Redes Sociais
Redes Sociais

Meio Ambiente

Coogavepe estará na campanha de coleta de lixo eletrônico

Renda obtida dos materiais recicláveis será revertida em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso

Coogavepe estará na campanha de coleta de lixo eletrônico
Foto: Representantes da Coogavepe na reunião

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, já oficializou a parceria com a Prefeitura de Matupá, Secretaria de Meio Ambiente e demais parceiros na campanha de coleta de lixo eletrônico que acontecerá ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

O lixo eletrônico é extremamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente se não for descartado de forma correta. Neste sentido a SEMMA Matupá contará com a empresa Ecodescarte que estará encarregada no processo de reciclagem destes resíduos. Os recursos advindos destes materiais serão repassados integralmente ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Segundo a Secretária Executiva da Coogavepe, Tatiane Silva, a sede da cooperativa de garimpeiros será um ponto de coleta e a difusão da campanha se estenderá possivelmente aos garimpos, além da utilização das mídias de comunicação da Coogavepe no processo de conscientização da comunidade.

Tudo que for acionado na tomada elétrica poderá ser reciclado: eletrodomésticos (fogão, geladeira, microondas), eletroportáteis (ventilador, liquidificador, sanduicheira), monitores, televisores, tecnologia da informação e telecomunicações (celulares, computadores, impressoras, aparelhos de fax, notebooks).

Um barracão foi cedido pelo cooperado da Coogavepe, Itacir Oss, e está localizado na Avenida Sebastião Alves Júnior próximo ao Machadão Atacadista e servirá de central de armazenagem da campanha.

A mobilização ganhará enfoque nas rádios, tvs, sites, redes sociais, som volante e por meio da distribuição de cartazes.

“Já abraçamos a esta causa nobre e convidamos nossos colaboradores e mais de 6.000 cooperados a aderir a cultura de reciclar, pois é uma ação que pode iniciar dentro de casa, nos garimpos, compras de ouro e deve ser continuada em todos os ambientes. Sem contar que isso é favorável ao meio ambiente e na continuidade do trabalho espetacular realizado pelo Hospital de Câncer nos municípios da região”, disse a Secretária da Coogavepe, Tatiane Silva.

Ao findar da campanha de coleta de lixo eletrônico a Prefeitura fará a prestação de contas e emitirá um Certificado as empresas, parceiros e colaboradores --- Selo Amigo do Meio Ambiente e do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe

Foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental.

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe
Foto: Reunião Garimpeiros Unidos

Gestores, garimpeiros, empreendedores de mineração e lideranças do setor, todos cooperados da Coogavepe, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma importante reunião no Centro de Eventos GG, no Bairro Nova Esperança, em Peixoto de Azevedo. O encontro teve como pauta exclusiva a Eleição para a escolha da nova Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros, prevista para o mês de março de 2026.

Preocupados com os rumos da instituição para os próximos anos, mais de 30 participantes estiveram presentes e, de forma democrática e participativa, apresentaram sugestões, ideias, opiniões e proposituras. Ao final do debate, houve posicionamento unânime pela composição de uma chapa para a disputa eleitoral.

Ficou definido que a chapa será encabeçada por Gilson Gomes Camboim, como candidato a Presidente, e Gabriel Antônio Cervantes de Souza, como candidato a Vice-Presidente. Também foi deliberada a abertura para participação direta e efetiva dos demais cooperados interessados na composição dos conselhos fiscal, administrativo e ético, sempre em consonância com o estatuto, regulamento interno, metas institucionais, plano de trabalho, projetos estratégicos e responsabilidade de atuação.

A chapa tem como propósito dar continuidade e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pela Coogavepe, com foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental, além da atenção à assistência social e à saúde do garimpeiro. Também estão entre as prioridades a organização, formalização e legalização dos empreendimentos minerais, bem como a validação e fortalecimento da cooperativa junto aos poderes constituídos, órgãos públicos, autarquias e organizações não governamentais.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Tubos de Aço subtituirão pontes de madeira em Peixoto de Azevedo

Secretaria de Obras, está avançando de forma significativa na modernização da infraestrutura das estradas rurais do município.

Tubos de Aço subtituirão pontes de madeira em Peixoto de Azevedo
Foto: Tubos de aço sendo montados

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria de Obras, está avançando de forma significativa na modernização da infraestrutura das estradas rurais do município. Atendendo a uma articulação direta do prefeito Paulistinha, estão sendo montados tubos de aço corrugado que irão substituir antigas pontes e pontilhões de madeira, garantindo mais segurança, durabilidade e eficiência no tráfego rural.

Antes da execução das obras, diversas pontes foram georreferenciadas, avaliadas tecnicamente e priorizadas, considerando o fluxo intenso de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos pesados que atendem as regiões de forte produção agropecuária.

A iniciativa assegura melhores condições de escoamento da produção, mobilidade e integração entre comunidades rurais.

Os tubos de aço corrugado se destacam pela alta resistência estrutural e longa vida útil, podendo ultrapassar décadas de uso, além de demandarem menor manutenção quando comparados às estruturas de madeira.

A implantação desses dispositivos nas estradas vicinais representa um investimento estratégico e sustentável na malha viária rural.

O prefeito Paulistinha tem atuado de forma contínua na captação de emendas parlamentares e recursos institucionais, viabilizando obras estruturantes como pontes, bueiros e galerias de concreto em pontos críticos do município. Esse trabalho reafirma o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento rural, o fortalecimento da agropecuária e a melhoria da qualidade de vida da população de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte
Foto: Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura de Guarantã do Norte deu início aos serviços de tapa-buracos nas vias pavimentadas do município, com foco nos trechos mais críticos e de maior fluxo de veículos.

As ações seguem um cronograma planejado para que, gradativamente, todos os bairros sejam contemplados com os reparos necessários, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito urbano.

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

A gestão municipal destaca que o período chuvoso acaba interferindo no ritmo das intervenções, mas pede a compreensão da população, reforçando que as equipes seguem mobilizadas e que, de forma progressiva, os problemas serão solucionados, melhorando as condições de trafegabilidade em toda a cidade.

Ver Mais

Mais Vistas