Redes Sociais
Redes Sociais

MINERAÇÃO

Cooperativas firmarão compromisso para regularizar extração mineral em balsas

A consulta, presidida pela promotora de Justiça Fernanda Luckmann Saratt, reuniu diversas autoridades e membros da comunidade para discutir medidas de controle e fiscalização.

Cooperativas firmarão compromisso para regularizar extração mineral em balsas
Foto: Audiência Pública

Os impactos ambientais das atividades de mineração no Rio Peixoto foram debatidos em Audiência Pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso, no dia 3 de junho, na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá). A consulta, presidida pela promotora de Justiça Fernanda Luckmann Saratt, reuniu diversas autoridades e membros da comunidade para discutir medidas de controle e fiscalização.

 

Na abertura da sessão, Fernanda Luckmann Saratt destacou a importância da audiência pública como instrumento fundamental para a implementação de ações concretas voltadas à mitigação dos impactos ambientais provocados pela atividade mineradora. Ela enfatizou a necessidade de cooperação entre os diversos órgãos envolvidos e a comunidade local, a fim de assegurar que a mineração no Rio Peixoto ocorra de maneira sustentável e responsável.

 

O promotor de Justiça Cristiano de Miguel Felipini, da Promotoria de Justiça de Matupá, também participou da audiência e destacou a importância da atuação conjunta da Sema-MT e das forças policiais no combate às balsas irregulares utilizadas na atividade garimpeira.

 

Durante a audiência, ficou definido que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmarão um Termo de Compromisso com as cooperativas de garimpeiros, com o objetivo de regularizar a extração mineral na região. Também será criada uma comissão de trabalho, composta por representantes de todas as instituições envolvidas, sob a coordenação do MPMT.
 

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) comprometeu-se a enviar, no prazo de cinco dias, os dados necessários para viabilizar a autorização da concessão da área a ser regularizada. A Sema-MT, por sua vez, orientou a apresentação de um novo pedido de desembargo da área de concessão da cooperativa, assumindo o compromisso de celeridade na análise do processo.

 

Além disso, a Prefeitura e as cooperativas assumiram o papel de atuar como órgãos fiscalizadores das atividades de mineração. Também foi definido que a Marinha do Brasil será responsável pela orientação e regularização das embarcações utilizadas na atividade, bem como pela formação e capacitação dos cooperados.

 

A audiência contou com a presença de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Polícia Civil, Marinha, Polícia Militar, Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Coogavepe, Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, entre outros.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Avenida Rio Grande do Sul está com novo visual em Terra Nova do Norte

Obras de pavimentação asfáltica melhoram a fluidez do trânsito, valoriza os imóveis e melhora a qualidade de vida da população

Avenida Rio Grande do Sul está com novo visual em Terra Nova do Norte
Foto: Av. Rio Grande do Sul

 

A Avenida Rio Grande do Sul, uma das principais de Terra Nova do Norte, passou por uma grande transformação após as obras de asfalto.

Embora sempre tenha sido uma avenida dupla, as adequações realizadas – especialmente na ligação com a Avenida Norberto Schwantes – modernizaram o tráfego e deixaram a via mais funcional e segura.

O resultado é visível: valorização dos imóveis, maior qualidade de vida para quem mora ou circula pela região e um notável embelezamento da cidade. Um verdadeiro marco no desenvolvimento urbano de Terra Nova do Norte.

Após aplicação da camada asfáltica, agora os trabalhos seguem para construção dos meio-fios, calçadas e sinalização da avenida.

Antes da Execução das Obras

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Prefeito Pascoal determina construção de ponte de concreto no interior

Será construída ponte com aduelas de concreto na São Pedro e correção do traçado sobre o Rio Batistão

Prefeito Pascoal determina construção de ponte de concreto no interior
Foto: Ponte Rio Batistão

Prefeitura de Terra Nova define construção de nova ponte com aduelas de concreto na São Pedro e correção do traçado sobre o Rio Batistão

Com objetivo de resolver de vez o problema da ponte sobre o Rio Batistão na Comunidade São Pedro, a Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte deu o pontapé inicial para a construção de uma galeria de concreto.

As aduelas fazem parte de uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e serão instaladas de forma estratégica para garantir com sucesso a vazão do Rio Batistão no período da chuva.

O prefeito Pascoal Alberton, vice-prefeito Adelar Marcante, o secretário de Governo Valter Kuhn e o vereador Reginaldo da Uru estiveram no local para analisar também a mudança do traçado da estrada, corrigindo a curva acentuada para melhorar o trânsito de veículos e dar mais segurança no trajeto.

 

Ver Mais

Matupá

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT

Aquisição foi possível por intermédio do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco.

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT
Foto: Aquisição de Retroescavadeira

 A Secretaria de Agricultura de Matupá recebeu mais uma Retroescavadeira Hidráulica para prestar serviços aos agricultores familiares das Glebas União, Padovani, Liberdade e Chácaras Produtivas.

A máquina já está no pátio de máquinas e deverá ser lançado no patrimônio e de imediato ser colocado em atividade nas pequenas propriedades rurais e nos projetos de assentamentos.

O Deputado Estadual Dilmar DalBosco foi fundamental na aquisição da retroescavadeira hidraulica junto à Seaf-MT, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento rural do município.

"Em nome do Prefeito Bruno Mena e dos Agricultores Matupaenses agradecemos ao Governador Mauro Mendes, Vice-Governador Otaviano Pivetta e à Secretária Estadual de Agricultura, Andréia Fujioka, pelo empenho em garantir infraestrutura Porteira a Dentro e fomentar as Cadeias Produtivas Matupaenses. Nossa missão é comtemplar o maior número de produtores possível e alavancar o setor produtivo através da disponibilidade de infraestrutura para escoar a produção", mencionou o Secretário de Agricultura, Levi Donizete.

Ver Mais

Mais Vistas