Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral

Coogavepe promove formalização de garimpeiros no município de Nova Santa Helena, ação providencial para valorização da classe

Garimpeiros da região do Uru aderem ao Cooperativismo Mineral
Foto: Cadastro e Recadastramento Coogavepe
Os Departamentos Administrativo, Ambiental, Jurídico e de Comunicação Social da Coogavepe estiveram cumprindo o cronograma de cadastro e recadastramento de cooperados para emissão da Carteira de Garimpeiro junto aos trabalhadores das frentes de lavra da região do Uru no município de Nova Santa Helena-MT.
 
A Secretária da Cooperativa, Tatiane Silva, providenciou todas as tratativas relacionadas a coleta de dados e a inserção no sistema informatizado de documentos para a posterior emissão da carteirinha de garimpeiro, documento indispensável para a produção, a posse, o transporte e a comercialização de produto mineral proveniente de garimpagem conforme estabelece a legislação vigente.
 
A Coogavepe que é uma filiada da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MT, conta atualmente com mais de 7.000 cooperados e oferta uma gama de serviços sociais, assessoramento jurídico, ambiental, organizacional e de legalização da atividade, entre outros.
 
Os garimpeiros cadastrados e recadastrados também foram orientados pelos técnicos dos Departamentos Ambiental e Jurídico a atuar de maneira sustentável e cumprimento rigorosamente todo processo de recuperação das áreas pós-extração mineral, através de projetos que estimulem a geração de novas fontes de renda após o esgotamento das jazidas.
 
A Coogavepe tem em seu radar de metas e prioridades temas considerados urgentes como a rastreabilidade do ouro, apoio e incentivo aos pequenos mineradores, desenvolvimento de pesquisas e capacitação, fortalecimento das políticas públicas para o setor, atualização contínua de boas práticas de mineração e a promoção econômico-social dos cooperados e das respectivas comunidades onde vivem.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Social

Inclusão Digital no CCI Peixotense

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Inclusão Digital no CCI Peixotense
Foto: Curso no CCI

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senar-MT, realizou o curso de Iniciação à Informática e Inclusão Digital voltado aos integrantes do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) de Peixoto de Azevedo.

A iniciativa teve como objetivo promover o acesso dos idosos às novas tecnologias, ampliando conhecimentos e fortalecendo a autonomia no uso das ferramentas digitais.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam noções básicas de informática, possibilitando o uso do computador e da internet em atividades de pesquisa, interatividade social, desenvolvimento profissional, acesso à cultura, ocupação do tempo e outras práticas do cotidiano. O curso foi realizado no próprio CCI, contando com instrutor gabaritado e metodologia adequada à melhor compreensão dos alunos.

“Os idosos receberam uniformes e materiais didáticos para acompanhamento das aulas e terão acesso ao certificado de conclusão, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural e do Senar-MT com a inclusão digital, a valorização da pessoa idosa e a promoção da cidadania”, destacou a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Ver Mais

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

Mais Vistas