Redes Sociais
Redes Sociais

Nova Santa Helena

Produtividade de café bate recorde em Nova Santa Helena-MT

Na segunda colheita atingiram a marca de 45 sacas de café por hectare.

Produtividade de café bate recorde em Nova Santa Helena-MT
Foto: Plantio de Café

Os agricultores familiares Moacir Carrara e Jamil Pinheiro, do município de Nova Santa Helena, estão comemorando os resultados da boa colheita do café clonal, que foi plantado na Comunidade Santa Cruz, tradicional no cultivo do café. Em parceria, os agricultores plantaram numa área de dois hectares, e já na segunda colheita atingiram a marca de 45 sacas de café por hectare. “A produção aumentou muito após a utilização da tecnologia clonal, sempre fomos cafeicultores e utilizamos métodos de baixa produção. Hoje já pensamos em ampliar a área com o cultivo do café”, comenta Jamil.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Thiago Tombini, estima que neste ano (2020), haverá um aumento de mais 11 novas famílias aptas para o cultivo da cultura do café no município. “A alta produtividade e a qualidade dos grãos superaram as expectativas dos produtores e dos técnicos da Empaer, que acompanharam o manejo das áreas cultivadas. O município possui atualmente oito produtores de café”, esclarece.

Tombini explica que alguns agricultores estão cultivando a variedade BRS Ouro Preto, oriunda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros cultivam as variedades crioulas Conilon (Coffea canephora) e clones dos novos materiais de Robusta Amazônicos (Coffea canephora). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empaer, com apoio das prefeituras, através do Programa Mato Grosso Produtivo-Café, está implantando no Estado a produção de café clonal, uma técnica desenvolvida pela Embrapa de Rondônia.

Atualmente as mudas de café para o programa estão sendo produzidas pelos Centros de Pesquisas e Transferência de Tecnologia da Empaer dos municípios de Sinop, Tangará da Serra e Cáceres. As mudas serão entregues para o plantio ainda no ano de 2020, somente para os agricultores cadastrados. Serão atendidos 49 municípios de todas as regiões do Estado.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

SCFV de Matupá faz surpresa para a Melhor Idade

Lembranças e Bolo comemorativo ao Dia dos Pais

SCFV de Matupá faz surpresa para a Melhor Idade
Foto: Melhor Idade recebe lembrança do Dia dos Pais

Os Idosos do Projeto “Melhor Idade Em Ação” do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, foram surpreendidos em seus domicílios pela coordenação e equipe multiprofissional na última sexta-feira (07) com a homenagem aos pais.

Respeitando os protocolos de segurança em relação a Covid-19, as famílias foram contempladas com uma bonita tuppewarer, delicioso bolo comemorativo e um cartão de mensagem alusivo ao Dia dos Pais.

A alegria estava estampada no semblante de cada um idoso, que por estarem no Grupo de Risco estão em isolamento social para evitar um possível contágio da doença.

“Esta foi uma forma de dizer aos nossos membros da melhor idade que, assim como seus filhos, netos, parentes e amigos, também estamos com saudades dos encontros, dinâmicas e atividades. Mas que o distanciamento social é necessário para preservação da vida”, disse a Coordenadora do SCFV, Sueli Santos.

Além de levar carinho, amor, solidariedade e amizade, a Secretaria de Assistência Social também mantem conversações orientativas sobre o distanciamento social, a correta higienização das mãos, o uso da máscara facial e álcool em gel, dentre os cuidados imprescindíveis para que o idoso não seja acometido pelo coronavírus.

Continue Lendo

Matupá

Concluída ampliação da Escola Mundo Encantado da Criança

Mais de R$ 965.000,00 de investimentos na infraestrutura escolar Matupaense

Concluída ampliação da Escola Mundo Encantado da Criança
Foto: Escola Mundo Encantado da Criança

Foi concluída a obra de construção da cozinha, refeitório, despensa, banheiros, central de distribuição de gás e horta comunitária escolar da Escola Mundo Encantado da Criança, localizada no Bairro Jardim das Flores em Matupá-MT.

Os mais de 420 alunos que estão recebendo as atividades pedagógicas a distância, através da modalidade remota de ensino, com todo assessoramento dos professores, coordenação e direção brevemente acessarão este novo espaço.

Foram investidos na promoção das melhorias estruturais mais de R$ 965.000,00.

Aproveitando o período de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo corona vírus, o Prefeito Valtinho Miotto também determinou a construção de calçadas de tijolos intertravados e estacionamento estratégico no entorno da unidade pública escolar.

O novo prédio segue os padrões sanitários, sistema de prevenção de incêndios e de Proteção as Descargas Atmosféricas, além de mecanismos prediais de acessibilidade.

“Assim que sairmos desta crise epidemiológica da Covid-19, a Escola Mundo Encantado da Criança poderá receber os alunos com uma infraestrutura ainda melhor para o momento das refeições ou merenda, além de aprenderem logo cedo, a importância do cultivo da terra e dela extrair o alimento através da horta comunitária escolar. Todo complexo de cozinha, refeitório, despensa, banheiros e outros setores edificados, também proporcionam melhores condições de trabalho aos servidores públicos da educação”, enfatizou o Prefeito Valtinho.

A Secretaria de Educação fez a complementação dos equipamentos, aparelhos e mobiliários.

Continue Lendo

Matupá

Drenagem e Pavimentação da Av. Hermínio Ometto interligando bairros em Matupá

Os moradores dos Bairros Jardim das Flores, Cidade Alta, Bom Futuro e Alto dos Lagos comemoram a execução das obras de infraestrutura.

Drenagem e Pavimentação da Av. Hermínio Ometto interligando bairros em Matupá
Foto: Obras de terraplenagem

Os moradores dos Bairros Jardim das Flores, Cidade Alta, Bom Futuro e Alto dos Lagos comemoram a execução das obras de infraestrutura que estão sendo desenvolvidas na continuidade de uma das principais avenidas Matupaenses.

Prosseguem a todo vapor os serviços de terraplenagem afim de garantir a resistencia da pista após a aplicação de capa asfáltica na Avenida Hermínio Ometto.

Esta etapa de engenharia é de extrema importancia para que a via dupla que liga diversos bairros da cidade possa ter maior durabilidade diante do grande fluxo de trafegabilidade nesta região, que cresce no número de moradores devido a abertura de novos loteamentos e residenciais.

No período de estiagem este trecho não pavimentado da Rua 01 do Bairro Cidade Alta até o final do Residencial Altos dos Lagos (Avenida Hermínio Ometto), causava transtornos as comunidades devido a intensa poeira, e em tempos de chuva muita lama.

Este projeto de drenagem e pavimentação asfáltica estava no Plano de Trabalho do Prefeito Valtinho Miotto e que nos próximos meses irá garantir aos usuários melhores condições de trânsito, com conforto e segurança.

É importante observar que com o início das obras de infraestrutura, percebe a evolução das edificações residenciais nos Bairros Cidade Alta, Bom Futuro e Altos dos Lagos, fator de extrema importancia para a geração de postos de trabalho e a fomentação da economia através da construção civil.

Continue Lendo

Mais lidas da semana