Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Mato Grosso registra 425 focos de queimada em 7 dias

No país, dos 10 municípios no país com mais focos de fogo, 7 são de Mato Grosso.

Mato Grosso registra 425 focos de queimada em 7 dias
Foto: Divulgação

O período de seca mal começou em Mato Grosso e as queimadas já estão sendo registradas. De 1º a 7 de junho foram 425 focos de queimadas, sendo a maior parte na Amazônia, que teve 297 pontos de fogo. Os registros são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No país, dos 10 municípios no país com mais focos de fogo, 7 são de Mato Grosso. Feliz Natal (536 km ao norte da Capital), com 33 pontos de fogo.

Mas também estão no ranking dos 10 municípios com mais queimadas nos 7 primeiros dias de junho Marcelândia (710 km ao norte), União do Sul(719 km ao norte), Ipiranga do Norte(530 km ao norte), Luciara (1.166 km a noroeste), Tabaporã (643 km a médio-norte) e Nova Maringá (400 km a médio-norte).

Também foram registrados focos de queimadas em áreas indígenas como o Parque do Xingu e as terras indígenas Bakairi, Paresi, Parabubure, Enawen^w-Nawe e Kayabi.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Política

REURB garantirá regularização fundiária urbana em Peixoto

Projeto de implementação foi aprovado por unanimidade pelos vereadores Peixotenses

REURB garantirá regularização fundiária urbana em Peixoto
Foto: Vista Aérea de Peixoto de Azevedo

O Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta, garantiu brevidade na tramitação do Projeto de Lei Nº 023/2025 que traz a implementação da Lei Federal nº 13.465/2017, conhecida como Lei da Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município de Peixoto de Azevedo, que foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (16/07).

Thawê Dorta lembrou que a REURB é uma ferramenta essencial para garantir o direito à moradia digna e promover o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.

“Em Peixoto de Azevedo, município com mais de 35 mil habitantes, a aplicação da REURB representa um marco importante para centenas de famílias que há décadas vivem em áreas sem a devida regularização”, mencionou o vereador.

Com a adesão à REURB, a Prefeitura Municipal dá um passo decisivo rumo à inclusão social, à valorização imobiliária e à melhoria da infraestrutura urbana. Famílias que antes viviam em situação de insegurança jurídica agora poderão obter a titulação definitiva de seus imóveis, ganhando tranquilidade, dignidade e acesso a uma série de benefícios sociais e econômicos.

“Agradeço a todos os vereadores que estão sando corresponsáveis neste grande avanço, pois a regularização fundiária é muito mais do que entregar escrituras. Ela garante que cada cidadão Peixotense tenha reconhecido o direito à propriedade, permitindo acesso ao financiamento habitacional, à venda legalizada do imóvel, à transferência de herança e até ao uso da casa como garantia para pequenos negócios”, declarou Thawê Dorta.

Outro impacto direto da REURB é a valorização dos imóveis, que passam a ter reconhecimento oficial. Isso estimula o mercado imobiliário local, facilita o acesso ao crédito e fomenta o empreendedorismo, beneficiando especialmente pequenos comerciantes e prestadores de serviço.

Ver Mais

Mais Vistas