Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

PSE desenvolve ação preventiva contra o uso de álcool e drogas

Parceria entre a Secretaria de Saúde e a Polícia Militar leva palestras aos estudantes da rede pública de ensino

PSE desenvolve ação preventiva contra o uso de álcool e drogas
Foto: Palestra na Escola Antônio Pelissari

A Secretaria de Saúde de Nova Santa Helena desenvolveu mais uma ação dentro cronograma de metas do Programa Saúde na Escola – PSE. O evento aconteceu na Escola Municipal Antônio Pelissari e contou com a participação de 30 alunos.

Na ocasião aconteceu uma palestra temática sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, com foco na prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes causadores de dependência física ou psicológica.   

Foi mais que uma palestra com recursos audiovisuais, foi uma espécie de bate-papo com muitas perguntas e questionamentos, mas também de orientações, esclarecimentos e informes sobre os graves danos sociais, familiares, para saúde e a vida das pessoas usuárias.

A dependência química é uma doença, porque o dependente prioriza a droga ao invés de outras atividades e compromissos do seu dia a dia. Ela altera o funcionamento do organismo, age diretamente no cérebro, interfere no comportamento e pode levar o indivíduo a morte.

Ministraram a palestra o 3º Sargento PM Sérgio Alves e o Soldado PM Franc que destacaram os serviços de policiamento comunitário para manutenção da segurança, paz, tranquilidade e ordem pública.

Eles fizeram menção a importância do trabalho do Programa Saúde na Escola e o Processo Ensino-Aprendizagem do Colégio Antônio Pelissari para o incentivo das crianças a uma vida saudável, acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer, a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico, o fomento do protagonismo juvenil, da participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações preventivas ao uso de álcool e drogas.

A Enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Núbia Torres, agradeceu a parceria com o estabelecimento de ensino e a Polícia Militar neste trabalho de cunho preventivo junto a comunidade escolar, visando a identificação de fatores de risco ou de vulnerabilidade, criando assim estratégias, mecanismos e políticas públicas de saúde, educação e segurança que possam conduzir a juventude a uma vida plena, saudável, próspera e de sucesso profissional, familiar e social.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq

Além da Pá Carregadeira o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq
Foto: Pá Carregadeira adquirida

O prefeito Bruno Mena anunciou a adesão ao PROMAQ, viabilizando a aquisição de uma Pá Carregadeira XCMG, que vai dar suporte ao programa Porteira a Dentro, beneficiando agricultores das glebas Liberdade, União e Padovani. A máquina será usada para:

- Recuperação de Estradas
- Cascalhamento de Currais e Espaço de Ordenha
- Manutenção de açudes e reservatórios
- Suporte na logística de entrega de calcário e outros.

Além da Pá Carregadeira, o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km, que ajudará a:

- Combater a escassez de água em regiões críticas
- Reduzir a poeira em vias
- Atuar em eventuais incêndios e sinistros

Ainda esta semana o município de Matupá deverá receber do Governo do Estado mais 02 caminhões caçambas.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Secretaria de Obras avança na melhoria das estradas do Distrito União do Norte

Homens e máquinas atuam na substituição de antigas e deterioradas pontes de madeira por tubos de aço corrugado cuja vida útil supera 50 anos e a volumetria garante a vazão adequada das águas.

Secretaria de Obras avança na melhoria das estradas do Distrito União do Norte
Foto: Tubo que será implantado

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo mantém frentes de trabalho ativas nas estradas do Distrito União do Norte, promovendo importantes melhorias na infraestrutura rural.

Homens e máquinas atuam na substituição de antigas e deterioradas pontes de madeira por tubos de aço corrugado, cuja vida útil supera 50 anos e a volumetria garante a vazão adequada das águas.

Com apoio da Sinfra-MT, está sendo implantado o sistema de tubulação na ligação dos travessões 02 e 03, eliminando definitivamente o problema das travessias de madeira, que sofriam avarias e demandavam manutenção constante. A obra beneficia diretamente os agricultores familiares, assegura o itinerário do transporte escolar, facilita o acesso ao núcleo urbano de União do Norte e à sede do município, além de garantir que as famílias não fiquem ilhadas durante o período chuvoso.

Nesta etapa serão seis tubos de aço corrugado em substituição aos pontilhões e pontes de madeira em regiões consideradas estratégicas e já existe o compromisso do Governo do Estado de disponibilizar mais unidades destes materiais de alta durabilidade.

Ver Mais

Saúde

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia

Secretaria de Saúde continua cumprindo metas do Programa Fila Zero

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia
Foto: Cirurgia de Otorrinolaringologia

O Hospital Nossa Senhora do Rosário está realizando mais uma etapa de cirurgias de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte. A ação integra a continuidade do Programa Fila Zero, que vem garantindo consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os procedimentos são resultado dos investimentos da gestão do prefeito Márcio Gonçalves na ampliação do quadro de especialidades médicas, permitindo que os atendimentos sejam realizados no próprio município.
Com isso, os pacientes deixam de percorrer longas distâncias, evitando gastos com transporte, alimentação e estadia fora da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada em zerar as filas de espera, muitas delas acumuladas há mais de 10 anos, marcadas por ansiedade, angústia e sofrimento. Agora, esses pacientes estão sendo atendidos com dignidade, eficiência e de forma humanizada, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ver Mais

Mais Vistas