Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Projeto Social Jovens Mineradores da Fides Mining

Turma de 15 alunos da rede pública participam de projeto inédito da empresa de mineração que atua na região do distrito União do Norte

Projeto Social Jovens Mineradores da Fides Mining
Foto: Turma de Jovens Mineradores
Aconteceu nesta quarta-feira (24) a aula inaugural do Programa ‘Jovens Mineradores’ que está sendo desenvolvido pela Empresa Fides Mining que atua na região do distrito União do Norte desde 2017.
Um grupo de 15 alunos das Escolas Públicas Vida e Esperança, Cecília Meireles e Leonísio Lemos Melo foram recebidos pela equipe técnica multiprofissional.
 
Os jovens terão a oportunidade de conhecer de perto no período de seis semanas todos os setores do empreendimento de mineração que conta atualmente com mais de 330 funcionários-colaboradores.
O objetivo da Fides Mining é potencializar a vocação profissional dos jovens estudantes para que tenham mais chances e oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.
 
“Nossa equipe de sustentabilidade tem a missão de preparar esses alunos para o futuro profissional. O Programa Jovens Mineradores é inédito e inovador, e irá contribuir diretamente para tornar esses e outros jovens, protagonistas das suas próprias histórias”, comentou a Gerente Administrativa da Fides Mining, Vera Sussai.
 
Acompanhados das lideranças de cada setor da mineradora, que na verdade serão os instrutores e monitores do projeto, a turma conhecerá em campo as atividades operacionais de geologia, planejamento de lavra, operação de máquinas pesadas, britagem, parque industrial, laboratório, setores de segurança do trabalho, saúde do trabalhador, administrativo, jurídico, dentre outros.
 
“A Fides Mining acredita no papel do jovem como um agente da mudança dentro da área profissional. Não tenho dúvidas de que será o momento em que eles encontrarão a possibilidade de aprender e se tornar futuramente um profissional mais preparado para o mercado de trabalho”, mencionou o Coordenador do Programa ‘Jovens Mineradores’, Felipe Santana.
 
Ele lembrou que toda logística de transporte, alimentação, material pedagógico, EPIs e uniformes estão sendo disponibilizados pela Fides, que também fara a avaliação dos alunos.
 
Aqueles que se destacarem poderão ser chamados a compor o quadro profissional da empresa de mineração.
 
A Consultora da Empresa Sinapse, Juliana Tauil Tavares, desenvolveu e está fazendo a implementação do Projeto ‘Jovem Minerador’. Para ela, a Fides Mining se torna referência regional ao oportunizar esta experiência e conhecimento, dando aos jovens do maior Projeto de Assentamento da América Latina (União do Norte) a possibilidade de um futuro melhor.
 
“Nossa meta é superar barreiras, pois é nesse momento que jovens se deparam com novos desafios e a Fides acredita nos sonhos de nossos jovens. Desde o lançamento já percebemos no semblante de cada aluno o entusiasmo e a motivação. Vamos trabalhar intensamente para desenvolver as habilidades humanas e profissionais, promovendo a interação com os técnicos das mais diferentes áreas de atuação da empresa. É com o aprendizado teórico e prático que eles perceberão seus maiores acertos, falhas e poderão melhor seu potencial. A introdução da juventude na vida profissional é uma forma de mudar a realidade de um jovem”, mencionou a Psicanalista Juliana Tauil Tavares.
Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Presidentes das Câmara de Novo Mundo e Peixoto estão em Chapa a UCMMAT

Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10

Presidentes das Câmara de Novo Mundo e Peixoto estão em Chapa a UCMMAT
Foto: Vereadores Valéria e Thawê Dorta

A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) contará em sua próxima eleição com uma chapa marcada pelo protagonismo feminino e pelo compromisso com o fortalecimento do poder legislativo municipal. Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10, encabeçada pelo vereador Edmar Fidelis.

Com a maior representatividade feminina já registrada em sua composição, a chapa reúne seis mulheres entre seus membros, reafirmando o compromisso de promover a igualdade de gênero nos parlamentos municipais e abrir mais espaço para lideranças femininas na política de Mato Grosso.

