Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

COOPERMT realiza Dia de Campo sobre Hortifruticultura em Matupá

Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso deverá prestar assistência técnica, logística de transporte, consultoria e assessoria de gestão aos seus cooperados

COOPERMT realiza Dia de Campo sobre Hortifruticultura em Matupá
Foto: Dia de Campo em Matupá
A COOPERMT realizou em Matupá na Chácara ‘Meu Cantinho’ na Linha do Ranário II, o 2º Dia de Campo sobre Hortifruticultura.
 
O evento contou com a participação de diversos chacareiros e sitiantes Matupaenses que acompanharam palestras técnicas sobre a viabilidade da produção de alimentos orgânicos que são ricos em nutrientes e proteínas.
 
Por meio de parcerias e cooperações técnicas com instituições governamentais, não governamentais e privadas, a COOPERMT oportunizará aos seus cooperados toda assistência e consultoria aos pequenos produtores, a fim de gerar, adaptar e transferir conhecimento científico e tecnológico para sustentação e ampliação da competitividade das cadeias de produção de frutas, verduras, legumes e hortaliças.
 
“Cerca de 25 cooperados terão todo acompanhamento de profissionais especializados que terão a missão de melhorar a produtividade, o manejo, a gestão, industrialização, logística de transporte e a comercialização dos alimentos”, enfatizou o Presidente da COOPERMT, Humberto Paiva.
 
 
A Secretária de Agricultura de Matupá, Andreia Varea, disse que a Prefeitura apoiará as iniciativas, projetos e ações da COOPERMT e colocou a disposição suas patrulhas agrícolas, equipamentos, implementos e insumos, além de seu quadro técnico composto por engenheiro agrônomo e veterinário para implantação de um modelo de assistência técnica continuada e que irá influenciar positivamente na diversificação das cadeias produtivas, aumento da produção, pesquisa e tecnologia e agregação econômica, social e ambiental nas pequenas propriedades rurais.
 
No Dia de Campo durante a aula prática na Chácara ‘Meu Cantinho’ surgiram perguntas e questionamentos pelos chacareiros ao Técnico Agrícola, Marcelo Soares, todas as indagações que foram respondidas com orientações sobre o desenvolvimento de estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de alimentos, inicialmente para o mercado interno, gerando emprego e renda, promovendo o intercâmbio de experiências e tecnologias através da COOPERMT, Secretaria de Agricultura, SEAF-MT, EMBRAPA, EMPAER e outros, além da necessidade urgente de diversificação de culturas.
 
 
A Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso – COOPERMT, já está mantendo tratativas com a Bancada de Deputados e Senadores do Estado em busca de emendas que possam otimizar as atividades cooperativistas junto ao agricultor familiar, dando-lhes condições de investir em infraestrutura de suas propriedades, ampliar, diversificar, comercializar e potencializar a produção de alimentos, gerar emprego e distribuir renda no Vale do Peixoto e Portal da Amazônia.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Nortão

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade

A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade
Foto: Titulos Definitivos - Ilustrativo

Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte - MT — Um marco histórico para os assentados e produtores rurais do Projeto de Assentamento ETA está em curso.

Após quase quatro décadas de espera, o processo de regularização fundiária do PA ETA finalmente avança com a entrega oficial do georreferenciamento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A entrega foi realizada pela Progeo Engenharia COM LANÇAMENTOS DAS PEÇAS TÉCNICAS NO SIGEF, a empresa é responsável pela execução do levantamento técnico, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Paraíso e Prefeitura de Terra Nova do Norte, e com autorização do Incra. A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

O georreferenciamento é uma das etapas mais importantes no processo de regularização, pois define com precisão os limites de cada propriedade, permitindo segurança jurídica aos ocupantes e acesso a políticas públicas e crédito rural.

“Este é um momento histórico para todos os moradores do PA ETA. Muitos já não acreditavam que veriam a chegada deste documento. Agora, com o georreferenciamento entregue ao Incra, estamos mais próximos de realizar o sonho da posse definitiva da terra”, destaca um representante da associação local.

A iniciativa representa não apenas um avanço técnico, mas um reconhecimento à luta das famílias que, por décadas, ocuparam, cultivaram e preservaram o território, aguardando o direito formal à propriedade.
A expectativa é que, com a análise do INCRA e a sequência dos trâmites legais, os títulos de domínio possam ser emitidos nos próximos meses, consolidando a tão esperada regularização do PA ETA.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados
Foto: Centro Cirúrgico do HM N.S Rosário

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte, vem se destacando pela realização de cirurgias e partos humanizados, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde e garantindo o acompanhamento do médico pediatra em todo o processo.

Com um centro cirúrgico moderno e totalmente aparelhado, insumos hospitalares de alta qualidade e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e comprometida, a unidade assegura segurança e conforto para mães, bebês e famílias.

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

A missão da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Nossa Senhora do Rosário e do Instituto São Lucas é fortalecer o vínculo familiar desde os primeiros momentos de vida.

O compromisso com a maternidade vai além do procedimento, envolvendo atenção, acolhimento e respeito ao bem-estar da família.

Ver Mais

Mais Vistas