Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Matupá é destaque de crescimento com 513 novas empresas

Município é destaque em relatório do Ministério da Economia

Matupá é destaque de crescimento com 513 novas empresas
Foto: Matupá-MT

A gestão pública municipal de Matupá está cumprindo a risca seu plano de trabalho nas áreas que servem de atrativos para as empresas e indústrias, que por sua vez veem o considerável potencial de desenvolvimento regional no estado de Mato Grosso.

Já foram executadas e estão em andamento projetos e obras de infraestrutura urbana e rural, regularização fundiária, construção de unidades habitacionais, revitalização do aeroporto regional, implantação da Escola Técnica Estadual, edificação da Feira de Agricultura Familiar, calçamento de passarelas nos bairros, otimização da sinalização e mecanismos de segurança de trânsito, video-monitoramento do perímetro urbano, implantação de iluminação em LED, construção do prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil, reforma e ampliação do Hospital Municipal, abertura de novas Creches, oferta de cursos de qualificação profissional, entre outras importantes ações governamentais focadas nas vocações econômicas como o agronegócio, turismo, empreendedorismo, agricultura familiar, construção civil, base florestal, mineração, indústria e comercio.   

O Prefeito Bruno Mena assegurou que a administração continuará estimulando o desenvolvimento econômico local com inovação e planejamento estratégico, melhorando a logística, com mão-de-obra cada vez mais especializada, geração de novos empregos e, consequentemente, mais receitas para os cofres públicos do município de Matupá.

O reflexo positivo é percebível no momento em que Matupá está inserido no relatório do Ministério da Economia como uma cidade promissora diante de seu posicionamento estratégico e suas potencialidades.

Para se ter uma ideia o município ampliou em 513 novas empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, de janeiro até novembro, segundo o ministério da Economia. Os segmentos de obras de alvenaria, vestuário e acessórios, transporte rodoviário de cargas, salões de beleza, comércio de peças automotivas, promoção de vendas, preparação de terreno, cultivo e colheita, entre outros representaram o maior volume de novos negócios.

Entre estes novos estabelecimentos, 479 são microempresas, 13 de pequeno porte e outras 21 com segmentos diversos. Foram abertas 56 empresas a mais, em relação no ano passado, demonstrando aumento de 12% na abertura de novas empresas. Atualmente, o município tem 2.557 empresas ativas em diversos segmentos.  

“Com esse resultado nos vemos ainda mais comprometidos com a implementação de políticas públicas que tenham por objetivos a expansão de investimentos em infraestrutura, o aumento no grau de escolaridade e qualificação profissional, na viabilização de incentivos e na melhor eficácia da aplicação dos recursos públicos”, comentou o Prefeito Bruno Mena.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Aline Katiuscia declara apoio a Juarez Costa para deputado federal

Juarez Costa reafirmou seu compromisso com Terra Nova do Norte e se colocou à disposição para contribuir com projetos, investimentos e ações que possam assegurar a continuidade do desenvolvimento do município.

Aline Katiuscia declara apoio a Juarez Costa para deputado federal
Foto: Secretária Aline e Dep. Fed. Juarez Costa

Filha de pioneiros, nascida em Terra Nova do Norte e com forte ligação com a comunidade local, a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Aline Katiuscia, manifestou publicamente apoio à candidatura de Juarez Costa à Câmara Federal.

Formada em Administração de Empresas, Aline destacou a atuação municipalista do parlamentar e sua contribuição para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso. Segundo a secretária, Juarez Costa tem destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para diferentes áreas, contemplando investimentos em saúde, pavimentação asfáltica, agricultura familiar, regularização fundiária, máquinas pesadas, patrulhas agrícolas, entre outras iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria dos serviços oferecidos à população.

Aline Katiuscia mantém forte relacionamento com os segmentos organizados da sociedade, funcionalismo público e comunidade terranovense. À frente da Secretaria de Planejamento e Gestão, defende uma visão de futuro para o município, com foco no crescimento econômico, geração de oportunidades e atração de novas empresas, comércios e indústrias, tendo o Poder Público como parceiro na criação de incentivos e condições favoráveis aos investimentos.

Em reunião com Juarez Costa, que já exerceu os cargos de prefeito de Sinop e deputado estadual, Aline apresentou uma série de pleitos considerados estratégicos para Terra Nova do Norte. Entre as prioridades estão investimentos na educação e qualificação técnico-profissionalizante, ampliação da pavimentação nos bairros, fortalecimento dos incentivos à agropecuária e atenção especial às políticas públicas voltadas às mulheres.

Também foram discutidas ações para potencializar o esporte, a cultura, o turismo e o meio ambiente, além de melhorias na atenção básica, de média e alta complexidade na saúde, assistência social, habitação e infraestrutura rural. As demandas estão alinhadas às metas estabelecidas no Plano de Governo 2025–2028.

Durante o encontro, Juarez Costa reafirmou seu compromisso com Terra Nova do Norte e se colocou à disposição para contribuir com projetos, investimentos e ações que possam assegurar a continuidade do desenvolvimento do município.

“Estaremos presentes no que for necessário para que Terra Nova do Norte se mantenha no caminho do desenvolvimento, com crescimento constante, oportunidades e prosperidade para toda a sua gente”, destacou Juarez Costa.

Ver Mais

Meio Ambiente

Alunos da Dom Helder conhecem Viveiro de Mudas da Coogavepe

Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.

Alunos da Dom Helder conhecem Viveiro de Mudas da Coogavepe
Foto: Visita dos Alunos

Conhecimento, educação ambiental e sustentabilidade marcaram a visita de 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Dom Helder Câmara, de Peixoto de Azevedo, ao Centro Tecnológico de Mineração e ao Viveiro de Mudas da Coogavepe.

A atividade reuniu os estudantes, acompanhados pelos professores Josiane Furquim e Fernando Alves e pela coordenadora pedagógica Adriana Ojeda, em uma experiência didática que aproximou os conteúdos trabalhados em sala de aula das práticas desenvolvidas em campo.

Os visitantes foram recebidos pelo engenheiro florestal André Zampieri e pela equipe de viveiristas da Coogavepe. Durante a visita, os alunos conheceram as diferentes etapas de produção de mudas, desde o preparo do solo e a semeadura até o transplante, irrigação e manutenção das plantas.

André Zampieri também explicou como é realizada a coleta de sementes e abordou aspectos relacionados à potencialização produtiva do solo, plantio, quantidade, variedade e qualidade das mudas produzidas. Outro destaque foram as ações de doação promovidas pela Coogavepe, que destinam mudas para reflorestamento e recuperação ambiental, jardins e espaços públicos, bairros residenciais e formação de pomares frutíferos voltados à agricultura familiar.

Para os professores, a visita representou uma oportunidade importante de complementar, de forma prática, temas já discutidos em sala de aula, especialmente os impactos provocados pelas queimadas, desmatamento, degradação ambiental e extração mineral ilegal.

A experiência permitiu aos estudantes compreender que desenvolvimento econômico e preservação ambiental precisam caminhar juntos, com responsabilidade, conhecimento técnico e respeito à legislação.

Mais do que uma visita técnica, a atividade proporcionou aos estudantes conhecimento, experiências e novas percepções sobre a importância de preservar e recuperar o meio ambiente.

Ver Mais

Mais Vistas