
Meio Ambiente
Complexo dos Lagos de Matupá ganha abrigo para aves
SEMMA busca garantir ambiente adequado e para reprodução das espécies de aves
06/02/2025 às 10:01

Com objetivo de tornar o complexo turístico dos lagos um ambiente cada vez mais adequado a sobrevivência e reprodução das aves, em especial as Araras.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Urbanismo fez a implantação da primeira etapa de casinhas de madeira (abrigos) estrategicamente nas árvores existentes nesta área de lazer, turismo, esporte, recreação, cultura e preservação ambiental.
Esta ação da SEMMA Matupaense afetará positivamente na melhor adaptação das aves ao ambiente urbano que é um cartão postal da cidade permitindo a ampliação da diversidade de espécies e fornecendo melhores recursos para as aves que frequentam o complexo dos lagos da ‘Capital da Amizade’.
Convocamos a população a nos ajudar a manter este patrimônio público limpo, preservado e em condições harmônicas de utilização pela comunidade e as aves, plantas e toda biodiversidade.
O vereador Capitão (ex-secretário de meio ambiente) acompanhou todo trabalho realizado pelos servidores e aproveitou para anunciar que continuará atuante no sentido de prover a cidade de espaços de contemplação ambiental, esporte, cultura, lazer e turismo, pois Matupá é uma cidade sustentável e ecológica.
Ver Mais
Matupá
Defensoria Pública está em novo prédio em Matupá
Defensoria Pública Estadual foi inaugurada no município e atende de forma presencial oferendo serviços jurídicos de forma gratuita a Matupaenses
14/03/2025 às 13:18

Foi realizada a solenidade de inauguração do Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no município de Matupá.
O prédio está localizado estrategicamente na região central da cidade e conta com recepção, espaço kids, 02 salas de assessoria, gabinete da defensora, copa e sanitários.
A estrutura física foi cedida pela Prefeitura Municipal e conta com um quadro composto por assessora jurídica, ajudante geral e duas estagiárias.
A Defensoria Pública Matupaense fica na Rua Luiz Mena, nº 1601 e atende de forma humanizada e presencial, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
Questões como: defesa do consumidor, regularização fundiária, defesa da infância, juventude e da mulher, execuções penais, civil e criminal, direitos humanos, acesso a cidadania, e outros são ofertados gratuitamente pela instituição.
O Prefeito Bruno Mena destacou que a contrapartida da administração na consolidação do Núcleo da Defensoria Pública é um grande marco no sentido de garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade, assistência jurídica integral e gratuita, judicial e extrajudicial, no âmbito individual e coletivo, assegurando ao cidadão seus direitos humanos.
A Defensora Pública Geral, Dra. Maria Luziane Ribeiro de Castro, enfatizou a parceria com os Poderes Constituídos e o acolhimento e credibilidade da comunidade as atividades do núcleo de Matupá, que seguirá atuante, eficiente e prestativo no atendimento digno e humanizado e na promoção efetiva da justiça social.
Participaram do evento o Deputado Estadual, Diego Guimarães, o Juiz Diretor do Foro de Matupá, Dr. Marcelo Ferreira Botelho, Vereador Silvano Ramos, Delegado de Polícia Judiciária Civil, Presidente do CONSEG, 14ª Subseção da OAB, Secretários Municipais e demais autoridades e personalidades.
Política
Vereador Peixotense indica ajuda de custo a Associação de Acadêmicos de Peixoto
Joranir Soares solicitou da Prefeitura que disponibilize ajuda de custo para transporte de acadêmicos até faculdades da região
18/03/2025 às 08:52

O vereador Joranir Soares (UB) sempre atuou para que o município de Peixoto de Azevedo viabilizasse um polo de ensino superior, quer seja público ou privado para atender os jovens e aqueles que buscam a formação acadêmica para ingressar no mercado de trabalho.
Enquanto essas tratativas estão sendo feitas entre a atual administração e a Unifama, Joranir Soares solicitou em nome da Associação de Acadêmicos de Peixoto de Azevedo que o Poder Executivo Municipal elabore e encaminhe para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que autorize a Prefeitura a providenciar de forma legal ajuda de custo financeiro de combustível para que cerca de 600 estudantes possam estar sendo contemplados com o transporte de Peixoto de Azevedo e União do Norte até a unidade da faculdade estabelecida na cidade de Guarantã do Norte.
“Esse requerimento foi aprovado na Câmara de Vereadores e segue para avaliação e execução do Prefeito Paulistinha. Tenho certeza que o novo gestor envidará esforços para atender a associação dos acadêmicos e para que a Unifama seja instalada no município, pois entendo que o ensino superior tem o poder de transformar vidas e que Peixoto de Azevedo merece esse investimento”, disse o Vereador Joranir Soares.
O parlamentar lembrou que a questão da faculdade foi um dos ‘Carros Chefes’ da campanha eleitoral e espera que de imediato seja dada a ajuda no custeio do combustível, desta forma centenas de jovens poderão permanecer nos cursos superiores desenvolvendo habilidades valiosas que vão no futuro aumentar as chances de emprego.
- Esportesatrás 5 dias
Prefeito Paulistinha e Engenheiros traçam metas de reforma da Vila Olímpica
- Matupáatrás 5 dias
Defensoria Pública inaugura núcleo de Matupá nesta quinta-feira
- Socialatrás 5 dias
Sucesso Talk Show Ascomim Mulher 2025
- SocialHá 1 dia
Centro de Convivência dos Idosos Peixotenses inicia atividades de 2025