Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Parceria SEMMA e FECOMIN viabiliza implantação de Aterro Controlado

Lixão de Peixoto de Azevedo será transformado em Aterro Controlado através de Parceria Público Privada

Parceria SEMMA e FECOMIN viabiliza implantação de Aterro Controlado
Foto: Lixão Municipal
A Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso – FECOMIN, está ultimando os detalhes para formalização de Termo de Cooperação Técnica junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Peixoto de Azevedo, afim de implementar o Projeto de Aterro Controlado na área do ‘Lixão’, onde os dejetos e resíduos são depositados de forma inadequada a anos, causando problemas ambientais, de saúde e sociais.
 
Em recente visita ao Lixão foram feitos os primeiros levantamentos para diagnóstico e prognóstico situacional, onde já existe o passivo ambiental e quais medidas imediatas a serem tomadas para colocar em prática o Aterro Controlado, que terá acompanhamento de consultoria e assistência técnica dos Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
 
O conceito de engenharia do aterro controlado nasce para nivelar os lixões e cobri-los com terra.
 
 
Segundo os Pesquisadores, Gestor Ambiental Renato Barbosa da Silva e o Biólogo Rodrigo Lima, a técnica além de muito eficiente não causaria danos ou riscos à saúde pública e à segurança e minimizaria de imediato os impactos ambientais do lixão.
 
“O aterro controlado diminui a proliferação de vetores causadores de doenças e a poluição visual se comparado ao lixão. Além do isolamento de toda área que inclusive está cercada e sinalizada, é feito uma cobertura impermeável de manta plástica para que não haja a contaminação do lençol freático. Mas a grande vantagem é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido, facilitando e acelerando a decomposição dos resíduos, bem como a construção de chaminés para a liberação de gases”, disse Renato Barbosa.
 
O Presidente da FECOMIN, Gilson Gomes Camboim, destacou que o município de Peixoto de Azevedo será o pioneiro no Vale do Peixoto na implantação do Aterro Controlado que será executado por profissionais experientes no segmento e com todo apoio logístico do setor de mineração.
 
 
“O aterro controlado de lixo é uma das formas de tratamento de resíduos que vem crescendo e está respaldado por protocolos internacionais de viabilidade técnica, econômica e ambiental”, mencionou Camboim.
 
A Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, destacou que a atual administração do Prefeito Maurício Ferreira de Souza tem como prioridade em seu Plano de Governo a construção do Aterro Sanitário Celular e a busca de emendas parlamentares nas esferas estadual e federal para que o projeto efetivamente saia do papel, mas enquanto isso não ocorre atuará para otimização dos serviços de coleta, transporte e deposito dos materiais com total segurança, visando o bem-estar das pessoas e, consequentemente, do próprio meio ambiente.
 
 
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Gleison Noleto eleito Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo

A nova Mesa Diretora assumirá a responsabilidade de conduzir administrativa, política e institucionalmente o Poder Legislativo durante o biênio 2027-2028

Gleison Noleto eleito Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo
Foto: Mesa Diretora e Vereadores Apoiadores

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira, 29 de setembro, a Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo elegeu o vereador Gleison Noleto para a Presidência do Poder Legislativo no biênio 2027-2028.

A votação contou com a presença dos 13 vereadores, além de lideranças comunitárias, representantes de segmentos da sociedade organizada, servidores públicos, imprensa e membros da comunidade que acompanharam a definição da nova Mesa Diretora.

Parlamentar em seu segundo mandato eletivo, Gleison Noleto encabeçou a Chapa 01, que recebeu sete votos, alcançando a maioria necessária para conduzir o Parlamento Peixotense nos próximos dois anos. A disputa ocorreu com a Chapa 02, liderada pela vereadora Margarete Cavallini, seguindo os procedimentos previstos no Regimento Interno da Casa de Leis.

Além de Gleison Noleto, manifestaram voto favorável à Chapa 01 os vereadores Evandro Kommers, Rosângela Matos Dias, Eliege Krul, Daniel Bom Ami Rozanti, Warley Siqueira e Thawê Dorta.

