Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Projeto Futuro Verde é desenvolvido pelo Frialto e Ponto Alto Confinamento

Plantio de Árvores em área mineralizada visando a recuperação ambiental e proteção de nascentes de água em Matupá

Projeto Futuro Verde é desenvolvido pelo Frialto e Ponto Alto Confinamento
Foto: Projeto Socioambiental Frialto e Ponto Alto
O Frigorifico Frialto e o PontoAlto Confinamento realizaram na manhã deste sábado (17) o Projeto Socioambiental ‘Futuro Verde – Ações que Transformam’ que contou com a parceria da Coogavepe e Somar Ambiental e Engenharia, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Matupá e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires.
 
Os idealizadores, parceiros, colaboradores e voluntários foram recebidos com um delicioso café da manhã e também participaram de uma breve explanação técnica da iniciativa de educação ambiental empreendida pela empresa frigorífica.
 
Em uma área que margeia a rodovia BR-163 foram desenvolvidas atividades de plantio de 1.500 mudas de árvores nativas de mais de 15 espécies que foram doadas pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - Coogavepe.
 
Neste espaço territorial a pelo menos duas décadas já existia atividade garimpeira de extração de ouro e que agora através do Projeto Futuro Verde está sendo restaurada por meio de gramídeas que potencializam a cobertura vegetal da área degradada e agregação do plantio de árvores nativas da região que garantirão a médio prazo a retomada das funções ecossistêmicas.
 
“Somos parceiros dos órgãos governamentais, privados e não governamentais nas ações de recuperação ambiental. A Coogavepe tem seu viveiro próprio e conta com um quadro técnico profissional que está disponível para auxiliar nos projetos e medidas de revegetação, inclusive nas regiões já mineralizadas. Estamos felizes em participar desta 1ª edição do Futuro Verde do Frialto e Ponto Alto. Juntos estamos fazendo o plantio de árvores neste local que conta com uma potencial nascente de água”, destacou o Engenheiro Florestal André Zampieri.
 
A Bióloga do Frialto, Pamela Sangaleti, agradeceu a todos os participantes, colaboradores das empresas, instituições parceiras e voluntários que estão engajados e cumprindo a missão de promover o equilíbrio químico, físico e biológico desta área degradada cujo esforço cooperativo irá garantir no futuro a devolução ao solo das plenas condições de produtividade.
 
Os Gerentes João Renato (Frigorífico Frialto) e Mackghiver Moreira (Ponto Alto Confinamento) destacaram que a mobilização socioambiental que contou com a participação direta da SEMMA Matupá, SEMA-MT, Comitê da Bacia Hidrográfica, Coogavepe, Somar Ambiental e os colaboradores das empresas não apenas garantirá a recuperação visual da paisagem, mas também a reconstrução da dinâmica vegetal, de forma que a área restaurada seja sustentável ao longo do tempo e recupere sua biodiversidade.
Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue

A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

HM Nossa Senhora do Rosário realiza Campanha de Doação de Sangue
Foto: Voluntária

Meta alcançada na campanha de doação de sangue promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. A comunidade atendeu ao chamamento e demonstrou grande solidariedade nesse gesto nobre de salvar vidas.

Com a participação dos voluntários, o estoque do banco de sangue será elevado a níveis compatíveis para atender às necessidades emergenciais. Nosso agradecimento especial aos profissionais envolvidos na triagem, entrevistas, avaliações, alimentação e coleta sanguínea e, sobretudo, aos doadores, que estenderam a mão por amor ao próximo.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Força-Tarefa de recuperação de estradas em Guarantã do Norte
Foto: Construção de Pontes

A Secretaria de Infraestrutura segue em força-tarefa com suas equipes de máquinas rodoviárias atuando nas estradas rurais do município, executando ações emergenciais para enfrentar os problemas provocados pelas fortes chuvas. Entre as situações atendidas estão erosões, cortes de estradas, estouro de bueiros, atoleiros, pontes danificadas e outros transtornos decorrentes do período chuvoso.

A Prefeitura Guarantaense tem recebido demandas de agropecuaristas e agricultores familiares de diversas regiões e, de forma estratégica, vem priorizando e planejando a recuperação da malha viária rural, que sofreu grande destruição em razão da intensidade das chuvas torrenciais.

Os trabalhos em andamento incluem construção e recuperação de pontes e bueiros, abertura de drenos e desaguadouros, patrolamento e cascalhamento de pontos críticos, além da elevação de aterros e compactação do solo, garantindo melhores condições de trafegabilidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, “o prefeito Marcio Gonçalves está acompanhando, tanto pela central de monitoramento quanto a campo, a execução das ações emergenciais, além de articular apoio junto às esferas de governo para minimizar os impactos causados nas estradas rurais durante o período chuvoso. Ele nos determinou total assistência e apoio para que os produtores não deixem de escoar sua produção.”

As ações seguem avançando conforme o planejamento técnico e a urgência das demandas, assegurando suporte ao setor produtivo e à população rural.

As Linhas 38, Páscoa, Cachoeirinha e entrada do Travessão 45 foram atendidas.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã do Norte intensifica ações emergenciais para minimizar impactos das fortes chuvas

a Linha da Cachoeirinha foram eliminados pontos críticos de atoleiros com a instalação de tubulação de concreto, serviços de aterramento, cascalhamento e abertura de desaguadouros

Guarantã do Norte intensifica ações emergenciais para minimizar impactos das fortes chuvas
Foto: Linha Recuperada

O município de Guarantã do Norte enfrenta situação de emergência em decorrência das intensas chuvas registradas neste período, que já superam os volumes de anos anteriores. As precipitações têm causado grandes danos às estradas, pontes e bueiros, comprometendo o tráfego e o escoamento da produção rural.

Apesar do cenário desafiador, a Prefeitura tem atuado de forma firme e coordenada. O empenho dos servidores da Secretaria de Infraestrutura, aliado ao uso contínuo de maquinários da frota municipal, à parceria com agropecuaristas e ao compromisso da gestão do prefeito Marcio Gonçalves, por meio da Central de Monitoramento e Operações, tem possibilitado a execução de ações emergenciais para amenizar os transtornos causados pelas enxurradas.

Na Linha da Cachoeirinha, por exemplo, foram eliminados pontos críticos de atoleiros com a instalação de tubulação de concreto, serviços de aterramento, cascalhamento e abertura de desaguadouros, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para moradores e produtores da região.

O Secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, destacou o comprometimento das equipes que atuam diretamente nas frentes de trabalho. Segundo ele: “Independente de problemas atmosféricos estamos no trecho, monitorando, levando maquinários e pessoal, promovendo as recuperações e assegurando o escoamento produtivo e o trânsito.”

Ver Mais

Mais Vistas