Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Vereadora cobra adicional de 20% aos enfermeiros e reestruturação do PCCV e PCCS

Enfermeiros estão amparados pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos a receberem o adicional e criação de Comissões Especiais tratarão da revisão e atualização do PCCV e PCCS do quadro geral, educação e saúde de Matupá

Vereadora cobra adicional de 20% aos enfermeiros e reestruturação do PCCV e PCCS
Foto: UBS Jardim das Flores

Reconhecendo que nas Unidades Básicas de Saúde de Matupá, Gleba Liberdade e da Linha 3 das Glebas São José União/Padovani, onde os cidadãos buscam e recebem os cuidados básicos de atenção à saúde, principalmente os que se referem a saúde da mulher, do idoso e da criança e após ouvir reivindicação da categoria de enfermeiros.

A vereadora, Júlia Uczai, apresentou em sessão ordinária o Requerimento de Nº 037/2021 solicitando que o Prefeito Municipal, Bruno Santos Mena, institua imediatamente o adicional de 20% a esses profissionais que ocupam cargos efetivos e são responsáveis técnicos nos postos de saúde, realizando consultas, solicitação de exames básicos, coordenando os programas, desenvolvendo o acompanhamento pré-natal, promovendo educação em saúde e outros procedimentos, sendo uma das principais funções deste atendimento humanizado a comunidade.

“É importante lembrar que essa reivindicação é antiga dos nossos enfermeiros, que tem desenvolvido um trabalho espetacular na linha de frente da Covid-19. Isso não seria apenas um reconhecimento ou valorização, mas sim o cumprimento do parágrafo único do Artigo 47 da Lei Complementar Nº 80/2013, ou seja, está previsto e é obrigação da Prefeitura o pagamento do adicional de 20% por força do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral do Poder Executivo Municipal, o PCCV”, justificou em tribuna a vereadora Matupaense, Julia Uczai.

A parlamentar disse também que a Mesa Diretora composta pelos vereadores: Marcos Icassati, Samuel Carteiro, Douglas Picotte e Julia Uczai apresentou projeto estabelecendo a criação de duas Comissões Especiais de Assuntos Extraordinários e Relevantes que serão responsáveis pela dinamização da reestruturação dos Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e Plano de Cargos, Carreiras e Salários do quadro geral, da educação e da saúde, prezando pelas atualizações da legislação e dos índices, destacando a profissionalização, valorização e qualificação do funcionalismo público, além de estabelecer mecanismos e instrumentos que regulem o desenvolvimento funcional e remuneratório das respectivas carreiras.

“Todos os vereadores estão focados nesta atualização, pois é possível avançarmos neste aspecto assegurando uma melhor remuneração, elevando a autoestima e potencializando o orçamento familiar do servidor, visando à melhoria de sua qualidade de vida e consequentemente dos serviços prestados à sociedade Matupaense”, salientou Júlia Uczai.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe retoma atividades e atendimentos para 2026

Departamentos já estão em pleno funcionamento, com serviços e trabalhos em andamento para o cumprimento das tarefas, obrigações, metas, prioridades e ações previamente estabelecidas no Planejamento Estratégico Anual

Coogavepe retoma atividades e atendimentos para 2026
Foto: Divulgação

A Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE informa aos mais de 6.000 cooperados dos municípios de sua área de abrangência que a Cooperativa retomou oficialmente suas atividades e o atendimento ao público nesta quarta-feira, 07 de janeiro de 2026.

Todos os departamentos já estão em pleno funcionamento, com serviços e trabalhos em andamento para o cumprimento das tarefas, obrigações, metas, prioridades e ações previamente estabelecidas no Planejamento Estratégico Anual, reafirmando a organização, a eficiência e o compromisso da instituição com seus cooperados.

A COOGAVEPE é referência no cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas ao fortalecimento da mineração de pequeno e médio porte, sempre pautada pela responsabilidade ambiental, pela sustentabilidade e pelo rigoroso cumprimento da legislação vigente. A atuação da Cooperativa contribui diretamente para a legalização da atividade garimpeira, geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Para garantir excelência técnica e suporte qualificado, a Cooperativa conta com um quadro multidisciplinar altamente capacitado, composto por geólogos, biólogos, engenheiro ambiental, engenheiro de minas, engenheiro florestal, técnicos de campo, auxiliares administrativos, entre outros profissionais. Essa equipe atua diretamente na assistência técnica, consultoria especializada e atendimento às demandas de interesse dos cooperados.

A COOGAVEPE convida todos os garimpeiros da região a procurarem a Cooperativa e se tornarem cooperados ativos, fortalecendo a defesa da mineração legal, responsável e sustentável. Entre as vantagens estão o acesso à assistência técnica, orientação ambiental e mineral, apoio na regularização, representação institucional e participação em uma organização forte e comprometida com o futuro da atividade garimpeira.

Nosso Contato:
Telefone: (66) 3575-3096

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua da Saúde, nº 82, Centro – Peixoto de Azevedo/MT


Ver Mais

Mais Vistas