Nova Mesa Diretora – Biênio 2027-2028

Presidente: Gleison Noleto
Vice-Presidente: Daniel da Master
2º Vice-Presidente: Evandro Kommers
1º Secretário: Thawê Dorta
2ª Secretária: Eliege Krul

A nova Mesa Diretora assumirá a responsabilidade de conduzir administrativa, política e institucionalmente o Poder Legislativo durante o biênio 2027-2028, período em que estarão entre os desafios o fortalecimento da atividade parlamentar, a participação da sociedade nas discussões de interesse coletivo, a transparência dos atos legislativos e o diálogo institucional entre os poderes e a comunidade.

Após a votação, Gleison Noleto agradeceu aos vereadores que confiaram à Chapa 01 a condução da Câmara Municipal e destacou o compromisso de exercer a Presidência com responsabilidade, independência, respeito ao Regimento Interno e às diferentes posições políticas representadas no Parlamento.

Ver Mais

Matupá

AMEC recebe curso de produção de ração para aves

Para as pequenas propriedades rurais, a criação de aves pode representar uma alternativa para o autoconsumo, comercialização de ovos e carne e geração complementar de renda.

AMEC recebe curso de produção de ração para aves
Foto: Divulgação

Mulheres da agricultura familiar participaram de mais uma importante ação de capacitação profissional voltada à diversificação da produção e geração de renda no campo. Associadas da AMEC – Associação das Mulheres em Campo participaram do Curso de Produção de Ração para Aves, oferecido pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural.

A capacitação reuniu atividades teóricas e práticas, proporcionando às agricultoras conhecimentos sobre seleção e utilização de matérias-primas, formulação e balanceamento nutricional das rações, pesagem dos ingredientes, moagem, mistura, armazenamento e fornecimento adequado da alimentação, considerando as diferentes fases de desenvolvimento das aves.

Para as pequenas propriedades rurais, a criação de aves pode representar uma alternativa para o autoconsumo, comercialização de ovos e carne e geração complementar de renda.

Nas Glebas União e Padovani, onde as associadas da AMEC desenvolvem diferentes atividades ligadas à agricultura familiar, o conhecimento adquirido poderá contribuir para fortalecer e diversificar ainda mais a produção. A fabricação da própria ração permite maior controle sobre a alimentação das aves e pode ajudar na redução dos custos de criação quando realizada com planejamento e orientação técnica.

Ver Mais

Política

Capitão é eleito Presidente do Legislativo Matupaense por unanimidade

Capitão recebeu os votos dos nove parlamentares que compõem o Legislativo e assumirá pela terceira vez a Presidência da Casa de Leis.

Capitão é eleito Presidente do Legislativo Matupaense por unanimidade
Foto: Vereador Capitão

Em sessão ordinária, o vereador Valdemar Frigeri, o Capitão, foi eleito para presidir a Câmara Municipal no biênio 2027–2028.

Capitão recebeu os votos dos nove parlamentares que compõem o Legislativo e assumirá pela terceira vez a Presidência da Casa de Leis.

Em seu sexto mandato eletivo, Valdemar Frigeri chega novamente à Presidência com a proposta de fortalecer a atuação administrativa, política e institucional do Poder Legislativo, ampliando os canais de diálogo entre vereadores, população, Poder Executivo, órgãos públicos e diferentes segmentos da sociedade.
Entre as prioridades apresentadas para o próximo biênio estão ampliar a participação popular nas discussões legislativas, estreitar o relacionamento institucional entre os poderes e pautar projetos, debates e ações relacionados às políticas públicas municipais.

A futura gestão também pretende implementar sessões itinerantes, aproximando os trabalhos legislativos das comunidades urbanas e rurais, além de fortalecer parcerias com órgãos, instituições e entidades representativas do município.

Outro objetivo para 2027 e 2028 será avançar na construção da sede própria da Câmara de Matupá, buscando proporcionar uma estrutura adequada ao funcionamento do Legislativo e ao atendimento da população.

Ao agradecer aos colegas parlamentares, Valdemar Frigeri destacou a responsabilidade de voltar a comandar a instituição.

“Recebo com muita gratidão a confiança dos vereadores que acolheram nosso nome para novamente presidir esta Casa. Agradeço a cada colega e reafirmo meu compromisso de conduzir o Legislativo com diálogo, responsabilidade, transparência e respeito. Vamos trabalhar para aproximar ainda mais a Câmara da população e fortalecer as ações que contribuam para o desenvolvimento de Matupá.”

Ver Mais

Mais Vistas