Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

Playground Ecológico serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Nova Santa Helena estabeleceu uma forte parceria com a Secretaria de Obras para colocar em prática o Projeto ‘Parque Pedagógico com Pneus Recicláveis’ nas escolas e creche da rede pública municipal de ensino.  

Estão sendo coletados nas borracharias pneus velhos inservíveis e que se jogados nos terrenos e vias públicas causam poluição ambiental e servem apenas de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todo esse material recolhido está sendo armazenado e brevemente serão transformados em Parquinhos de Diversão Infantil Ecológicos.

A Coordenadora do projeto, Professora Denise Aparecida da Silva, destacou que a ideia é garantir aos alunos recreação, diversão e interatividade, porém com agregação conceitual de preservação ambiental e combate a poluição. Ela lembrou que serão empregadas técnicas para reutilização dos pneus na fabricação de brinquedos como: balanços, gangorras, pontes, escorregadores, escaladas, entre outros.

A Secretaria de Educação está dando todo suporte de apoio logístico para que no início do ano letivo 2020 todas as escolas já estejam com o Playground Infantil Ecológico instalados e prontos para garantir a alegria da criançada.

“Estamos dando suporte necessário para garantir matéria prima e mão-de-obra na confecção dos 22 brinquedos previstos no plano de trabalho do projeto de educação ambiental. A acolhida por parte dos professores, alunos e da nossa comunidade está nos surpreendendo, pois manteremos a cidade limpa, eliminando os criadouros do mosquito aedes aegypti e transformando esse material com grande potencial poluidor em criativos e atrativos brinquedos”, explicou o Secretário Adriano Bortolin.

A preocupação da atual administração é dar uma nova utilidade aquilo que não serve mais através da construção de playground nas escolas, creche e futuramente nas praças públicas, ampliando as opções de lazer para as crianças.

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

“Entendemos que essa é uma alternativa inteligente e viável, além de ser ecologicamente correta. Estamos trabalhando também para que brevemente de forma consorciada possamos encaminhar os nossos resíduos sólidos para a célula implantada no município de Nova Canaã do Norte, dando assim uma destinação correta ao lixo produzido pela municipalidade”, comentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Estão no planejamento de governo a aquisição de mais 01 caminhão de coleta de lixo e a implantação de projeto de coleta seletiva e usina de reciclagem de lixo.

 

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

Chuvas castigam estradas da Gleba Liberdade - Secretaria anuncia ações emergenciais

Antigos bueiros das Linhas Guarantã e Peteca não suportaram o volume de água e estouraram, pontes serão construídas.

Chuvas castigam estradas da Gleba Liberdade - Secretaria anuncia ações emergenciais
Foto: Estrada da Linha Guarantã Interditada

A Prefeitura Municipal de Matupá por meio da Secretaria de Obras informa aos moradores da Gleba Liberdade (Alto Alegre e Flor da Serra) que está tomando todas as medidas cabíveis para construir duas pontes de madeira nas Linhas Guarantã e Peteca, em substituição aos antigos bueiros que já estavam deteriorados, e que não suportaram o volume de água e acabaram sendo destruídos pelas fortes chuvas torrenciais do último final de semana.

A secretaria evidencia também que desde sexta-feira, dia 10 de dezembro providenciou a instalação de placas de interdição, bem como, fez o processo de aquisição do madeiramento necessário, que por sua vez encontra-se escasso de fornecimento ou disponibilidade na região, daí a morosidade, mas o material já está carregado no caminhão e as obras serão executadas a partir desta quarta-feira, dia 11 de dezembro nesses dois trechos já explicitados.

É importante salientar que a construção das pontes de madeira é de caráter provisório, pois está no planejamento e cronograma de metas para 2020 a construção de Galerias de Concreto, tornando-se uma obra de qualidade perene, garantindo o tráfego seguro de veículos de grande pequeno, médio e grande porte, como já ocorre em outras estradas interioranas de Matupá.

A Prefeitura lamenta os transtornos e solicita a compreensão dos moradores da Gleba Liberdade e os que utilizam cotidianamente esta estrada municipal, porém reconhece que questões atmosféricas e climáticas são difíceis de serem previstas, como ocorrido com a precipitação das chuvas que ocasionou o corte das Linhas Guarantã e Peteca, mas sem que isso atrapalhasse o transporte de alunos, desabastecimento de alimentos e outras situações, pois outras vias ou caminhos foram utilizadas normalmente.

A previsão é de que as duas pontes estejam concluídas até a próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro e o serviço será executados pela patrulha de máquinas e servidores da pasta.

Estamos a disposição da municipalidade para atendermos as demandas, em especial no que se refere a garantia do direito de ir e vir das pessoas, setor este que sempre foi priorizado pela atual administração.

Secretaria Municipal de Obras

Foto das Aduelas de Concreto para construção da Galeria na Linha Guarantã

 
Continue Lendo

Matupá

Mundo Encantado da Criança - 2020 com Cozinha, Refeitório e Horta Comunitária Escolar

Unidade Escolar Municipal de Matupá está sendo ampliada

Mundo Encantado da Criança - 2020 com Cozinha, Refeitório e Horta Comunitária Escolar
Foto: Ampliação com Cozinha e Refeitório

Para o ano letivo de 2020 os alunos da Escola Municipal Mundo Encantado da Criança poderão contar com um amplo refeitório para que possam ter maior conformto e comodidade na hora da merenda escolar.

Prosseguem as obras de construção de uma ampla cozinha, refeitório, despensa, banheiros, central de distribuição de gás e horta comunitária escolar.

O prédio está recebendo as melhorias e investimentos próprios que superam os R$ 965.000,00.

O novo espaço seguirá os padrões sanitários, sistema de prevenção de incêndios e de Proteção as Descargas Atmosféricas, além de mecanismos prediais de acessibilidade.

"Estamos investindo pesado na educação, como na ampliação da frota de transporte escolar, merenda de qualidade, capacitação e atualização de professores, reforma, construção e ampliação de unidades de ensino, construção de quadras de esportes, uniformização dos alunos, reaparelhamento, implantação de playground e na infraestrutura. Tudo isso para proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais e tornando o ambiente mais seguro e atrativo aos estudantes", comentou o Secretário de Finanças, José Aparecido Oliveira (Mano).

Continue Lendo

Mais lidas da semana