho, agilizar atendimentos e modernizar a frota. O impacto será positivo para toda a rede escolar”, afirmou o secretário de Educação, João Paulo.

O Prefeito Paulistinha disse a reportagem que a entrega reforça o comprometimento com a qualidade do ensino e o apoio às unidades escolares. Ele anunciou a entrega nos próximos dias de pelo menos 15 novos ônibus escolares 0km - a maior já realizada na história do município de Peixoto de Azevedo, cujo compromisso de campanha era constituir a frota própria.

Ver Mais

Social

Inclusão Digital no CCI Peixotense

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Inclusão Digital no CCI Peixotense
Foto: Curso no CCI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senar-MT, realizou o curso de Iniciação à Informática e Inclusão Digital voltado aos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Peixoto de Azevedo.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de informática, possibilitando o uso do computador e da internet em atividades de pesquisa, interatividade social, desenvolvimento profissional, acesso à cultura, ocupação do tempo e outras práticas do cotidiano. O curso foi realizado no próprio CCI, contando com instrutor gabaritado e metodologia adequada à melhor compreensão dos alunos.

“Os idosos receberam uniformes e materiais didáticos para acompanhamento das aulas e terão acesso ao certificado de conclusão, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e do Senar-MT com a inclusão digital, a valorização da pessoa idosa e a promoção da cidadania”, destacou a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Ver Mais

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

Mais Vistas