Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Nova Santa Helena está incluído no MT Produtivo Leite

A gestora Santa Helenense destacou que a produção de leite vem evoluindo significativamente nas propriedades rurais fazendo com que a atividade ganhe destaque no cenário econômico local.

Nova Santa Helena está incluído no MT Produtivo Leite
Foto: Audiência na SEAF-MT

A Prefeita Municipal de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes Carrara, está buscando ampliar as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar. Neste sentido cumpriu agenda com o Secretário de Estado de Agricultura, Silvano Amaral, para que o município esteja incluído e contemplado no Programa MT Produtivo – Leite, com a destinação de material genético para melhoria do rebanho leiteiro.

A gestora Santa Helenense destacou que a produção de leite vem evoluindo significativamente nas propriedades rurais fazendo com que a atividade ganhe destaque no cenário econômico local.

Conforme projeto governamental através da SEAF-MT, diversas ações serão desencadeadas visando o aumento da produtividade e o fortalecer da bacia leiteira, desde a capacitação técnica com suporte logístico de assistência técnica aos produtores, viabilização do melhoramento genético através de distribuição acompanhada de sêmen de bovinos de alto padrão genético e a transferência de embriões.

Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EMPAER e o SEAF irão intensificar as atividades e divulgações a cerca da importância da correção do solo, adubação, escolha de forrageira, divisão de pastagem, pastejo rotacionado, sombreamento, reserva de alimento para a seca, manejo sanitário e zootécnico, distribuição de água, gestão da propriedade, preservação ambiental e outros.

Na oportunidade a Prefeita Terezinha reivindicou do Secretário de Agricultura Silvano Amaral que dê uma atenção especial a Nova Santa Helena no contexto de disponibilização de novos resfriadores de leite para atender a demanda e manter a qualidade do produto até a retirada e transporte por meio de associações e cooperativas.

Participaram da audiência em Cuiabá-MT o Vereador Valdir Brás e o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fernandes Pereira o ‘Kim’.

A cidade está agilizando o processo de adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte), fator que irá Com a lei ao mesmo tempo potencializar e simplificar a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, garantindo o livre comércio e a expansão do mercado consumidor. Produtos que antes tinham sua comercialização restrita ao município de origem, agora poderão ser vendidos sem barreiras, em todo o Estado. 

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

Secretaria de Saúde faz nebulização contra o mosquito aedes aegypti em Matupá

Ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela são intensificadas neste período de chuvas.

Secretaria de Saúde faz nebulização contra o mosquito aedes aegypti em Matupá
Foto: Serviço de Nebulização - Bloqueio

A Secretaria Municipal de Saúde de Matupá através da Vigilância Epidemiológica está fazendo o trabalho de eliminação de possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. 

Os Agentes de Combate a Endemias desenvolvem a orientação à população sobre o aproveitamento deste momento de quarentena em virtude do Coronavírus para promoção de limpeza em regra no interior e nos quintais das moradias, afim de localizar e eliminar qualquer recipiente que acumule água e que são por si só potenciais criadouros do mosquito, como: latinhas, garrafas, copos plásticos, baldes, caixas de água e os demais que possam conter larvas do aedes aegypti.

Esta ação preventiva abrangerá todos os bairros e caso haja a constatação da existência do criadouro, imediatamente o proprietário do imóvel será notificado para providenciar a limpeza do local no prazo estabelecido pela legislação. Em contrapartida, os Agentes de Endemias executam os serviços de bloqueio e controle vetorial para que não haja a proliferação do mosquito.

A melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças.

Dicas:

- Não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Continue Lendo

Saúde

Idade média de pacientes diagnosticados com Covid-19 em MT é de 42 anos

25 casos foram confirmados no estado até esta terça-feira.

Idade média de pacientes diagnosticados com Covid-19 em MT é de 42 anos
Foto: Divulgação

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta terça-feira (31) mostram que a idade média dos pacientes diagnosticados com Covid-19 em Mato Grosso é de 42 anos.

Conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, 25 casos foram confirmados no estado até esta terça-feira.

Desde total, segundo boletim divulgado pela SES, 50% são homens e 50% mulheres.

Oito pacientes que testaram positivo para o coronavírus estão internados, sendo que quatro deles em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros quatro em enfermarias.

Os outros 17 pacientes são tratados em casa, com medidas de isolamento.

Os casos suspeitos são tratados pelo estado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui a Covid-19 bem como outros tipos de Influenza.

Dos 25 casos de Covid-19, 18 foram registrados em Cuiabá, dois em Várzea Grande, um em Nova Monte Verde e quatro em Rondonópolis.

A Secretaria Estadual de Saúde não repassa mais a informação sobre a quantidade de casos suspeitos, ficando a cargo dos municípios essa informação.

Continue Lendo

Mais lidas da semana