Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

SEMA-MT fiscaliza atividade de extração mineral através de balsas no Rio Peixoto

Breve acontecerá uma operação com a participação do IBAMA, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Polícia Ambiental, MPE, SEMA-MT e até a Polícia Federal para o combate aos crimes ambientais.

SEMA-MT fiscaliza atividade de extração mineral através de balsas no Rio Peixoto
Foto: Balsa de Extração Rio Peixoto

A Unidade Descentralizada da SEMA-MT de Guarantã do Norte desenvolveu operação fiscalizatória no Rio Peixoto. O órgão vem recebendo inúmeras denúncias sobre a extração mineral de ouro irregular e clandestina na modalidade balsa e pesca predatória em período de defeso que termina no dia 28 de fevereiro de 2021.

Essas atividades ilegais ofereciam riscos à biodiversidade predominante nesta região e ao encontrar a prática do crime ambiental foram feitas notificações, autos de infração, apreensões de materiais e aplicadas multas.

A SEMA-MT desenvolveu a fiscalização no Rio Peixoto por meio de embarcações e as margens com suporte logístico de viaturas e o reforço da Polícia Judiciária Civil.

Em entrevista concedida a TV Miragem/NotíciaVIP, o Agente da SEMA-MT, Rubens Oliveira, destacou que existe uma forte resistência no tocante a continua atuação de balsas de mineração em trechos não passiveis de licenciamento ambiental, além de estarem totalmente irregulares e ilegais.

“Essas embarcações estão assoreando e poluindo as águas do Rio Peixoto. Elas não possuem os licenciamentos ambientais e insistem em desenvolver a atividade de extração de ouro em locais impróprios e não permitidos pela legislação ambiental, sem o mínimo de planejamento que vise mitigar os danos e impactos ambientais”, disse Rubens Oliveira.

Ele salientou que a SEMA-MT já realizou trabalho orientativo, preventivo e de conscientização sobre a necessidade de organização e legalização deste tipo de empreendimento, porém parece que os garimpeiros se destoam das normas, leis e preceitos dos órgãos fiscalizadores acreditando na impunidade.

“Já não basta esse trabalho de notificação e orientação. Medidas brandas fazem com que as balsas de mineração continuem presentes nos rios da região, e cada vez mais em locais proibidos. A atividade provoca a contaminação da água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos peixes, organismos, plantas e até mesmo atividade humana”, disse o Agente da SEMA-MT.

Nos próximos dias haverá uma Operação ‘Pente Fino’ com a possibilidade de integração das forças ambientais como: IBAMA, Ministério Público Estadual, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Polícia Ambiental, SEMA-MT e até mesmo a Polícia Federal para combater a clandestinidade, ilegalidade e os crimes ambientais provocados pelas Balsas de Extração de Ouro.

Respaldados pela legislação vigente, serão destacadas multas, realizadas apreensões, efetuadas prisões dos infratores e até mesmo em casos mais complexos a queima de maquinários. Também serão movidas ações nos campos administrativo, cívil e criminal.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Secretaria de Obras avança na melhoria das estradas do Distrito União do Norte

Homens e máquinas atuam na substituição de antigas e deterioradas pontes de madeira por tubos de aço corrugado cuja vida útil supera 50 anos e a volumetria garante a vazão adequada das águas.

Secretaria de Obras avança na melhoria das estradas do Distrito União do Norte
Foto: Tubo que será implantado

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo mantém frentes de trabalho ativas nas estradas do Distrito União do Norte, promovendo importantes melhorias na infraestrutura rural.

Homens e máquinas atuam na substituição de antigas e deterioradas pontes de madeira por tubos de aço corrugado, cuja vida útil supera 50 anos e a volumetria garante a vazão adequada das águas.

Com apoio da Sinfra-MT, está sendo implantado o sistema de tubulação na ligação dos travessões 02 e 03, eliminando definitivamente o problema das travessias de madeira, que sofriam avarias e demandavam manutenção constante. A obra beneficia diretamente os agricultores familiares, assegura o itinerário do transporte escolar, facilita o acesso ao núcleo urbano de União do Norte e à sede do município, além de garantir que as famílias não fiquem ilhadas durante o período chuvoso.

Nesta etapa serão seis tubos de aço corrugado em substituição aos pontilhões e pontes de madeira em regiões consideradas estratégicas e já existe o compromisso do Governo do Estado de disponibilizar mais unidades destes materiais de alta durabilidade.

Ver Mais

Saúde

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia

Secretaria de Saúde continua cumprindo metas do Programa Fila Zero

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia
Foto: Cirurgia de Otorrinolaringologia

O Hospital Nossa Senhora do Rosário está realizando mais uma etapa de cirurgias de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte. A ação integra a continuidade do Programa Fila Zero, que vem garantindo consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os procedimentos são resultado dos investimentos da gestão do prefeito Márcio Gonçalves na ampliação do quadro de especialidades médicas, permitindo que os atendimentos sejam realizados no próprio município.
Com isso, os pacientes deixam de percorrer longas distâncias, evitando gastos com transporte, alimentação e estadia fora da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada em zerar as filas de espera, muitas delas acumuladas há mais de 10 anos, marcadas por ansiedade, angústia e sofrimento. Agora, esses pacientes estão sendo atendidos com dignidade, eficiência e de forma humanizada, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Promaq: Peixoto recebe PC e Retroescavadeira Hidráulica

Equipamentos pesados recebidos do Governo Federal fruto da articulação do ministro da Agricultura Carlos Fávaro e dos deputados federais Emanuelzinho Pinheiro e Flavinha.

Promaq: Peixoto recebe PC e Retroescavadeira Hidráulica
Foto: PC Promaq Peixoto

O prefeito Paulistinha realizou a entrega oficial de 01 PC e 01 Retroescavadeira Hidráulica, equipamentos pesados recebidos do Governo Federal por meio do Programa Promaq, fruto da articulação do ministro da Agricultura Carlos Fávaro e dos deputados federais Emanuelzinho Pinheiro e Flavinha.

Os novos maquinários irão fortalecer as frentes de trabalho da administração municipal, sendo utilizados em obras de infraestrutura, ações de apoio à agricultura familiar e em serviços essenciais que garantem a trafegabilidade das estradas vicinais, além de impulsionar o desenvolvimento agropecuário de Peixoto de Azevedo e de seus assentamentos rurais.

Na ocasião, o prefeito Paulistinha destacou a importância das parcerias institucionais e agradeceu, de forma especial, a Câmara de Vereadores e a todos os representantes políticos de Mato Grosso em Brasília, que vêm contribuindo para inserir Peixoto de Azevedo no radar de investimentos do Governo Federal, ampliando os avanços em diversos setores públicos do município.

Ver Mais

Mais Vistas