Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

SEMMA Matupá realiza mobilização no Dia Mundial do Meio Ambiente

Plantio de Mudas, Soltura de Peixes, Palestras e Dinâmicas foram desenvolvidos no Complexo Turístico dos Lagos Matupaenses

SEMMA Matupá realiza mobilização no Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Dia do Meio Ambiente
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto participou ativamente das atividades alusivas e comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente realizado nesta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023 no Complexo Turístico dos Lagos de Matupá.
 
O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contou com parcerias da COOGAVEPE, FRIALTO, SEMA-MT, Rotary, Lions Clube, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Maçonaria e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires.
 
Alunos da Escola Municipal Cecília Meireles foram orientados por Técnicos Ambientais e Engenheiros Florestais sobre a importância da conscientização e da ação contínua em prol da proteção do meio ambiente, biodiversidade e da sustentabilidade do planeta.
 
Além das palestras e dinâmicas, foram plantadas e distribuídas mais de 200 mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas doadas pela COOGAVEPE. Aconteceu também a soltura e repovoamento dos lagos Matupaenses com cerca de 4.000 peixes da espécie Tabatinga.
 
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Valdemar Frigeri (Capitão), o evento destacou a necessidade de se viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza.
 
O Prefeito Bruno Mena esteve presente e solicitou o envolvimento dos pais, alunos, professores e de toda comunidade na preservação ambiental, como por exemplo: não ocasionar queimadas, descartar corretamente o lixo, preservar as nascentes e as águas dos rios, plantar árvores, cuidar dos parques e florestas, praticar a reciclagem, entre outras ações e atitudes simples que podem ser tomadas pela população para preservar o meio ambiente.
 
O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Camboim, parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matupá pela mobilização conscientizadora do Dia Mundial do meio Ambiente. Para ele, é fundamental que as crianças e adolescentes adquiram uma postura adequada em relação aos usos dos recursos naturais, garantindo um desenvolvimento sustentável, pois preservar e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a toda humanidade.
 
“Quero dizer que a COOGAVEPE está a disposição para desenvolver projetos e campanhas em parceria com o poder público, principalmente no contexto de educação ambiental. Nosso quadro técnico profissional, o viveiro de mudas, assessoria de comunicação e apoio logístico serão dados, pois temos como missão promover ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais do setor mineral nos aspectos econômicos, ambientais e sociais, respeitando a diversidade cultural e a ética para não comprometer o futuro das próximas gerações”, disse Gilson Camboim.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores

O objetivo é garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) participou de uma importante reunião que reuniu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Comando Regional da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e das cooperativas Coomipaz e Cooperrio para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal e sustentável.

Representando a Coogavepe, o vice-presidente Gabriel Cervantes defendeu a necessidade de um maior alinhamento entre as cooperativas, os poderes públicos, as forças de segurança e os órgãos fiscalizadores, com o objetivo de garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Durante o encontro, Gabriel também destacou a importância da desburocratização e da maior celeridade nos processos de licenciamento ambiental, além da construção de um trabalho conjunto, democrático e institucional capaz de aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao setor mineral. Entre as propostas apresentadas estão o incentivo a pesquisas, estudos, inovação tecnológica, assistência técnica, consultoria especializada, celebração de termos de cooperação, criação de linhas de crédito específicas e mecanismos de incentivo que fortaleçam a legalidade e a sustentabilidade ambiental.

“O garimpo legal não pode ser confundido com a extração mineral clandestina e criminosa. Quem trabalha dentro da legislação, cumpre as exigências ambientais, investe em tecnologia e promove a recuperação das áreas degradadas precisa ser reconhecido e respeitado. O combate deve ser direcionado à ilegalidade, preservando o direito de quem produz com responsabilidade e compromisso ambiental”, ressaltou o vice-presidente da Coogavepe.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Social em Movimento leva serviços públicos ao Bairro Mãe de Deus

Acontece na próxima sexta-feira dia 31 de julho o Mutirão Social em Movimento a partir das 8:00 horas na quadra de esportes do Bairro Mãe de Deus.

Social em Movimento leva serviços públicos ao Bairro Mãe de Deus
Foto: Divulgação

Acontece na próxima sexta-feira dia 31 de julho o Mutirão Social em Movimento a partir das 8:00 horas na quadra de esportes do Bairro Mãe de Deus.

Encabeçado pela Secretaria de Assistencia Social envolve todas as pastas públicas em uma grande mobilização de prestação de serviços a toda comunidade.

- Emissão de RG
- Carteira do Idoso
- CADÚNICO/Bolsa Família
- Benefício de Prestação Continuada
- Corte de Cabelo
- Vacinação
- Aferição da Pressão Arterial
- Avaliação Odontológica
- Atendimentos de Oftalmologia
- Pesagem
- Cadastro Cartão SUS
- Distribuição de Mudas
- Ações Programa Ser Família
- Parque Infantil
- Pipoca, Doces e Guloseimas

Totalmente gratuito à população!
Participem!!!

Convite especial da Primeira Dama Cristiane Lima e Prefeito Paulistinha.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso

Cooperrio solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários.

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso
Foto: Cooperativas presentes em Cuiabá-MT

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, participou de uma importante audiência no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal por meio de balsas.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Diego Guimarães e reuniu representantes da Coogavepe, Coomipaz, Cooperrio, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Casa Civil de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Durante a reunião, Vanderson Portes solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários utilizados na atividade mineral.

Segundo ele, além dos elevados prejuízos financeiros e sociais causados aos garimpeiros, essas ações acabam contribuindo para a poluição dos rios, em razão dos destroços deixados nas águas e em suas margens.

O presidente destacou que a Cooperrio desenvolve uma ampla força-tarefa voltada à regularização da mineração em balsas, promovendo a adequação das embarcações às exigências legais e ambientais. O trabalho envolve melhorias estruturais, fortalecimento da segurança do trabalho, implantação de protocolos preventivos de proteção ambiental, obtenção de licenças, assistência técnica e jurídica aos cooperados, fortalecimento do cooperativismo, planejamento de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Como encaminhamento da audiência, ficou acordado que o Governo de Mato Grosso estudará mecanismos para promover o ressarcimento financeiro dos prejuízos ocasionados pela recente operação da Polícia Ambiental, que destruiu pelo menos 11 balsas de mineração que estavam fora de operação e em processo de legalização.

Outro avanço importante foi o compromisso de discutir, na Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar da Mineração, iniciativa que contará com o apoio e a defesa do deputado estadual Diego Guimarães.

Ver Mais

Mais Vistas