
Matupá
Presidente da Câmara de Matupá apoia demandas do setor produtivo
Andréia Varea solicitará atendimentos emergenciais de infraestrutura nas estradas dos assentamentos rurais Matupaenses
16/01/2025 às 07:42

A vereadora presidente, Andréia Varea, esteve percorrendo estradas do interior do município de Matupá em atendimento aos agricultores familiares.
Na Linha do Morcedo a legisladora que também já foi secretária de agricultura constatou os estragos que as chuvas estão causando em vários trechos, onde já se percebe poças de água, valetas e o surgimento de possíveis pontos de atoleiros.
A presidente Andréia Varea fez diversos registros e conversou com os produtores e se comprometeu em levar as demandas para o Secretário de Obras, Lacerda e o Prefeito Bruno Mena.
“Sabemos que as chuvas estão cada vez mais frequentes e que este é um momento crucial para os agricultores familiares e lavoureiros. Sempre houve a preocupação da Prefeitura em atender as situações emergenciais em se tratando das estradas rurais. Tenho certeza que os serviços de recuperação serão desenvolvidos para que o escoamento não seja comprometido”, disse a vereadora Andréia.
Ela buscará recursos dos Governos Estadual e Federal para a continuidade das ações de substituição de pontes e bueiros de madeira por galerias e pontes de concreto que possuem mais de 50 anos de vida útil.
“Irei percorrer as Glebas União, Padovani e Liberdade. Onde se fizer necessário investimentos em infraestrutura nas estradas estaremos demandando solicitações ao prefeito que definitivamente reconhece que a agropecuária e o agronegócio são a alavanca do desenvolvimento local”, mencionou a Presidente da Câmara de Vereadores, Andréia Varea.
Ver Mais
Peixoto de Azevedo
Vereador cobra desoneração tributária para regularização fundiária em Peixoto
Joranir Soares espera revisão dos custos para atrair investimentos, geração de empregos e incrementar a arrecadação municipal
12/02/2025 às 07:27

O vereador Joranir Soares apresentou requerimento solicitando que seja feito o barateamento dos custos para o procedimento de regularização fundiária no município de Peixoto de Azevedo-MT.
O parlamentar foi procurado por empresários, comerciantes, empreendedores e proprietários de imóveis em diversas regiões da cidade que visam promover investimentos prediais que geram empregos e aquecem a economia, mas que por conta dos valores tributários exorbitantes para o atual cenário econômico brasileiro estão sendo o principal entrave para a legalização e posterior escrituração.
“Existem pessoas interessadas em construir armazéns, empresas, comércios e até indústrias, mas as taxas cobradas estão altíssimas e quase inviabiliza os empreendimentos. Nosso município precisa crescer, desenvolver, evoluir, gerar mais empregos e atrair novos investimentos, e se faz necessário uma revisão de valores que se adeque a atual realidade econômica de Peixoto de Azevedo. É possível estabelecer algo efetivamente pagável, o que também garantirá entrada de recursos tributários nos cofres da prefeitura”, mencionou o Vereador Joranir Soares.
O legislador sugeriu que a atual administração também implante um Programa Municipal de Regularização Fundiária para abertura de loteamentos públicos e privados com todo embasamento e segurança jurídica, urbanística, ambiental e social, já que está no Plano de Governo a construção de centenas de casas populares.
Peixoto de Azevedo
Primeira Dama visita sede da Agripac em União do Norte
Cristiane Lima busca fortalecimento do associativismo e cooperativismo através de ações conjuntas na área de assistência social
14/02/2025 às 09:15

A Secretária de Assistência Social de Peixoto de Azevedo, Cristiane Lima, visitou a Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac, estabelecida no distrito União do Norte e que atualmente conta com mais de 150 agricultores familiares associados.
O objetivo foi conhecer a associação que é uma referencia no fornecimento de alimentos hortifrutigranjeiros para o mercado regional e a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.
Na oportunidade a Primeira Dama, Cristiane Lima, conheceu o prédio da Agripac, barracão de maquinários, agroindústria de fruticultura, parceiros da instituição, projetos ‘Adote uma Árvore’ e ‘Saúde do Agricultor’, a gestão associativista, o planejamento da agroecologia e conversou com a diretoria e associados como forma de estreitamento institucional para o desenvolvimento de atividades de capacitação profissional rural e na área de assistência social.
A Agripac conta com o apoio da EMPAER e Sindicato Rural de Matupá na assistência técnica de campo e elaboração de projetos e consultoria. A associação também faz entrega de alimentos à escolas, creches, APAE, Lar dos Idosos, Hospital Regional, Cufa e Projetos da Secretaria de Assistência Social.
“O Prefeito Paulistinha pediu para que ajudássemos no fortalecimento das associações e cooperativas, dando-lhes respaldo, apoio e incentivos possíveis para continuarem atuantes na geração de empregos e renda, fatores essenciais para o engajamento e permanência das famílias no campo, trabalhando com mais dignidade e potencial de produção”, comentou a Primeira Dama, Cristiane Lima, que foi recebida pela Presidente da Agripac, Fátima Rasch, Engenheiro da EMPAER, Clovis Mânica e demais produtores rurais do distrito União do Norte.
Peixoto de Azevedo
1 Tonelada de alimentos da Agricultura Familiar para Merenda Escolar
Todas as creches e escolas Peixotenses estão recebendo alimentos da agroecologia e agricultura familiar Peixotense
17/02/2025 às 13:12

O Departamento Municipal de Alimentação Escolar recebeu na manhã desta segunda-feira (15) a 1ª etapa da entrega de alimentos da AGRIPAC (Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo).
São frutas, verduras, legumes e hortaliças vindos diretamente dos 11 Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo, alimentos cultivados através da agroecologia e produção orgânica dos mais de 150 pequenos agricultores familiares associados.
A entrega foi feita diretamente às cozinhas e equipes de nutrição escolar de todas as creches e escolas espalhadas pelos bairros e comunidades rurais.
Segundo a Nutricionista, Juliana Heller, cerca de uma tonelada de alimentos frescos, saudáveis e nutritivas estarão presentes no cardápio e no prato dos alunos Peixotenses.
A Secretaria de Educação estará priorizando a aquisição de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar a fim de promover a saúde e bem-estar dos alunos, apoiar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e fortalecer a economia local.
A atual administração e a AGRIPAC procuram trabalhar as dimensões educacional, ambiental, econômica, social e cultural da merenda que é servida aos mais de 5.500 estudantes da rede municipal de ensino.
- Saúdeatrás 7 dias
Prefeitura de Peixoto investe R$ 250 mil em medicamentos
- Saúdeatrás 6 dias
Número de casos de Covid-19 sobem assustadoramente em Peixoto
- Socialatrás 7 dias
APA busca parceria com Secretarias Municipais Peixotenses
- Peixoto de Azevedoatrás 7 dias
Ponte do Rio Piranha deverá ser liberada para o trânsito esta semana