Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Curso de Formação de Brigadistas em Peixoto de Azevedo

Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil capacitam pessoas para ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Curso de Formação de Brigadistas em Peixoto de Azevedo
Foto: Cursistas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Peixoto de Azevedo em parceria com a 12ª Companhia Independente de Bombeiros Militar está desenvolvendo o curso de formação da Brigadista Municipal de Combate a Incêndios Florestais.
 
Na teoria e prática os participantes estão sendo capacitados para aplicação de técnicas adequadas de prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros.
 
 
Segundo o Sd. Granzoti - do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a metodologia de ensino consiste em dotar os futuros brigadistas de informações atualizadas sobre a legislação ambiental, classificação de incêndios, prevenção de pânico, métodos de extinção do fogo, uso de equipamentos, ferramentas e de proteção individual, protocolo pré-hospitalar, entre outras técnicas.
 
A capacitação tem carga horária total de 24 horas divididas em três dias, nos períodos matutino e vespertino.
 
 
A Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, disse que a cidade possui 11 Projetos de Assentamentos Rurais e que a formação de profissionais com conhecimentos e técnicas suficientes para trabalhar a prevenção de incidentes e agir em caso de situações de emergência irá minimizar a grande problemática das queimadas em território Peixotense.
 
“Esse respaldo dado pelo Corpo de Bombeiros no treinamento e capacitação resultara em uma melhor atuação de nossos brigadistas, principalmente nas áreas rurais como o distrito União do Norte e assentamentos adjacentes. Essas pessoas estarão habilitadas a agirem de maneira correta e segura em casos de incêndios, evitando episódios de agravamento das chamas, pânico e possível risco à integridade física”, mencionou a Secretária Anni Karini.
 
 
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Jacson Maciel, lembrou que todo apoio logístico está sendo dado pela prefeitura de Peixoto de Azevedo no desenvolvimento do curso de formação de brigadista. Ele destacou que o órgão atuará no suporte a brigada nas atuações preventivas, de fiscalização, notificação e combate as queimadas urbanas e rurais.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA

Ministri Carlos Fávaro e Deputada Federal Flavinha atendem demanda de vereador Peixotense e destinam maquinários à Prefeitura

Vereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA
Foto: Maquinários adquiridos

O Vereador Gleisson Noleto manifestou publicamente em sessão ordinária seu agradecimento ao Ministro da Agricultura, Senador Carlos Fávaro, e à Deputada Federal Flavinha, pela destinação de importantes maquinários ao município de Peixoto de Azevedo - Programa Promaq.

A conquista é resultado de solicitação protocolada pelo parlamentar em março de 2025 junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), contemplando 01 caminhão-pipa, 01 pá carregadeira (PC) e 01 retroescavadeira hidráulica.

Os equipamentos foram oficialmente entregues à Prefeitura Municipal em janeiro de 2026 e já passam a integrar a frota utilizada nos serviços de infraestrutura, com foco na recuperação e manutenção das estradas vicinais e no fortalecimento das ações “porteira a dentro” nos 11 projetos de assentamentos rurais do município.

Segundo o Vereador Gleisson Noleto, os maquinários ampliam significativamente a capacidade de atendimento do poder público. “Esses equipamentos vão permitir mais agilidade e eficiência nos trabalhos de infraestrutura, beneficiando diretamente os assentamentos rurais, o escoamento da produção e a qualidade de vida das famílias do campo, refletindo também no desenvolvimento da cidade”, destacou.

O parlamentar também agradeceu ao Ministro Carlos Fávaro e à Deputada Federal Flavinha pelo apoio e sensibilidade com o município. “Sou grato por colocarem Peixoto de Azevedo no radar das políticas públicas do Governo Federal. Esse olhar atento fortalece o desenvolvimento do nosso município, tanto no campo quanto na cidade”, concluiu o vereador Gleisson Noleto.

Gleisson Noleto - Vereador

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Mato Grosso

100% dos municípios estão filiados a AMM

O feito histórico ocorre sob a presidência de Léo Bortolin e consolida a entidade como representante oficial das 142 cidades do estado.

100% dos municípios estão filiados a AMM
Foto: Léo Bortolin - Presidente da AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) atingiu, pela primeira vez em sua história, a marca de 100% de filiação dos municípios de Mato Grosso. O feito histórico ocorre sob a presidência de Léo Bortolin e consolida a entidade como representante oficial das 142 cidades do estado. “Chegar a 100% de filiação é algo histórico. Isso só acontece quando os municípios se sentem, de fato, representados. É o reconhecimento de um trabalho coletivo, técnico e político em defesa das prefeituras”, afirma.

Desde o início da gestão, o ex-prefeito de Primavera do Leste conduziu uma agenda voltada à retomada do protagonismo da AMM, ampliando a atuação da instituição em pautas sensíveis ao desenvolvimento dos municípios, como segurança jurídica, defesa da autonomia municipal, compensações financeiras, reforma tributária e apoio técnico às administrações locais.

Além da articulação política, a gestão liderada por Léo Bortolin fortaleceu a prestação de serviços diretos às prefeituras, com ampliação da equipe técnica, apoio gratuito na elaboração de projetos, aumento expressivo no número de propostas aprovadas junto a programas federais e investimentos em qualificação de gestores municipais.

“Não existe filiação plena sem entrega. Hoje a AMM é uma parceira real dos prefeitos, especialmente dos pequenos municípios, que muitas vezes não têm estrutura técnica própria. A entidade passou a ajudar onde o município mais precisa”, destacou o presidente.

Com a filiação integral, a AMM ganha ainda mais força para atuar como interlocutora dos municípios junto aos governos estadual e federal, ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle, falando em nome de todo o território mato-grossense.

Ver Mais

Mais Vistas