Redes Sociais
Redes Sociais

Matupá

Dona Helena quase quatro décadas de pioneirismo em Matupá

Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025 foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo de Matupá-MT concedendo o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.

Dona Helena quase quatro décadas de pioneirismo em Matupá
Foto: Recebendo o Título de Cidadã Matupaense

Através do Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025, de autoria do Vereador Silvano Ramos e aprovado por uanimidade pelo Poder Legislativo de Matupá-MT, foi concedido o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.

Dona Helena Beltrame da Silva é um exemplo inspirador de vida e dedicação em Matupá. Com 39 anos de residência na Capital da Amizade, ela construiu uma trajetória marcada por amor, cuidado e empreendedorismo. Como enfermeira do Hospital Santa Luzia, ela cuidou de inúmeras vidas. Seu pioneirismo no ramo hoteleiro e voluntariado no combate à malária na década de 80 demonstram sua força, determinação e solidariedade.

Sua atuação na política como então candidata a vereadora e na presidência da Associação da Terceira Idade Tia Celina (2007-2012) mostram seu compromisso social com a comunidade. Aos 80 anos, Dona Helena continua ativa e apaixonada pelas modalidades de bocha e canastra nos encontros da melhor idade.

A Sra. Helena é uma mulher espirituosa, empreendedora, empoderada e visionária. Sua vida é um testemunho de que a idade não é limite para sonhar e realizar. Ela é um orgulho para Matupá e inspira gerações a serem mais fortes, determinadas e comprometidas com o bem-estar da comunidade.

Rodeada de familiares, amigos, parentes, personalidades e lideranças do município, Dona Helena foi homenageada em uma Festa de Aniversário carregada de energia positiva e grandes emoções.

Parabéns, Dona Helena, por ser uma verdadeira Matupaense!

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais

04 Creches e 07 Escolas de Peixoto de Azevedo serão atendidos com a ação educacional

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais
Foto: Kit Escolar

A Secretaria de Educação dará início ao ano letivo de 2026 com uma importante ação voltada ao fortalecimento da educação pública: a entrega de kits de materiais escolares no primeiro dia de aula. A iniciativa contemplará as 04 creches e as 07 escolas da cidade e do distrito União do Norte, beneficiando mais de 5.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

A ação integra o plano de governo da administração do prefeito Nilmar Nunes Miranda, o Paulistinha, reafirmando o compromisso da gestão com investimentos sólidos e contínuos na educação.

Os kits foram organizados de acordo com cada etapa de ensino — Kit Creche e Pré-Escola e Kit Séries Iniciais — e são compostos por cadernos de capa dura, lápis de cor, lápis preto, borracha, apontador, estojo, canetinhas, tinta guache, pincel, régua, caneta, giz de cera, massa de modelar e cola.

Um dos destaques da iniciativa é a qualidade e a personalização do material, que traz em suas capas imagens que retratam os potenciais do município, valorizando a história, a cultura local e os avanços conquistados na educação. Além de tornar o material mais atrativo para crianças e adolescentes, a ação fortalece o sentimento de pertencimento e identidade dos estudantes com a cidade.

A entrega dos kits também representa um importante alívio econômico para as famílias, reduzindo gastos no início do ano letivo e garantindo igualdade de condições de aprendizagem para todos os alunos da rede municipal.

Segundo o Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza, a ação simboliza apenas uma das metas projetadas para a educação, que seguirá recebendo investimentos expressivos em infraestrutura, valorização dos profissionais, melhoria da qualidade do ensino e ampliação de políticas públicas educacionais, consolidando Peixoto de Azevedo como referência no desenvolvimento educacional.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários

Agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Prefeito Paulistinha recebe Cacique Raoni e reforça compromisso com os povos originários
Foto: Reunião Cacique Raoni

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu em seu gabinete o líder indígena Cacique Raoni, em uma agenda marcada pelo diálogo institucional e pelo fortalecimento das políticas públicas voltadas aos povos originários.

Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas, entre elas a transferência ou cessão de terrenos da FUNAI no perímetro urbano para a construção da Casa de Apoio à Saúde Indígena, iniciativa já autorizada pelo órgão federal. Também estiveram em discussão o apoio da Prefeitura na disponibilização de mantimentos alimentícios, a recuperação da pista de pouso em território indígena e a abertura de aproximadamente 50 quilômetros de estrada, obra que garantirá acesso à Aldeia Metuktire, que atualmente abriga mais de 400 habitantes e atualmente o acesso pode ser feito apenas de barco e de avião.

O prefeito Paulistinha informou que solicitará a interlocução do deputado federal Emanuelzinho junto à Presidência da República e aos órgãos ambientais, visando a liberação e autorização necessárias para que a Prefeitura execute as obras reivindicada a décadas pelos indígenas.

Segundo o gestor, a conclusão dessas ações facilitará o acesso ao território indígena e permitirá a ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura familiar indígena, abastecimento de alimentos, entre outras.

Ao final, o prefeito reafirmou seu apoio governamental aos povos originários, destacando que os compromissos assumidos fazem parte de seu Plano de Trabalho. “Nosso governo acredita no diálogo, no respeito e na construção conjunta de soluções que garantam dignidade, acesso e desenvolvimento para as comunidades indígenas”, enfatizou Paulistinha.

Ver Mais

Mais Vistas