Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Ministro da Defesa vem a MT para acompanhar operação contra desmatamento ilegal

A Operação Verde Brasil 2 foi deflagrada pelo governo federal para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, na Amazônia Legal.

Ministro da Defesa vem a MT para acompanhar operação contra desmatamento ilegal
Foto: Divulgação

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, deve visitar Cuiabá nesta quarta-feira (20), às 14h30, para acompanhar as atividades do Comando Conjunto Barão de Melgaço, no contexto da Operação Verde Brasil 2.

Em Cuiabá, o ministro deve participar de solenidade realizada pelo Estado-Maior do Comando Conjunto, onde serão apresentados os detalhes das atividades em andamento na região de Mato Grosso.

A Operação Verde Brasil 2 foi deflagrada pelo governo federal para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, na Amazônia Legal.

A autorização para emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e para ações subsidiárias vai de 11 de maio a 10 de junho.

As ações ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal. Está autorizada ainda a atuação das Forças Armadas nos estados da Amazônia Legal que vierem a apresentar requerimento, levando em consideração que Acre, Mato Grosso e Rondônia já solicitaram.

Para isso, o Ministério da Defesa ativou três comandos conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), para atuar na área englobada pelos estados do Acre, Rondônia e Sul do estado do Amazonas; Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), que atua em Mato Grosso; e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), que cobre a área englobada pelo estado do Pará.

A missão desempenhada pelas Forças Armadas é desenvolvida sob coordenação da vice-presidência da República e em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

O orçamento inicial é de R$ 60 milhões. Até o momento, estão empregados 3,8 mil militares, além de mais de 140 meios de transporte, entre embarcações, viaturas e aeronaves das três Forças de Defesa.

Os meios utilizados pelas Forças Armadas são acrescidos aos dos demais integrantes parceiros da missão. São eles: Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O início das atividades envolve deslocamento de pessoal, reconhecimento das áreas de atuação, preparação dos meios e materiais necessários e ações efetivas de combate ao desmatamento.

 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem

Será nos dias 14 e 17 de Novembro conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Peixotense

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Atenção Básica, realizará no dia 14 de novembro, no PSF 07 – Irineu dos Santos, uma mobilização especial de conscientização sobre a saúde integral do homem, alusiva à campanha Novembro Azul.

O atendimento acontecerá das 07h às 11h e das 13h às 16h30, com uma equipe multiprofissional oferecendo diversos serviços e orientações voltados à promoção da saúde masculina.

Durante a ação, serão realizados atendimentos médicos, avaliações de pressão arterial e glicemia, atualização e checagem do cartão de vacinas, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá solicitação e leitura de exames laboratoriais, avaliação para saúde mental (ansiedade, estresse e sono), orientações sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e encaminhamentos para especialidades médicas.

Outros serviços disponíveis incluem aconselhamento para planejamento reprodutivo, orientações sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pele, atendimento odontológico básico (triagem e encaminhamentos) e coleta do exame PSA para homens acima de 45 anos.

A Secretaria de Saúde convida todos os homens do distrito União do Norte a participarem da ação e lembra que cuidar da saúde é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principais aliados na manutenção da saúde masculina.

Já no dia 17 de novembro os atendimentos acontecerão no PSF 06 - João Bosges Sobrinho (União do Norte) com os mesmos serviçoes e horários de atendimentos.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Linhas e Travessões são patrolados e cascalhados em Guarantã

Nesta etapa a Secretaria de Infraestrutura atua nas Linhas do Betão, 27 e Serra do Havaí.

Linhas e Travessões são patrolados e cascalhados em Guarantã
Foto: Patrolamento Sinfra Guarantã

A Secretaria Municipal de Infraestrutura está com frentes de serviços de patrolhamento e cascalhamento em pontos críticos das Linhas e Travessões do Betão (Torre), Vinte e Sete (Iririzinho) e Serra do Havaí, na estrada de acesso à Comunidade São Jorge.

De acordo com o Chefe de Linhas Rurais, Gabriel Dembogurski, os trabalhos têm como objetivo garantir a trafegabilidade e atender às necessidades de uma região caracterizada pelo plantio de grãos e pela pecuária de corte e leite.

As ações seguem a determinação do Prefeito Márcio Gonçalves e do Secretário de Infraestrutura Alex Pilatti, que tem priorizado o atendimento às demandas de pontes, bueiros e estradas rurais, assegurando o escoamento da produção agrícola, bem como a chegada de insumos e máquinas às propriedades rurais guarantaenses.

Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios do município e do FETHAB – Governo de Mato Grosso, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento do setor produtivo e a melhoria da infraestrutura rural, entre patrolamento e cascalhamento serão cerca de 50 km de revitalização que chegará também a Linha 51.

 

 

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Câmara de Vereadores aprova projeto que amplia recursos da verba indenizatória em Peixoto de Azevedo

A ampliação dos recursos irá refletir diretamente na potencialização do desempenho dos servidores e na qualidade dos serviços oferecidos.

Câmara de Vereadores aprova projeto que amplia recursos da verba indenizatória em Peixoto de Azevedo
Foto: Sede do Poder Legislativo

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária, o projeto de lei que amplia os recursos da verba indenizatória destinada à administração municipal. A proposta, considerada constitucional, tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho ao Prefeito, secretários e demais membros da equipe de Governo, proporcionando maior eficiência e resolutividade nas ações e atividades voltadas à otimização da prestação de serviços públicos à população.

Com a ampliação dos recursos irá refletir diretamente na potencialização do desempenho dos servidores e na qualidade dos serviços oferecidos. A medida reforça o compromisso da administração com a valorização do funcionalismo público, criando condições mais adequadas para o exercício das funções e para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

Durante a votação, os vereadores destacaram a responsabilidade do Poder Legislativo em assegurar que o Executivo disponha de instrumentos que garantam dedicação, qualificação e eficiência no serviço público.

A aprovação do projeto demonstra a harmonia e o comprometimento entre os poderes municipais em buscar soluções que resultem em uma gestão mais moderna, eficiente e voltada para o bem-estar da população de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Mais Vistas