Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE convoca ANORO, DTVM e FECOGAT para debater Comercialização Legal do Ouro

Unificação dos procedimentos irão desburocratizar e dar mais formalidade ao processo de transporte e comercialização do ouro extraído no Vale do Rio Peixoto.

ANORO
Foto: Divulgação

Foi realizada reunião institucional envolvendo a Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, Associação Nacional do Ouro – ANORO, Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Tapajós-PA e os empresários que representam as Bandeiras: OURO MINAS, PARMETAL, COLUNA, REAL BRASIL e D’GOLD - Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários credenciadas e habilitadas pelo Banco Central e que atuam no mercado regional.

O objetivo do encontro foi o fortalecimento da cadeia produtiva mineral por intermédio da unificação e uniformização de documentos, regras, processos e normas para a compra de ouro.

Também esteve em pauta a otimização das ferramentas legais para o transporte e compra de ouro no Vale do Peixoto, mobilização para inserção do trabalhador garimpeiro no sistema previdenciário nacional e no incremento da receita dos municípios por meio da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal, bem como, o avanço no contexto de arrecadação do Imposto sobre Operação Financeira (IOF-Ouro) e CFEM que retornam aos cofres das Prefeituras Municipais da área de abrangência da COOGAVEPE.

O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Gomes Camboim, lembrou que no ano de 2017 a instituição implantou o sistema integra da COOGAVEPE diretamente nas Compras de Ouro, o que possibilitou a unificação de tarefas em conjunto para que o objetivo final alcance seus devidos resultados, dando assim visibilidade ao potencial econômico da cadeia produtiva de mineração.

“Essa ferramenta tecnológica idealizada pela COOGAVEPE por ser estendida para todo território nacional e precisamos do apoio da ANORO e DTVMs. Desta forma estamos construindo políticas públicas para o setor mineral e promovendo formalizando do procedimento de comercialização do minério, dentro do que preceitua a legislação, em especial na contextualização da atuação das cooperativas do ramo”, enfatizou Camboim.

O Presidente da ANORO, Dirceu Frederico Sobrinho, disse que a COOGAVEPE é uma referencia nacional em cooperativismo mineral, e no que depender da Associação Nacional do Ouro, as propostas, planos e programas proativos para o desenvolvimento sustentável da mineração, implementação de projetos e ações socioambientais terão respaldo absoluto, e colocou a instituição a disposição para formalização de cooperação técnica de consultoria administrativa, jurídica, tecnológica e demais parcerias que otimizem e fortaleçam o empreendedorismo mineral em Mato Grosso e no Brasil.

Mais Fotos
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte

Reunião Ordinária com Conselheiros, Secretaria de Saúde, Direção do Hospital Municipal e do ISSL

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte
Foto: Reunião Cons. Mun. de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizou a 1ª reunião ordinária de 2026, oportunidade em que foram debatidos diversos temas estratégicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas municipais de saúde, abrangendo desde a atenção básica até os serviços de média e alta complexidade.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a capacitação profissional continuada, a organização da Conferência Municipal de Saúde, melhorias estruturais e de aparelhamento das unidades, a viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, a intensificação das campanhas de saúde preventiva, além da continuidade das consultas, exames e cirurgias eletivas por meio do Programa Fila Zero. Também esteve em pauta o fortalecimento institucional das coordenações de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão e do próprio Conselho.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, da Diretora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, e da Consultora Administrativa do Instituto São Lucas, Maria das Graças, que realizaram explanações sobre os avanços, investimentos, metas alcançadas, índices positivos da saúde municipal e apresentaram relatórios das atividades e ações desenvolvidas ao longo de 2025.

A Prefeitura de Guarantã do Norte reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde como instância fundamental de participação e controle social, contribuindo de forma decisiva para a otimização de programas, projetos, atividades, ações e serviços de saúde, garantindo mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população.

Ver Mais

Matupá

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá

Prefeito Bruno Mena recebe Comandante do Corpo de Bombeiros Militar e faz visita técnica ao prédio localizado na Av. Sebastião Alves Júnior

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá
Foto: Futuras Intalações do CBM de Matupá

O Prefeito Bruno Mena, acompanhado da Presidente do CONSEG, da Presidente da Câmara Municipal, Dra. Andréia, e do Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel BM Ranie Sousa, realizou a vistoria técnica no prédio que abrigará o futuro Quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Matupá.

Localizada na Avenida Sebastião Alves Júnior, a unidade está em fase final de implantação e deverá ser inaugurada nos próximos meses, contando com estrutura moderna, totalmente equipada, mobiliada e aparelhada, garantindo condições adequadas para o pleno cumprimento da missão institucional do Corpo de Bombeiros, com mais agilidade, eficiência e segurança no atendimento à população.

A conquista é resultado de uma parceria sólida e institucional entre a Prefeitura de Matupá, Governo do Estado de Mato Grosso, SESP-MT, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e o CONSEG, demonstrando união de esforços em prol da proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

A implantação do Corpo de Bombeiros representa um marco histórico para Matupá, fortalecendo a segurança pública, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência e reafirmando o compromisso das instituições com o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos.

Ver Mais

Mais Vistas