Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Cooperados e Agricultores Familiares recebem mudas da Coogavepe

Cooperativa de garimpeiros promove distribuição de mudas de árvores para ações de recuperação ambiental

Cooperados e Agricultores Familiares recebem mudas da Coogavepe
Foto: Viveiro Coogavepe
O ano de 2024 começa com registros positivos de atendimentos a cooperados da Coogavepe, sitiantes e chacareiros do entorno da cidade e a comunidade Peixotense como um todo.
 
O Viveiro de Mudas da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto já está fazendo a distribuição de mudas de árvores nativas, frutíferas e até mesmo ornamentais.
 
A equipe ambiental promove a coleta de sementes, fazem o plantio, cultivam as mudas de diferentes espécies e prestam assistência técnica aos cooperados no cumprimento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, bem como realiza campanhas e ações de educação ambiental nos garimpos, escolas públicas e privadas, associações de agricultores familiares, colônias de pescadores e outros, sempre que requisitada.
 
As mudas cultivadas no Centro Tecnológico de Mineração são utilizadas para reflorestamento de áreas já mineralizadas, fomentação da cadeia produtiva de fruticultura, arborização e paisagismo, recuperação e conservação de nascentes e demais atividades que potencializem a cobertura da vegetação.
 
A Coogavepe dispõe de um quadro de profissionais como engenheiros florestais e ambientais, biólogos, técnicos ambientais e outros colaboradores que efetivamente auxiliam os cooperados no planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa através do diagnóstico ambiental, desenvolvimento de metodologias adequadas para o cumprimento do cronograma e monitoramento do PRAD.
 
A Cooperativa de Garimpeiros tem participação constante em projetos públicos de arborização, coleta seletiva de lixo, preservação de nascentes e bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, fomentação de cadeias produtivas da agricultura familiar e atividades preventivas relacionadas a proteção da biodiversidade.
 
Por que plantar árvores?
 
As árvores produzem uma infinidade de substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos, além de servirem como fontes de alimento e habitat natural de diversas espécies de animais, seja em parques urbanos, ou nas florestas e matas.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT

Aquisição foi possível por intermédio do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco.

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT
Foto: Aquisição de Retroescavadeira

 A Secretaria de Agricultura de Matupá recebeu mais uma Retroescavadeira Hidráulica para prestar serviços aos agricultores familiares das Glebas União, Padovani, Liberdade e Chácaras Produtivas.

A máquina já está no pátio de máquinas e deverá ser lançado no patrimônio e de imediato ser colocado em atividade nas pequenas propriedades rurais e nos projetos de assentamentos.

O Deputado Estadual Dilmar DalBosco foi fundamental na aquisição da retroescavadeira hidraulica junto à Seaf-MT, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento rural do município.

"Em nome do Prefeito Bruno Mena e dos Agricultores Matupaenses agradecemos ao Governador Mauro Mendes, Vice-Governador Otaviano Pivetta e à Secretária Estadual de Agricultura, Andréia Fujioka, pelo empenho em garantir infraestrutura Porteira a Dentro e fomentar as Cadeias Produtivas Matupaenses. Nossa missão é comtemplar o maior número de produtores possível e alavancar o setor produtivo através da disponibilidade de infraestrutura para escoar a produção", mencionou o Secretário de Agricultura, Levi Donizete.

Ver Mais

Educação

Professores aprovados em concurso são efetivados em Peixoto

Uma grande conquista com direito a defesa da classe educacional feita pelos vereadores Peixotenses

Professores aprovados em concurso são efetivados em Peixoto
Foto: Posse de professores

Os Vereadores de Peixoto de Azevedo acompanharam nesta sexta-feira (29) o ato de posse dos professores aprovados no Concurso Nº 001/2024, ocorrido na Secretaria Municipal de Educação. Esses profissionais estarão a partir da próxima segunda-feira (01/09) atuando nas creches e escolas municipais.

A Professora Margarete Cavallini, Thawê Dorta, Zinha, Daniel da Master, Professor Wechinton Brito e os demais legisladores defenderam o chamamento, convocação e efetivação desses profissionais junto à Secretaria de Educação e ao Prefeito Municipal.

Os vereadores enfatizaram que os professores desempenham um papel fundamental na formação das crianças, e a estabilidade do serviço público é essencial para garantir a qualidade da educação.

Os profissionais foram felicitados e passam a desempenhar a nobre missão de formar crianças e jovens, não apenas transmitindo conhecimentos, mas também inspirando, motivando e orientando seus alunos para o sucesso e para a vida cidadã.

Ver Mais

Matupá

Reservatório deverá suprir as necessidades de água na Linha 03 da Gleba União

Todos os serviços estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e acompanhada de perto pelo Vice-Prefeito Celso Sorgato.

Reservatório deverá suprir as necessidades de água na Linha 03 da Gleba União
Foto: Reservatório da Linha 05

A Prefeitura de Matupá está trabalhando para solucionar o problema de falta de água na Linha 03 da Gleba União. Está sendo aberto um reservatório em uma área identificada de grande fluidez de água que deverá suprir as necessidades da comunidade. Além da abertura com máquinas pesadas, também foram desenvolvidas análises de qualidade e quantidade de água que a represa poderá ofertar.


Todos os serviços estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e acompanhada de perto pelo Vice-Prefeito Celso Sorgato. A atual administração direciona esforços e medidas específicas para proteger esse reservatório de água através de ações de proteção de suas margens e outras atividades de cunho ambiental.

O Secretário de Agricultura, Levi Donizete e a Secretária Adjunta Poliana Grassi, destacam que a expectativa é de que o problema de falta de água na Linha 03 seja resolvido, reforçando as políticas públicas da Gestão Bruno Mena e Celso Sorgato com a qualidade de vida das centenas de famílias que há anos sofrem com a situação e que agora terão abastecimento sustentável da água.

 

Vice-Prefeito Celso Sorgato

Ver Mais

Mais Vistas