Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Curso de Formação de Brigadistas em Peixoto de Azevedo

Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil capacitam pessoas para ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Curso de Formação de Brigadistas em Peixoto de Azevedo
Foto: Cursistas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Peixoto de Azevedo em parceria com a 12ª Companhia Independente de Bombeiros Militar está desenvolvendo o curso de formação da Brigadista Municipal de Combate a Incêndios Florestais.
 
Na teoria e prática os participantes estão sendo capacitados para aplicação de técnicas adequadas de prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros.
 
 
Segundo o Sd. Granzoti - do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a metodologia de ensino consiste em dotar os futuros brigadistas de informações atualizadas sobre a legislação ambiental, classificação de incêndios, prevenção de pânico, métodos de extinção do fogo, uso de equipamentos, ferramentas e de proteção individual, protocolo pré-hospitalar, entre outras técnicas.
 
A capacitação tem carga horária total de 24 horas divididas em três dias, nos períodos matutino e vespertino.
 
 
A Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, disse que a cidade possui 11 Projetos de Assentamentos Rurais e que a formação de profissionais com conhecimentos e técnicas suficientes para trabalhar a prevenção de incidentes e agir em caso de situações de emergência irá minimizar a grande problemática das queimadas em território Peixotense.
 
“Esse respaldo dado pelo Corpo de Bombeiros no treinamento e capacitação resultara em uma melhor atuação de nossos brigadistas, principalmente nas áreas rurais como o distrito União do Norte e assentamentos adjacentes. Essas pessoas estarão habilitadas a agirem de maneira correta e segura em casos de incêndios, evitando episódios de agravamento das chamas, pânico e possível risco à integridade física”, mencionou a Secretária Anni Karini.
 
 
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Jacson Maciel, lembrou que todo apoio logístico está sendo dado pela prefeitura de Peixoto de Azevedo no desenvolvimento do curso de formação de brigadista. Ele destacou que o órgão atuará no suporte a brigada nas atuações preventivas, de fiscalização, notificação e combate as queimadas urbanas e rurais.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá

Malha viária que liga Matupá aos distritos de Flor da Serra e Alto Alegre está sendo patrolhada

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá
Foto: Recuperação das Estradas

A Secretaria de Obras de Matupá realizou o patrolamento das estradas da Gleba Liberdade e núcleos urbanos de Alto Alegre e Flor da Serra.

Essa ação visa melhorar a trafegabilidade das vias, garantindo segurança e acessibilidade para os moradores e produtores rurais da região.

As estradas rurais são fundamentais para o desenvolvimento local, pois permitem o escoamento da produção agrícola e o acesso a serviços essenciais.

Além do patrolamento foi desenvolvida a limpeza das laterais e reabertura dos desaguadouros.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, a prefeitura atua constantemente na manutenção das estradas rurais para garantir trafegabilidade em todas as temporadas, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando a economia local.

A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura e o bem-estar dos cidadãos.

Estradas sendo revitalizadas

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Mais Vistas