Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

SEMMA Matupá realiza mobilização no Dia Mundial do Meio Ambiente

Plantio de Mudas, Soltura de Peixes, Palestras e Dinâmicas foram desenvolvidos no Complexo Turístico dos Lagos Matupaenses

SEMMA Matupá realiza mobilização no Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Dia do Meio Ambiente
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto participou ativamente das atividades alusivas e comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente realizado nesta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023 no Complexo Turístico dos Lagos de Matupá.
 
O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contou com parcerias da COOGAVEPE, FRIALTO, SEMA-MT, Rotary, Lions Clube, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Maçonaria e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires.
 
Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles foram orientados por Técnicos Ambientais e Engenheiros Florestais sobre a importância da conscientização e da ação contínua em prol da proteção do meio ambiente, biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.
 
Além das palestras e dinâmicas, foram plantadas e distribuídas mais de 200 mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas doadas pela COOGAVEPE. Aconteceu também a soltura e repovoamento dos lagos Matupaenses com cerca de 4.000 peixes da espécie Tabatinga.
 
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Valdemar Frigeri (Capitão), o evento destacou a necessidade de se viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza.
 
O Prefeito Bruno Mena esteve presente e solicitou o envolvimento dos pais, alunos, professores e de toda comunidade na preservação ambiental, como por exemplo: não ocasionar queimadas, descartar corretamente o lixo, preservar as nascentes e as águas dos rios, plantar árvores, cuidar dos parques e florestas, praticar a reciclagem, entre outras ações e atitudes simples que podem ser tomadas pela população para preservar o meio ambiente.
 
O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Camboim, parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matupá pela mobilização conscientizadora do Dia Mundial do meio Ambiente. Para ele, é fundamental que as crianças e adolescentes adquiram uma postura adequada em relação aos usos dos recursos naturais, garantindo um desenvolvimento sustentável, pois preservar e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a toda humanidade.
 
“Quero dizer que a COOGAVEPE está a disposição para desenvolver projetos e campanhas em parceria com o poder público, principalmente no contexto de educação ambiental. Nosso quadro técnico profissional, o viveiro de mudas, assessoria de comunicação e apoio logístico serão dados, pois temos como missão promover ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais do setor mineral nos aspectos econômicos, ambientais e sociais, respeitando a diversidade cultural e a ética para não comprometer o futuro das próximas gerações”, disse Gilson Camboim.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Defensoria Pública está em novo prédio em Matupá

Defensoria Pública Estadual foi inaugurada no município e atende de forma presencial oferendo serviços jurídicos de forma gratuita a Matupaenses

Defensoria Pública está em novo prédio em Matupá
Foto: Ato de Inauguração
Foi realizada a solenidade de inauguração do Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no município de Matupá.
 
O prédio está localizado estrategicamente na região central da cidade e conta com recepção, espaço kids, 02 salas de assessoria, gabinete da defensora, copa e sanitários.
 
A estrutura física foi cedida pela Prefeitura Municipal e conta com um quadro composto por assessora jurídica, ajudante geral e duas estagiárias.
 
A Defensoria Pública Matupaense fica na Rua Luiz Mena, nº 1601 e atende de forma humanizada e presencial, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
 
Questões como: defesa do consumidor, regularização fundiária, defesa da infância, juventude e da mulher, execuções penais, civil e criminal, direitos humanos, acesso a cidadania, e outros são ofertados gratuitamente pela instituição.
 
O Prefeito Bruno Mena destacou que a contrapartida da administração na consolidação do Núcleo da Defensoria Pública é um grande marco no sentido de garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade, assistência jurídica integral e gratuita, judicial e extrajudicial, no âmbito individual e coletivo, assegurando ao cidadão seus direitos humanos.
 
A Defensora Pública Geral, Dra. Maria Luziane Ribeiro de Castro, enfatizou a parceria com os Poderes Constituídos e o acolhimento e credibilidade da comunidade as atividades do núcleo de Matupá, que seguirá atuante, eficiente e prestativo no atendimento digno e humanizado e na promoção efetiva da justiça social.
 
Participaram do evento o Deputado Estadual, Diego Guimarães, o Juiz Diretor do Foro de Matupá, Dr. Marcelo Ferreira Botelho, Vereador Silvano Ramos, Delegado de Polícia Judiciária Civil, Presidente do CONSEG, 14ª Subseção da OAB, Secretários Municipais e demais autoridades e personalidades.
Ver Mais

Política

Vereador Peixotense indica ajuda de custo a Associação de Acadêmicos de Peixoto

Joranir Soares solicitou da Prefeitura que disponibilize ajuda de custo para transporte de acadêmicos até faculdades da região

Vereador Peixotense indica ajuda de custo a Associação de Acadêmicos de Peixoto
Foto: Joranir Soares - Vereador
O vereador Joranir Soares (UB) sempre atuou para que o município de Peixoto de Azevedo viabilizasse um polo de ensino superior, quer seja público ou privado para atender os jovens e aqueles que buscam a formação acadêmica para ingressar no mercado de trabalho.
 
Enquanto essas tratativas estão sendo feitas entre a atual administração e a Unifama, Joranir Soares solicitou em nome da Associação de Acadêmicos de Peixoto de Azevedo que o Poder Executivo Municipal elabore e encaminhe para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que autorize a Prefeitura a providenciar de forma legal ajuda de custo financeiro de combustível para que cerca de 600 estudantes possam estar sendo contemplados com o transporte de Peixoto de Azevedo e União do Norte até a unidade da faculdade estabelecida na cidade de Guarantã do Norte.
 
“Esse requerimento foi aprovado na Câmara de Vereadores e segue para avaliação e execução do Prefeito Paulistinha. Tenho certeza que o novo gestor envidará esforços para atender a associação dos acadêmicos e para que a Unifama seja instalada no município, pois entendo que o ensino superior tem o poder de transformar vidas e que Peixoto de Azevedo merece esse investimento”, disse o Vereador Joranir Soares.
 
O parlamentar lembrou que a questão da faculdade foi um dos ‘Carros Chefes’ da campanha eleitoral e espera que de imediato seja dada a ajuda no custeio do combustível, desta forma centenas de jovens poderão permanecer nos cursos superiores desenvolvendo habilidades valiosas que vão no futuro aumentar as chances de emprego.
Ver Mais

Mais Vistas