Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral

Coogavepe promove formalização de garimpeiros no município de Nova Santa Helena, ação providencial para valorização da classe

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral
Foto: Cadastro e Recadastramento Coogavepe
Os Departamentos Administrativo, Ambiental, Jurídico e de Comunicação Social da Coogavepe estiveram cumprindo o cronograma de cadastro e recadastramento de cooperados para emissão da Carteira de Garimpeiro junto aos trabalhadores das frentes de lavra da região do Uru no município de Nova Santa Helena-MT.
 
A Secretária da Cooperativa, Tatiane Silva, providenciou todas as tratativas relacionadas a coleta de dados e a inserção no sistema informatizado de documentos para a posterior emissão da carteirinha de garimpeiro, documento indispensável para a produção, a posse, o transporte e a comercialização de produto mineral proveniente de garimpagem conforme estabelece a legislação vigente.
 
A Coogavepe que é uma filiada da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MT, conta atualmente com mais de 7.000 cooperados e oferta uma gama de serviços sociais, assessoramento jurídico, ambiental, organizacional e de legalização da atividade, entre outros.
 
Os garimpeiros cadastrados e recadastrados também foram orientados pelos técnicos dos Departamentos Ambiental e Jurídico a atuar de maneira sustentável e cumprimento rigorosamente todo processo de recuperação das áreas pós-extração mineral, através de projetos que estimulem a geração de novas fontes de renda após o esgotamento das jazidas.
 
A Coogavepe tem em seu radar de metas e prioridades temas considerados urgentes como a rastreabilidade do ouro, apoio e incentivo aos pequenos mineradores, desenvolvimento de pesquisas e capacitação, fortalecimento das políticas públicas para o setor, atualização contínua de boas práticas de mineração e a promoção econômico-social dos cooperados e das respectivas comunidades onde vivem.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município

A Secretaria de Agricultura também já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município
Foto: Produção de Silagem

A Secretaria Municipal de Agricultura de Matupá iniciou o ano intensificando as ações de apoio aos produtores de leite das chácaras, sítios e assentamentos rurais, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do Programa Porteira a Dentro, a Prefeitura está disponibilizando trator, carreta, ensiladeira, pá carregadeira e outros implementos agrícolas para auxiliar na preparação da silagem destinada ao gado leiteiro.

A produção de silagem é uma atividade fundamental para garantir alimento de qualidade ao rebanho, especialmente nos períodos de estiagem, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade do leite, a redução de custos para o produtor e a manutenção da renda no campo.

Além disso, a Secretaria de Agricultura já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais, beneficiando produtores do entorno da cidade. Essa ação facilita o preparo das áreas de plantio, melhora as condições do solo, otimiza o uso das áreas produtivas e fortalece a produção agrícola.

As iniciativas fazem parte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pela gestão do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto, que têm priorizado investimentos no setor rural. O resultado desse trabalho se reflete no desenvolvimento do campo, no fortalecimento da economia local e no crescimento sustentável da cidade de Matupá.

“Agradeço imensamente os profissionais, colaboradores e equipe de trabalho da Secretaria de Agricultura. Estamos disponibilizando maquinários, implementos, insumos e outros materiais e eles fazem tudo acontecer nas chácaras produtivas, Flor da Serra e Alto Alegre, Glebas União e Padovani e no suporte as Aldeias Indígenas. Esse mérito é coletivo e o melhor impacta diretamente na ampliação da produção e qualidade dos alimentos”, disse o Prefeito Bruno Mena.

Gradeamento de Áreas

Ver Mais

Guarantã do Norte

Pré-Operatórios de Urologia pela Saúde Digital Guarantã do Norte

A intermediação e o acompanhamento presencial são feitos pelos médicos dos postos de saúde Guarantaenses

Pré-Operatórios de Urologia pela Saúde Digital Guarantã do Norte
Foto: Atendimentos Pré-Operatórios

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte deu início às ações do Programa Saúde Digital, com a realização de interconsultas pré-operatórias na especialidade médica de urologia. A iniciativa representa um avanço importante ao aliar inovação tecnológica à saúde pública, promovendo celeridade nas consultas, exames, diagnósticos e nos encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos.

As interconsultas são realizadas por meio da Plataforma Saúde Digital, onde ocorre a pré-consulta em urologia de forma integrada: o paciente passa por avaliação clínica presencial, coleta de informações e exames necessários no município, e, na sequência, o especialista realiza a análise remota, em conformidade com os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Todo o processo garante segurança, eficiência e padronização no atendimento.

A intermediação e o acompanhamento presencial são feitos pelos médicos dos postos de saúde como pela Dra. Siana Gavski, da UBS do Centro, assegurando o acolhimento ao paciente e a correta condução clínica em cada etapa.

“Com essa ação, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma sua preocupação em oferecer soluções positivas e inovadoras em benefício da população, especialmente no que diz respeito à agilidade do diagnóstico, início oportuno do tratamento e reabilitação, ampliando o acesso a especialistas e qualificando ainda mais a assistência prestada aos pacientes Guarantaenses”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas