Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Em Atividade o Centro Popular de Equoterapia Matupaense

Os atendimentos acontecerão uma vez por semana beneficiando entorno de 15 crianças, que também são acompanhadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e demais membros da equipe técnica multiprofissional.

Em Atividade o Centro Popular de Equoterapia Matupaense
Foto: Centro funciona no Parque de Exposições
Já está em atividade no Parque de Exposições de Matupá o Centro Popular de Equoterapia.
 
A aula inaugural foi prestigiada pelo Prefeito Bruno Mena e os Vereadores Douglas Picotte, Elisandro Soares, Samuel Carteiro e Silvano Ramos.
 
Uma empresa especializada na atividade de reabilitação por meio da equoterapia foi contratada pela Prefeitura Municipal para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
 
Os atendimentos acontecerão uma vez por semana beneficiando entorno de 15 crianças, que também são acompanhadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e demais membros da equipe técnica multiprofissional.
 
Pesquisas Internacionais apontam que devido ao movimento tridimensional transmitido através do passo do cavalo, do conjunto de exercícios desenvolvidos, das características do animal e do próprio ambiente em que é realizado a equoterapia, os praticantes são estimulados corporalmente, melhorando a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a memória, promovendo o relaxamento, ganho de independência, otimização da linguagem e da interação e socialização.
 
Com a implantação do Centro Popular de Equoterapia Matupaense as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais serão atendidas gratuitamente e a família acompanhará a evolução perceptiva e cognitiva, bem como, a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, além de auxiliar no trabalho de inclusão social devido ao contato com a equipe, com outros praticantes e com o cavalo, na superação de fobias, ganho de autonomia e na elevação da autoestima.
 
“Esse era um compromisso meu e do Vice-Prefeito Celso Sorgatto com as famílias Matupaenses que possuem em seus lares pessoas especiais. Desta forma também acolhemos uma solicitação do Poder Legislativo que apoia irrestritamente este projeto e procedimento de reabilitação. Portanto, os interessados podem procurar a Secretaria de Saúde para maiores informações, avaliações e o devido tratamento terapêutico, que se mostra muito eficaz”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada

Estrada do Baixão Velho é fundamental para o setores de mineração e agropecuário

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
Foto: Estrada do Baixão Velho

A Secretaria de Obras realizou a recuperação da estrada do Baixão Velho, importante via de acesso a empreendimentos de mineração, garimpos de ouro e áreas de plantio de grãos no município de Peixoto de Azevedo.

Para restabelecer as condições de tráfego, foram empregados motoniveladoras, pá-carregadeiras, PCs, caminhões basculantes e outros maquinários no patrolamento, cascalhamento, limpeza das margens, abertura de desaguadouros e na execução de ações emergenciais, assegurando a trafegabilidade da via rural.

A iniciativa atende à determinação do Prefeito Paulistinha de garantir o acesso às propriedades e empreendimentos, o transporte da produção mineral, o escoamento agropecuário e o deslocamento da população até a sede do município, onde estão concentrados os serviços públicos essenciais.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas