Warning: session_start(): open(/tmp/sess_s25ds82604tvhv9dssfivdcqoh, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /www/wwwroot/noticiavip/config/app.php on line 12

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: ) in /www/wwwroot/noticiavip/config/app.php on line 12
Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena - Notícia Vip
Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

Playground Ecológico serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Nova Santa Helena estabeleceu uma forte parceria com a Secretaria de Obras para colocar em prática o Projeto ‘Parque Pedagógico com Pneus Recicláveis’ nas escolas e creche da rede pública municipal de ensino.  

Estão sendo coletados nas borracharias pneus velhos inservíveis e que se jogados nos terrenos e vias públicas causam poluição ambiental e servem apenas de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todo esse material recolhido está sendo armazenado e brevemente serão transformados em Parquinhos de Diversão Infantil Ecológicos.

A Coordenadora do projeto, Professora Denise Aparecida da Silva, destacou que a ideia é garantir aos alunos recreação, diversão e interatividade, porém com agregação conceitual de preservação ambiental e combate a poluição. Ela lembrou que serão empregadas técnicas para reutilização dos pneus na fabricação de brinquedos como: balanços, gangorras, pontes, escorregadores, escaladas, entre outros.

A Secretaria de Educação está dando todo suporte de apoio logístico para que no início do ano letivo 2020 todas as escolas já estejam com o Playground Infantil Ecológico instalados e prontos para garantir a alegria da criançada.

“Estamos dando suporte necessário para garantir matéria prima e mão-de-obra na confecção dos 22 brinquedos previstos no plano de trabalho do projeto de educação ambiental. A acolhida por parte dos professores, alunos e da nossa comunidade está nos surpreendendo, pois manteremos a cidade limpa, eliminando os criadouros do mosquito aedes aegypti e transformando esse material com grande potencial poluidor em criativos e atrativos brinquedos”, explicou o Secretário Adriano Bortolin.

A preocupação da atual administração é dar uma nova utilidade aquilo que não serve mais através da construção de playground nas escolas, creche e futuramente nas praças públicas, ampliando as opções de lazer para as crianças.

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

“Entendemos que essa é uma alternativa inteligente e viável, além de ser ecologicamente correta. Estamos trabalhando também para que brevemente de forma consorciada possamos encaminhar os nossos resíduos sólidos para a célula implantada no município de Nova Canaã do Norte, dando assim uma destinação correta ao lixo produzido pela municipalidade”, comentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Estão no planejamento de governo a aquisição de mais 01 caminhão de coleta de lixo e a implantação de projeto de coleta seletiva e usina de reciclagem de lixo.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe personalidade nacional da mineração

José Altino Machado uma das personalidades mais conhecidas da mineração brasileira.

Coogavepe recebe personalidade nacional da mineração
Foto: Visitação a garimpo

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) recebeu a visita de José Altino Machado, uma das personalidades mais conhecidas da mineração brasileira. Natural de Governador Valadares (MG), o empresário, jornalista, escritor e aviador civil foi um dos pioneiros da aviação garimpeira em Serra Pelada e possui uma trajetória de mais de 40 anos ligada à atividade mineral na Amazônia.

Recepcionado pelo presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim, José Altino conheceu a estrutura administrativa, jurídica e técnico-ambiental da cooperativa, além dos projetos voltados à inovação tecnológica, à legalização da atividade garimpeira e à sustentabilidade.

A programação incluiu visitas ao Centro Tecnológico de Mineração, onde são desenvolvidos estudos, experimentos e capacitações para a extração de ouro sem utilização de mercúrio, e ao Viveiro Permanente de Mudas, responsável pela produção de espécies destinadas à recuperação de áreas degradadas, ao reflorestamento e à fruticultura.

O visitante também conheceu uma frente de lavra garimpeira legalizada, acompanhando a aplicação de tecnologias, pesquisas minerais, práticas de segurança no trabalho e ações de recuperação ambiental previstas no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Ao final, José Altino foi homenageado com um Kit Especial Garimpeiro do Vale do Peixoto, simbolizando o reconhecimento por sua trajetória e contribuição ao setor mineral.

O presidente Gilson Camboim agradeceu a visita e destacou a experiência, o pioneirismo e a influência de José Altino Machado na defesa da mineração legal, organizada e economicamente sustentável.

