Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Parceria SEMMA e FECOMIN viabiliza implantação de Aterro Controlado

Lixão de Peixoto de Azevedo será transformado em Aterro Controlado através de Parceria Público Privada

Parceria SEMMA e FECOMIN viabiliza implantação de Aterro Controlado
Foto: Lixão Municipal
A Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso – FECOMIN, está ultimando os detalhes para formalização de Termo de Cooperação Técnica junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Peixoto de Azevedo, afim de implementar o Projeto de Aterro Controlado na área do ‘Lixão’, onde os dejetos e resíduos são depositados de forma inadequada a anos, causando problemas ambientais, de saúde e sociais.
 
Em recente visita ao Lixão foram feitos os primeiros levantamentos para diagnóstico e prognóstico situacional, onde já existe o passivo ambiental e quais medidas imediatas a serem tomadas para colocar em prática o Aterro Controlado, que terá acompanhamento de consultoria e assistência técnica dos Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
 
O conceito de engenharia do aterro controlado nasce para nivelar os lixões e cobri-los com terra.
 
 
Segundo os Pesquisadores, Gestor Ambiental Renato Barbosa da Silva e o Biólogo Rodrigo Lima, a técnica além de muito eficiente não causaria danos ou riscos à saúde pública e à segurança e minimizaria de imediato os impactos ambientais do lixão.
 
“O aterro controlado diminui a proliferação de vetores causadores de doenças e a poluição visual se comparado ao lixão. Além do isolamento de toda área que inclusive está cercada e sinalizada, é feito uma cobertura impermeável de manta plástica para que não haja a contaminação do lençol freático. Mas a grande vantagem é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido, facilitando e acelerando a decomposição dos resíduos, bem como a construção de chaminés para a liberação de gases”, disse Renato Barbosa.
 
O Presidente da FECOMIN, Gilson Gomes Camboim, destacou que o município de Peixoto de Azevedo será o pioneiro no Vale do Peixoto na implantação do Aterro Controlado que será executado por profissionais experientes no segmento e com todo apoio logístico do setor de mineração.
 
 
“O aterro controlado de lixo é uma das formas de tratamento de resíduos que vem crescendo e está respaldado por protocolos internacionais de viabilidade técnica, econômica e ambiental”, mencionou Camboim.
 
A Secretária de Meio Ambiente, Anni Karini, destacou que a atual administração do Prefeito Maurício Ferreira de Souza tem como prioridade em seu Plano de Governo a construção do Aterro Sanitário Celular e a busca de emendas parlamentares nas esferas estadual e federal para que o projeto efetivamente saia do papel, mas enquanto isso não ocorre atuará para otimização dos serviços de coleta, transporte e deposito dos materiais com total segurança, visando o bem-estar das pessoas e, consequentemente, do próprio meio ambiente.
 
 
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada

Estrada do Baixão Velho é fundamental para o setores de mineração e agropecuário

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
Foto: Estrada do Baixão Velho

A Secretaria de Obras realizou a recuperação da estrada do Baixão Velho, importante via de acesso a empreendimentos de mineração, garimpos de ouro e áreas de plantio de grãos no município de Peixoto de Azevedo.

Para restabelecer as condições de tráfego, foram empregados motoniveladoras, pá-carregadeiras, PCs, caminhões basculantes e outros maquinários no patrolamento, cascalhamento, limpeza das margens, abertura de desaguadouros e na execução de ações emergenciais, assegurando a trafegabilidade da via rural.

A iniciativa atende à determinação do Prefeito Paulistinha de garantir o acesso às propriedades e empreendimentos, o transporte da produção mineral, o escoamento agropecuário e o deslocamento da população até a sede do município, onde estão concentrados os serviços públicos essenciais.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas