Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Dada a ordem de serviço para retomada da Obra do CEPROTEC

Obra da Escola Técnica Estadual é retomada e determinação da SECITEC-MT é a conclusão e entrega para região Vale do Peixoto

Dada a ordem de serviço para retomada da Obra do CEPROTEC
Foto: Ordem de Serviço Obras da ETE
O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, esteve em Matupá na última sexta-feira (28) para assinatura da Ordem de Serviço de retomada das obras de construção da Escola Técnica Estadual – ETE (CEPROTEC).
 
O Governador Mauro Mendes e o Prefeito de Matupá, Bruno Mena já haviam anunciado a rescisão contratual com a antiga empreiteira e abertura de novo processo licitatório para conclusão das obras.
O prédio que está com cerca de 90% de sua estrutura executada na Avenida Sebastião Alves Júnior, próximo ao Estádio Fidelão, sofrerá algumas adequações visando melhor qualidade predial e acolhimento aos futuros cursistas do Vale do Peixoto.
 
No ato de assinatura da ordem de serviço, o Prefeito Bruno Mena destacou o forte gestionamento político para a retomada das obras que estavam paralisadas a mais de seis anos, cuja a estrutura estava se deteriorando pela ação do tempo.
 
“Essa absolutamente será a última ordem de serviço a ser dada para a retomada e conclusão das obras da Escola Técnica Estadual, pois é de nossa responsabilidade como gestor municipal, Governador Mauro Mendes, Secretário Nilton Borgato, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores, honrar os compromissos e garantir a melhor aplicabilidade dos recursos públicos, em especial ao se tratar da Educação Técnico Profissionalizante. Nossa meta é entregar esse polo educacional ainda este ano aos jovens desta região”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.
 
Já estão assegurados mais de R$ 3,9 milhões para execução das adequações, revitalizações e conclusão do complexo da Escola Técnica Estadual – ETE, que terá dois pavimentos divididos em seis laboratórios profissionalizantes, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, teatro arena, refeitório, área de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.
 
A Empresa Orgplan Engenharia já providenciou a limpeza em regra do espaço físico e está fazendo a montagem do canteiro de obras. O Diretor Técnico, Jean Martins, assegurou que será seguido todo o cronograma que consta no projeto arquitetônico para que não haja atrasos e interrupções. Parte de mão de obra e materiais de construção deverão ser contratado e adquirido na região, fator que irá garantir abertura de postos de trabalho e aquecimento da economia.
 
 
 
“A Escola Técnica Estadual de Matupá deverá atender mais de 1.600 alunos de toda região nos períodos matutino, vespertino e noturno. Gostaria de informar a população do extremo norte de Mato Grosso que estamos fazendo tratativas para ofertar também cursos de graduação pela UNEMAT nesta mesma estrutura, principalmente com foco no agronegócio, meio ambiente, mineração e outros setores de forte impacto econômico. A ETE Matupaense será um divisor de águas na formação de profissionais que estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho”, declarou o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato.
 
Estão sendo estudadas pelo SECITEC-MT as potencialidades, demandas e arranjos locais para que os estudantes possam acessar em breve cursos em diversas áreas, como: Informática, Enfermagem, Hotelaria, Segurança do Trabalho, Agropecuária, Administração, Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Mineração, dentre outros.
 
Participaram do ato de assinatura do Ordem de Serviço, o Vice-Prefeito Celso Sorgato, Deputado Dilmar Dalbosco, Vereadores, Secretários Municipais, Empresários, Comandante do 15º CRPM, Delegado Regional de Polícia Judiciária Civil e o Pároco da Igreja Católica de Matupá.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Nortão

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade

A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

Gleba ETA: A tão sonhada Titulação Definitiva será realidade
Foto: Titulos Definitivos - Ilustrativo

Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte - MT — Um marco histórico para os assentados e produtores rurais do Projeto de Assentamento ETA está em curso.

Após quase quatro décadas de espera, o processo de regularização fundiária do PA ETA finalmente avança com a entrega oficial do georreferenciamento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A entrega foi realizada pela Progeo Engenharia COM LANÇAMENTOS DAS PEÇAS TÉCNICAS NO SIGEF, a empresa é responsável pela execução do levantamento técnico, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Paraíso e Prefeitura de Terra Nova do Norte, e com autorização do Incra. A ação marca o início dos procedimentos de análise técnica e, posteriormente, a titulação definitiva dos 328 lotes que compõem o assentamento.

O georreferenciamento é uma das etapas mais importantes no processo de regularização, pois define com precisão os limites de cada propriedade, permitindo segurança jurídica aos ocupantes e acesso a políticas públicas e crédito rural.

“Este é um momento histórico para todos os moradores do PA ETA. Muitos já não acreditavam que veriam a chegada deste documento. Agora, com o georreferenciamento entregue ao Incra, estamos mais próximos de realizar o sonho da posse definitiva da terra”, destaca um representante da associação local.

A iniciativa representa não apenas um avanço técnico, mas um reconhecimento à luta das famílias que, por décadas, ocuparam, cultivaram e preservaram o território, aguardando o direito formal à propriedade.
A expectativa é que, com a análise do INCRA e a sequência dos trâmites legais, os títulos de domínio possam ser emitidos nos próximos meses, consolidando a tão esperada regularização do PA ETA.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

Hospital Municipal de Guarantã do Norte é referencia em partos e cirurgias humanizados
Foto: Centro Cirúrgico do HM N.S Rosário

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte, vem se destacando pela realização de cirurgias e partos humanizados, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde e garantindo o acompanhamento do médico pediatra em todo o processo.

Com um centro cirúrgico moderno e totalmente aparelhado, insumos hospitalares de alta qualidade e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e comprometida, a unidade assegura segurança e conforto para mães, bebês e famílias.

Entre as ações de cuidado estão o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108) que assegura esse importante apoio durante a internação para o parto, o parto e pós-parto imediato.

A missão da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Nossa Senhora do Rosário e do Instituto São Lucas é fortalecer o vínculo familiar desde os primeiros momentos de vida.

O compromisso com a maternidade vai além do procedimento, envolvendo atenção, acolhimento e respeito ao bem-estar da família.

Ver Mais

Mais Vistas