“Receber José Altino é valorizar a história da mineração brasileira e fortalecer o compromisso da Coogavepe com a inovação, a geração de empregos, a responsabilidade ambiental e o futuro da atividade garimpeira”, destacou Gilson Camboim.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Em audiência pública vereadora cobra Posto de Atendimento da Energisa em União do Norte

União do Norte cresceu e precisa ter um atendimento da Energisa mais próximo, eficiente e capaz de dar respostas rápidas às necessidades dos consumidores

Em audiência pública vereadora cobra Posto de Atendimento da Energisa em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege Krul

Durante audiência pública realizada em Peixoto de Azevedo, a vereadora Eliege Krul cobrou da concessionária Energisa a implantação de um Ponto de Atendimento ao Consumidor no Distrito União do Norte, medida considerada importante para aproximar os serviços da empresa dos moradores da comunidade e dos diversos travessões da região.

Com mais de 12 mil habitantes e propriedades localizadas a grandes distâncias do núcleo urbano, União do Norte possui crescente demanda por serviços relacionados ao fornecimento de energia elétrica.

Segundo a vereadora, um posto local poderá facilitar o registro e acompanhamento de solicitações de manutenção da rede, quedas e oscilações de energia, emissão e regularização de contas, atualização cadastral, ligações e religações, reclamações, denúncias, ouvidoria e encaminhamento de pedidos de ressarcimento por eventuais danos elétricos.

Eliege Krul também destacou a necessidade de a Energisa apresentar planejamento e projeção de investimentos para o distrito, principalmente diante da expansão populacional, comercial e produtiva da região. A estrutura de atendimento presencial permitiria maior agilidade na abertura de protocolos, acompanhamento das demandas e aproximação entre a concessionária e os consumidores.

Como encaminhamento, uma nova audiência pública deverá ser realizada em União do Norte, reunindo representantes da Energisa, autoridades e moradores para discutir a melhor forma de implantação do atendimento e estabelecer tratativas relacionadas aos prazos para o funcionamento do posto.

Para Eliege Krul, a iniciativa representa uma reivindicação importante da comunidade: “União do Norte cresceu e precisa ter um atendimento da Energisa mais próximo, eficiente e capaz de dar respostas rápidas às necessidades dos consumidores.”

Ver Mais

Saúde

PSF Adão Veloso no Outubro Rosa Peixotense

Dia D de conscientização, prevenção e cuidados integrais à saúde da mulher

PSF Adão Veloso no Outubro Rosa Peixotense
Foto: Cooperrio apoia campanha

A Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) continua demonstrando seu compromisso social com a saúde e o bem-estar das mulheres peixotenses, participando ativamente das ações da campanha Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desta vez, a parceria contemplou o PSF 05 “Adão Veloso”, localizado na Avenida Lions Internacional, onde foi realizado o Dia D de conscientização, prevenção e cuidados integrais à saúde da mulher.

Durante a mobilização, foram disponibilizados consultas médicas, atendimentos odontológicos, aferição da pressão arterial, testes rápidos, coleta de exame preventivo, avaliação clínica das mamas e encaminhamentos para mamografias. Uma programação voltada à prevenção, ao diagnóstico precoce e à promoção da qualidade de vida.

As participantes também foram acolhidas com um delicioso café da manhã e agraciadas com brindes patrocinados pela Cooperrio, proporcionando momentos de confraternização, valorização feminina e incentivo ao autocuidado.

Para a Cooperrio, apoiar o Outubro Rosa é contribuir diretamente para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A cooperativa destaca que os exames preventivos, a vacinação contra o HPV, o acompanhamento médico e o acesso à informação são fundamentais para proteger a saúde e salvar vidas.

“Nossa missão vai além do fortalecimento da mineração legalizada. Temos um compromisso com as pessoas, com as famílias e com a comunidade. Apoiar o Outubro Rosa é incentivar nossas mulheres, especialmente as garimpeiras, a cuidarem da própria saúde, valorizarem a vida e buscarem os serviços de prevenção.

Agradecemos à Secretaria Municipal de Saúde e às equipes das unidades básicas pela oportunidade de somarmos forças nessa campanha tão importante”, destaca a mensagem institucional da Cooperrio.

Ver Mais

Mais Vistas