Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Vereadora cobra adicional de 20% aos enfermeiros e reestruturação do PCCV e PCCS

Enfermeiros estão amparados pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos a receberem o adicional e criação de Comissões Especiais tratarão da revisão e atualização do PCCV e PCCS do quadro geral, educação e saúde de Matupá

Vereadora cobra adicional de 20% aos enfermeiros e reestruturação do PCCV e PCCS
Foto: UBS Jardim das Flores

Reconhecendo que nas Unidades Básicas de Saúde de Matupá, Gleba Liberdade e da Linha 3 das Glebas São José União/Padovani, onde os cidadãos buscam e recebem os cuidados básicos de atenção à saúde, principalmente os que se referem a saúde da mulher, do idoso e da criança e após ouvir reivindicação da categoria de enfermeiros.

A vereadora, Júlia Uczai, apresentou em sessão ordinária o Requerimento de Nº 037/2021 solicitando que o Prefeito Municipal, Bruno Santos Mena, institua imediatamente o adicional de 20% a esses profissionais que ocupam cargos efetivos e são responsáveis técnicos nos postos de saúde, realizando consultas, solicitação de exames básicos, coordenando os programas, desenvolvendo o acompanhamento pré-natal, promovendo educação em saúde e outros procedimentos, sendo uma das principais funções deste atendimento humanizado a comunidade.

“É importante lembrar que essa reivindicação é antiga dos nossos enfermeiros, que tem desenvolvido um trabalho espetacular na linha de frente da Covid-19. Isso não seria apenas um reconhecimento ou valorização, mas sim o cumprimento do parágrafo único do Artigo 47 da Lei Complementar Nº 80/2013, ou seja, está previsto e é obrigação da Prefeitura o pagamento do adicional de 20% por força do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral do Poder Executivo Municipal, o PCCV”, justificou em tribuna a vereadora Matupaense, Julia Uczai.

A parlamentar disse também que a Mesa Diretora composta pelos vereadores: Marcos Icassati, Samuel Carteiro, Douglas Picotte e Julia Uczai apresentou projeto estabelecendo a criação de duas Comissões Especiais de Assuntos Extraordinários e Relevantes que serão responsáveis pela dinamização da reestruturação dos Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e Plano de Cargos, Carreiras e Salários do quadro geral, da educação e da saúde, prezando pelas atualizações da legislação e dos índices, destacando a profissionalização, valorização e qualificação do funcionalismo público, além de estabelecer mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório das respectivas carreiras.

“Todos os vereadores estão focados nesta atualização, pois é possível avançarmos neste aspecto assegurando uma melhor remuneração, elevando a autoestima e potencializando o orçamento familiar do servidor, visando à melhoria de sua qualidade de vida e consequentemente dos serviços prestados à sociedade Matupaense”, salientou Júlia Uczai.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Renovada parceria entre Prefeitura de Matupá e Coogavepe

Projetos serão desenvolvidos nas áreas de saúde, social, meio ambiente, capacitação profissional e outras

Renovada parceria entre Prefeitura de Matupá e Coogavepe
Foto: Prefeito Bruno Mena e Gilson Camboim
O Prefeito de Matupá, Bruno Mena, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (15), o Presidente da Coogavepe Gilson Camboim para discutir projetos e politicas públicas de fortalecimento do setor mineral no âmbito do município.
 
Dentre as tratativas, assuntos ligados ao desenvolvimento estratégico de atividades de educação ambiental nas escolas, complexo turístico dos lagos, parque florestal, áreas de regularização fundiária urbana e rural, nascentes de rios, córregos e riachos e também de incentivo a cadeia produtiva agroflorestal.
 
Na saúde, Matupá será o primeiro a desenvolver o Dia de Saúde do Garimpeiro em Campo com a descentralização de atendimentos de saúde preventiva diretamente nos garimpos legalmente constituídos.
 
No social, a cooperativa de garimpeiros colocou-se a disposição para as campanhas e ações assistenciais a serem desenvolvidas pela Prefeitura, Clubes de Serviços, Entidades Filantrópicas e demais Segmentos da Sociedade Organizada Matupaense.
 
Haverá cooperação técnica quando se fizer necessário de atuação conjunta entre os Servidores das Secretarias Municipais e o quadro técnico da Coogavepe com foco nas demandas que atendam a coletividade com vistas ao seu desenvolvimento socioeconômico e sustentável, inclusive no âmbito da capacitação profissional.
 
