Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral

Coogavepe promove formalização de garimpeiros no município de Nova Santa Helena, ação providencial para valorização da classe

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral
Foto: Cadastro e Recadastramento Coogavepe
Os Departamentos Administrativo, Ambiental, Jurídico e de Comunicação Social da Coogavepe estiveram cumprindo o cronograma de cadastro e recadastramento de cooperados para emissão da Carteira de Garimpeiro junto aos trabalhadores das frentes de lavra da região do Uru no município de Nova Santa Helena-MT.
 
A Secretária da Cooperativa, Tatiane Silva, providenciou todas as tratativas relacionadas a coleta de dados e a inserção no sistema informatizado de documentos para a posterior emissão da carteirinha de garimpeiro, documento indispensável para a produção, a posse, o transporte e a comercialização de produto mineral proveniente de garimpagem conforme estabelece a legislação vigente.
 
A Coogavepe que é uma filiada da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MT, conta atualmente com mais de 7.000 cooperados e oferta uma gama de serviços sociais, assessoramento jurídico, ambiental, organizacional e de legalização da atividade, entre outros.
 
Os garimpeiros cadastrados e recadastrados também foram orientados pelos técnicos dos Departamentos Ambiental e Jurídico a atuar de maneira sustentável e cumprimento rigorosamente todo processo de recuperação das áreas pós-extração mineral, através de projetos que estimulem a geração de novas fontes de renda após o esgotamento das jazidas.
 
A Coogavepe tem em seu radar de metas e prioridades temas considerados urgentes como a rastreabilidade do ouro, apoio e incentivo aos pequenos mineradores, desenvolvimento de pesquisas e capacitação, fortalecimento das políticas públicas para o setor, atualização contínua de boas práticas de mineração e a promoção econômico-social dos cooperados e das respectivas comunidades onde vivem.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem

Será nos dias 14 e 17 de Novembro conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Peixotense

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Atenção Básica, realizará no dia 14 de novembro, no PSF 07 – Irineu dos Santos, uma mobilização especial de conscientização sobre a saúde integral do homem, alusiva à campanha Novembro Azul.

O atendimento acontecerá das 07h às 11h e das 13h às 16h30, com uma equipe multiprofissional oferecendo diversos serviços e orientações voltados à promoção da saúde masculina.

Durante a ação, serão realizados atendimentos médicos, avaliações de pressão arterial e glicemia, atualização e checagem do cartão de vacinas, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá solicitação e leitura de exames laboratoriais, avaliação para saúde mental (ansiedade, estresse e sono), orientações sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e encaminhamentos para especialidades médicas.

Outros serviços disponíveis incluem aconselhamento para planejamento reprodutivo, orientações sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pele, atendimento odontológico básico (triagem e encaminhamentos) e coleta do exame PSA para homens acima de 45 anos.

A Secretaria de Saúde convida todos os homens do distrito União do Norte a participarem da ação e lembra que cuidar da saúde é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principais aliados na manutenção da saúde masculina.

Já no dia 17 de novembro os atendimentos acontecerão no PSF 06 - João Bosges Sobrinho (União do Norte) com os mesmos serviçoes e horários de atendimentos.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT

Entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT
Foto: Entrega de Títulos INCRA-MT

A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac ofereceu total apoio à Unidade Regional do INCRA-MT durante o processo de regularização fundiária dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe técnica de servidores do órgão federal esteve na sede da associação realizando entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

As ações contemplaram os assentamentos PA Cachimbo I e II, PA São José União e PA Padovani, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam há anos pela regularização de suas propriedades rurais.

O Chefe da Unidade Regional do INCRA-MT, Elias Araújo, agradeceu a parceria da Agripac pela cedência do espaço físico, apoio logístico e, principalmente, pela articulação junto às famílias de agricultores e divulgação das ações por meio das redes de comunicação da entidade, o que fortaleceu o alcance das atividades na região de União do Norte e comunidades adjacentes.

A presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou a importância do avanço da regularização fundiária, “O Título Definitivo representa segurança jurídica e o reconhecimento do trabalho de famílias que há mais de 20 anos produzem e vivem da terra. É um sonho que se realiza e um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

O Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo, Clóvis Mânica, enfatizou a parceria entre a Agripac, EMPAER, Prefeitura e o INCRA-MT, e reforçou o compromisso conjunto com a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável do campo.

Ver Mais

Mais Vistas