Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Professores participam de capacitação do PSE

Educadores de Nova Santa Helena participam de capacitação do Programa Saúde na Escola

Professores participam de capacitação do PSE
Foto: Capacitação na Câmara de Vereadores

Servidores públicos da rede municipal de ensino de Nova Santa Helena participaram de uma capacitação desenvolvida pela Coordenadoria do Programa Saúde na Escola. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade a Enfermeira Silvana Carrara palestrou sobre os esforços da Secretaria de Saúde para fortalecer as ações de caráter preventivo, direcionadas às crianças, adolescentes e jovens da educação pública.

Neste contexto a participação dos educadores é essencial para fazer chegar aos estudantes todas as iniciativas, mobilizações e informações contributivas para sua formação integral, por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades dentro e fora da escola, e que comprometem o pleno desenvolvimento da juventude estudantil.

Os militares da Unidade Regional do Corpo de Bombeiros de Colíder acolheram convite formalizado pelas Secretarias de Educação e de Saúde, e participaram da programação abordando a prevenção de acidentes no lar e no ambiente escolar.

Os professores receberam instruções e dicas relativas a como agir de imediato em situações de risco, estratégias de ações, noções básicas de primeiros socorros e técnicas de prevenção e segurança.

No mês de setembro é realizada a campanha de prevenção ao suicídio em todo Brasil, desta forma a Psicóloga da Secretaria de Saúde oportunamente discutiu com os profissionais da educação as formas eficazes de se perceber os primeiros sinais do doença, como: o estresse, sentimento de frustração, a ansiedade, entre outras situações que podem levar a criança a depressão e até desesperança.

A orientação foi para que os educadores fiquem em alerta para a depressão infantil, pois é uma realidade poucas vezes diagnosticada, isso porque, na maioria das vezes, não se presta atenção aos sinais que a criança vai apresentando, por se considerar uma fase ou birra, algo passageiro ou uma forma de chamar à atenção.

Todos saíram cientes do dever e a obrigação de construírem juntos uma escola atrativa, interativa, inclusiva, comunitária, fraterna e humanizada.

Durante a capacitação a Secretaria de Saúde ofereceu aos participantes aferição da pressão arterial, exame de glicemia, teste rápido de hepatites virais e fizeram diversos sorteios.

A Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Silvana Carrada, lembrou que foi elaborado de forma compartilhada o Plano de Metas e Aprimoramento do PSE, onde foram apresentadas sugestões e ideias para otimização do programa e políticas públicas visando as boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.

“Estamos muito felizes com esta parceria da Educação e Saúde, pois com o envolvimento e comprometimento de todos atenderemos a comunidade escolar não apenas no campo pedagógico, mas também no social e na saúde do educando. Essas influencias positivas da prevenção podem ser levadas pelos alunos aos seus próprios lares, oportunizando uma qualidade de vida a todos os membros da família”, comentou o Secretário de Educação, Adriano Bortolin.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe

Foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental.

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe
Foto: Reunião Garimpeiros Unidos

Gestores, garimpeiros, empreendedores de mineração e lideranças do setor, todos cooperados da Coogavepe, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma importante reunião no Centro de Eventos GG, no Bairro Nova Esperança, em Peixoto de Azevedo. O encontro teve como pauta exclusiva a Eleição para a escolha da nova Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros, prevista para o mês de março de 2026.

Preocupados com os rumos da instituição para os próximos anos, mais de 30 participantes estiveram presentes e, de forma democrática e participativa, apresentaram sugestões, ideias, opiniões e proposituras. Ao final do debate, houve posicionamento unânime pela composição de uma chapa para a disputa eleitoral.

Ficou definido que a chapa será encabeçada por Gilson Gomes Camboim, como candidato a Presidente, e Gabriel Antônio Cervantes de Souza, como candidato a Vice-Presidente. Também foi deliberada a abertura para participação direta e efetiva dos demais cooperados interessados na composição dos conselhos fiscal, administrativo e ético, sempre em consonância com o estatuto, regulamento interno, metas institucionais, plano de trabalho, projetos estratégicos e responsabilidade de atuação.

A chapa tem como propósito dar continuidade e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pela Coogavepe, com foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental, além da atenção à assistência social e à saúde do garimpeiro. Também estão entre as prioridades a organização, formalização e legalização dos empreendimentos minerais, bem como a validação e fortalecimento da cooperativa junto aos poderes constituídos, órgãos públicos, autarquias e organizações não governamentais.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Tubos de Aço subtituirão pontes de madeira em Peixoto de Azevedo

Secretaria de Obras, está avançando de forma significativa na modernização da infraestrutura das estradas rurais do município.

Tubos de Aço subtituirão pontes de madeira em Peixoto de Azevedo
Foto: Tubos de aço sendo montados

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria de Obras, está avançando de forma significativa na modernização da infraestrutura das estradas rurais do município. Atendendo a uma articulação direta do prefeito Paulistinha, estão sendo montados tubos de aço corrugado que irão substituir antigas pontes e pontilhões de madeira, garantindo mais segurança, durabilidade e eficiência no tráfego rural.

Antes da execução das obras, diversas pontes foram georreferenciadas, avaliadas tecnicamente e priorizadas, considerando o fluxo intenso de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos pesados que atendem as regiões de forte produção agropecuária.

A iniciativa assegura melhores condições de escoamento da produção, mobilidade e integração entre comunidades rurais.

Os tubos de aço corrugado se destacam pela alta resistência estrutural e longa vida útil, podendo ultrapassar décadas de uso, além de demandarem menor manutenção quando comparados às estruturas de madeira.

A implantação desses dispositivos nas estradas vicinais representa um investimento estratégico e sustentável na malha viária rural.

O prefeito Paulistinha tem atuado de forma contínua na captação de emendas parlamentares e recursos institucionais, viabilizando obras estruturantes como pontes, bueiros e galerias de concreto em pontos críticos do município. Esse trabalho reafirma o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento rural, o fortalecimento da agropecuária e a melhoria da qualidade de vida da população de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte
Foto: Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura de Guarantã do Norte deu início aos serviços de tapa-buracos nas vias pavimentadas do município, com foco nos trechos mais críticos e de maior fluxo de veículos.

As ações seguem um cronograma planejado para que, gradativamente, todos os bairros sejam contemplados com os reparos necessários, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito urbano.

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

A gestão municipal destaca que o período chuvoso acaba interferindo no ritmo das intervenções, mas pede a compreensão da população, reforçando que as equipes seguem mobilizadas e que, de forma progressiva, os problemas serão solucionados, melhorando as condições de trafegabilidade em toda a cidade.

Ver Mais

Mais Vistas