Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Máquinas e Equipamentos fortalecem a Agricultura Familiar Matupaense

Dentre as conquistas mais recentes estão 01 pick-up Hilux, 01 distribuidor de calcário, 02 resfriadores de leite e 20 motocultivadores e 01 caminhão caçamba 0 km

Máquinas e Equipamentos fortalecem a Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Motocultivadores e Resfriadores entregues

Desde que assumiu a Secretaria de Agricultura de Matupá, Andreia Varea vem promovendo uma série de ações de reestruturação da pasta, quer seja no contexto de recursos humanos, viabilização de patrulhas mecanizadas, equipamentos e implementos agrícolas, disponibilização de adubo orgânico, apoio na logística de transporte de produtos hortifrutigranjeiros, disponibilização de PC para abertura de tanques de piscicultura e bebedouros para animais, parceria com a Associação dos Feirantes e gestões políticas junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT) para diversificação e potencialização de todas as cadeias produtivas viáveis tecnicamente e economicamente para o município de Matupá e a região Vale do Peixoto.

“O Prefeito Bruno Mena está nos dando liberdade e confiança para cumprirmos o Plano de Trabalho para Agricultura Familiar Matupaense. Estabelecemos forte parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Obras para garantir estradas trafegáveis visando o escoamento da produção agropecuária e também para o desenvolvimento de projetos e ações sustentáveis nas chácaras do entorno da cidade e nos projetos de assentamentos rurais. Manteremos um alinhamento de políticas públicas com órgãos como a EMPAER e o INDEA para que em conjunto com a nosso quadro multiprofissional proporcione a assistência técnica imprescindível para se produzir mais e melhor”, comentou a Secretária Andreia Varea.

Dentre as conquistas mais recentes estão 01 pick-up Hilux, 01 distribuidor de calcário, 02 resfriadores de leite e 20 motocultivadores, além de 01 caminhão caçamba 0 km adquirido com recursos próprios da atual administração.

“Temos metas a serem alcançadas em 2022 e para tanto estamos nos organizando e fazendo o planejamento estratégico das atividades da secretaria. Haverá um comprometimento ainda maior na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, não apenas nas chácaras e sítios, mas também nas Glebas Liberdade, União e Padovani. A determinação do Prefeito Bruno Mena é garantir ao produtor rural os incentivos governamentais de crédito, mecanização das áreas de plantio, assistência técnica, regularização fundiária, políticas socioambientais, capacitação profissional rural e demais serviços que possam melhorar a qualidade de vida das famílias e das comunidades”, destacou a secretária.

Nesta semana a Secretária Andreia Varea fez a entrega de dois resfriadores de leite com capacidade de armazenagem de 1.000 litros na Linha 02 da Gleba Padovani e Linha 05 da Gleba São José União.

“Os resfriadores vão trazer inúmeros benefícios a bacia leiteira Matupaense, desde a redução de custos com produção (energia e transporte), agregação de valor ao produto e poder de negociação entre produtores e o laticínio, o resfriamento do leite também proporciona sabor mais agradável e, consequentemente, menor redução da quantidade de leite desclassificado por acidez. Não tenho dúvidas de que estamos proporcionando maior autonomia ao pequeno produtor desta importante cadeia produtiva”, disse a nossa reportagem a Secretária Andreia Varea.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Gestores de Áreas de Mineração participam de reunião da Coogavepe
Foto: Auditório da Igreja Católica

A Coogavepe realizou, nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da Igreja Católica de Peixoto de Azevedo, uma reunião expositiva de trabalho com a participação dos gestores das áreas de mineração do Vale do Peixoto.

O encontro teve como objetivo alinhar informações estratégicas, promover a organização do setor e fortalecer o cooperativismo mineral na região.

Durante a programação, foram abordados temas fundamentais para a cadeia produtiva mineral, como a rastreabilidade do ouro, títulos minerários, a Ação Mercúrio Zero, cartilha de operacionalidade e trabalhista, visita técnica da Casa da Moeda do Brasil, atuação institucional do Conselho Mundial do Ouro, além de mecanismos e ferramentas de extração sem a utilização de produtos contaminantes.

Também foram apresentados o portfólio de serviços da cooperativa, orientações sobre a emissão de nota fiscal na comercialização do ouro, a importância de observar as atualizações e exigências legais do setor e o convite para a Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2026.

Em sua fala, o presidente da Coogavepe destacou que o cooperativismo mineral é essencial para garantir planejamento e organização das frentes de lavra, reforçando o respeito e o compromisso com a legislação ambiental. Segundo ele, a união da classe garimpeira e o fortalecimento das parcerias institucionais são caminhos fundamentais para assegurar produtividade, aliada à inovação tecnológica e à sustentabilidade, promovendo um futuro mais responsável e competitivo para a mineração regional.

Ver Mais

Saúde

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue

A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue
Foto: Voluntária

Meta alcançada na campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

Com a participação dos voluntários, o estoque do banco de sangue será elevado a níveis compatíveis para atender às necessidades emergenciais. Nosso agradecimento especial aos profissionais envolvidos na triagem, entrevistas, avaliações, alimentação e coleta sanguínea e, sobretudo, aos doadores, que estenderam a mão por amor ao próximo.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte
Foto: Construção de Pontes

A Secretaria de Infraestrutura segue em força-tarefa com suas equipes de máquinas rodoviárias atuando nas estradas rurais do município, executando ações emergenciais para enfrentar os problemas provocados pelas fortes chuvas. Entre as situações atendidas estão erosões, cortes de estradas, estouro de bueiros, atoleiros, pontes danificadas e outros transtornos decorrentes do período chuvoso.

A Prefeitura Guarantaense tem recebido demandas de agropecuaristas e agricultores familiares de diversas regiões e, de forma estratégica, vem priorizando e planejando a recuperação da malha viária rural, que sofreu grande destruição em razão da intensidade das chuvas torrenciais.

Os trabalhos em andamento incluem construção e recuperação de pontes e bueiros, abertura de drenos e desaguadouros, patrolamento e cascalhamento de pontos críticos, além da elevação de aterros e compactação do solo, garantindo melhores condições de trafegabilidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, “o prefeito Marcio Gonçalves está acompanhando, tanto pela central de monitoramento quanto a campo, a execução das ações emergenciais, além de articular apoio junto às esferas de governo para minimizar os impactos causados nas estradas rurais durante o período chuvoso. Ele nos determinou total assistência e apoio para que os produtores não deixem de escoar sua produção.”

As ações seguem avançando conforme o planejamento técnico e a urgência das demandas, assegurando suporte ao setor produtivo e à população rural.

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Ver Mais

Mais Vistas