Atendendo a classe garimpeira a gestão 2021-2024 continuará garantindo estradas trafegáveis nas regiões de extrativismo, assegurando o transporte de máquinas pesadas, combustível, ferramentas e demais equipamentos utilizados no processo de garimpagem.
 
A Coogavepe e a Prefeitura de Matupá também estarão caminhando juntos no trabalho orientativo e de conscientização sobre a importância da exigência da Nota Fiscal quando da comercialização do ouro, fator que possibilita a declaração do bem, cumpre sua função de segurança ambiental, certifica a procedência do minério e que posteriormente retorna em receita tributária e em benefícios para a cidade.
 
“Fico grato ao Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, por nos apresentar dados importantíssimos sobre o impacto positivo da mineração sustentável na economia, na geração de postos de trabalho, no aquecimento do comércio e até mesmo nos projetos de recuperação de áreas degradadas. Estamos juntos na saúde, educação, meio ambiente, social, esporte, cultura e onde esta parceria possa resultar na melhor qualidade de vida dos Matupaenses. Sem sombras de dúvidas, a cooperativa exerce um papel fundamental direcionado aos garimpeiros e as comunidades no contexto de utilidade pública”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.
 
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Agricultores Familiares buscam apoio da Promotoria de Justiça de Peixoto

Mais de 150 famílias podem ficar ilhadas em assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo por falta de estradas, pontes e bueiros

Agricultores Familiares buscam apoio da Promotoria de Justiça de Peixoto
Foto: Moradores na Promotoria de Justiça
Dezenas de Moradores dos Travessões 02, 03 e 04 de União do Norte procuram a Promotoria de Justiça para fazer valer o direito de ir e vir, o acesso dos alunos as escolas e a possibilidade de escoar a produção da agricultura familiar.
 
São muitas pontes caídas, bueiros estourados e estradas caóticas que comprometem inclusive o auxílio assistencial na área de saúde pública dentro das comunidades rurais do entorno.
 
Pelo menos 150 famílias poderão ficar ilhadas nos próximos dias caso a Prefeitura de Peixoto de Azevedo não desenvolva ações estruturantes emergenciais nas estradas dos travessões do maior Projeto de Assentamento da América Latina —- Que está literalmente abandonada pela atual gestão Peixotense.
 
A Promotora Dra. Andréia Monte Alegre Bezerra de Menezes atendeu os moradores e garantiu que medidas serão tomadas através da convocação do Prefeito, Procurador Jurídico e Secretários Municipais.
 
A expectativa é de que nesta reunião chega-se a formalização de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, afim de levar segurança, humanidade, justiça e direito a essas pessoas idosas, jovens, crianças e famílias que vivem dias temerosos de um possível isolamento.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

1ª Roda de Conversa das Mulheres do Campo em União do Norte

CBH Médio Teles Pires e Agripac promovem evento de empoderamento feminino junto as mulheres do maior Projeto de Assentamento da América Latina

1ª Roda de Conversa das Mulheres do Campo em União do Norte
Foto: Encerramento do Evento
No último dia 15 de março o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires desenvolveu em parceria com a Agripac – Associação de Mine e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo, a 1ª Roda de Conversa com o tema ‘Sustentabilidade e Empoderamento no contexto rural’, evento que também contou com o apoio da Comitê da Mulher do Sicredi União do Norte e da Coogavepe – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto.
 
Na programação: dinâmicas motivacionais, recortes e colagens, sorteios de brindes, mensagens proativas ao empoderamento e protagonismo das mulheres do campo, distribuição de mudas, educação financeira e coquetel de confraternização.
 
Segundo a Presidente da Agripac, Liliane Vieira, foi um evento extremante positivo, pois as mulheres dos 11 projetos de assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo estão efetivamente participando do processo de consolidação da agricultura ecológica, ajudando a produzir alimentos através da diversificação de culturas, consciência sobre a preservação da biodiversidade, a geração de renda familiar, manejo e gestão sustentável das propriedades rurais, além de cumprirem suas atribuições domésticas e na própria comunidade.
 
A Presidente do CBH do Médio Teles Pires, Ethiane Agnoletto, disse que essa é a primeira de muitas rodas de conversa das mulheres do campo que visa incentivar o protagonismo feminino, abrindo acesso as políticas públicas, projetos de capacitação profissional, elevação da autoestima e capacidade, além de promoção da justiça social e igualdade e da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais nos assentamentos Peixotenses.
 
A Roda de Conversa é alusiva e comemorativa ao Dia Internacional da Mulher comemorado em 08 de Março.
Ver Mais

Mais Vistas