Além do protagonismo das mulheres, a proposta da Chapa 10 busca consolidar a UCMMAT como instrumento legítimo de defesa dos legislativos municipais, fortalecendo a atuação dos vereadores em todas as regiões do estado. O projeto prevê ações estratégicas como:

  • Interlocução direta com as esferas estadual e federal de governo;
  • Ampla defesa institucional dos interesses dos parlamentos municipais;
  • Oferta de capacitação, atualização e aperfeiçoamento da atividade legislativa;
  • Apoio jurídico especializado às Câmaras Municipais;
  • Estímulo ao engajamento político de credibilidade e à ampliação da voz democrática.

Durante o lançamento da chapa, o presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, destacou a importância do movimento:

“A validação das demandas dos poderes legislativos do interior e o empoderamento político da mulher são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida da população. Nossa luta é pelo fortalecimento dos vereadores, pela representatividade e pela credibilidade da política municipal”, ressaltou.

A presença da presidente da Câmara de Novo Mundo, Valéria de Lima Vale, também reforça o engajamento da chapa em ampliar o espaço das mulheres na política, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas no cenário estadual.

Com esse perfil inovador e representativo, a Chapa 10 se apresenta como alternativa sólida para consolidar a UCMMAT como entidade parceira, estratégica e transformadora na defesa dos legislativos municipais e no fortalecimento da democracia em Mato Grosso.

Ver Mais

Política

Dep. Dilmar Dalbosco busca fortalecimento da Agricultura Familiar Matupaense

Presidente Dra. Andréia e Assessora Jurídica da Câmara de Vereadores, Dra. Fabrícia Nogueira acompanham tramitar de projetos protocolados junto a AL-MT e SEAF-MT

Dep. Dilmar Dalbosco busca fortalecimento da Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Audiência com Dep. Dilmar Dalbosco

A Vereadora Dra. Andréia está cumprindo agenda em Cuiabá, acompanhada da Assessora Jurídica Dra. Fabricia Nogueira, para acompanhar o tramitar dos projetos protocolados na SEAF-MT e junto ao Gabinete do líder do Governo na AL-MT, deputado Dilmar DalBosco.

As tratativas incluem apoio na aquisição de calcário, patrulha agrícola mecanizada, kits de irrigação para cafeicultores e a construção de entreposto para avicultores Matupaenses.

Todas as justificativas e dados que demonstram a potencialidade do município nas cadeias produtivas foram elencados nas solicitações.

A expectativa é de que as reivindicações demandadas à SEAF-MT e emendas parlamentares sejam atendidos pelo Governador Mauro Mendes e Vice-Governador Otaviano Pivetta.

A Presidente do Legislativo, Dra. Andréia, e a Dra. Fabricia Nogueira têm participação direta na elaboração de projetos, indicações, leis, requerimentos e gestionamentos políticos que contemplem o setor produtivo e, em especial, as mulheres empreendedoras do campo.

Agradecemos o empenho e acolhimento das propostas por parte do deputado municipalista Dilmar DalBosco.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Agripac sedia projeto Visão Solidária

Consultas Oftalmológicas e Armações para Óculos de Grau gratuitos e lentes a preços e condições especiais para centenas de pessoas.

Agripac sedia projeto Visão Solidária
Foto: Avaliação Oftalmológica

A AGRIPAC está sendo parceira do Projeto Visão Solidária, que oferece consultas oftalmológicas gratuitas e doação de armações para óculos de grau a dezenas de pessoas.

A associação cedeu espaço físico e propagou o projeto em seus canais oficiais, enquanto o instituto forneceu profissionais e equipamentos. As pessoas com problemas de visão poderão pagar apenas as lentes dos óculos de grau, reduzindo os custos com os serviços itinerantes desenvolvidos no distrito União do Norte.

A ação de saúde da visão acontecerá nos dias 08, 09, 10 e 12 de setembro.

"Agradecemos especialmente ao empresário Lucas Calinoski e à vereadora Eliege Krul por terem viabilizado o projeto Visão Solidária Agripac 2025. O projeto Visão Solidária é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo acesso a cuidados oftalmológicos e reduzindo os custos com óculos de grau. Estamos abertos a novas parcerias", destacou a Presidente da Agripac, Fatima Sirlene Rasch.

Ver Mais

Mais Vistas