Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Dia de Campo Mineração Sustentável no Vale do Peixoto

UNICAMP e Universidade de Cardiff realizam Dia de Campo sobre Mineração com Sustentabilidade Ambiental no norte de MT

Dia de Campo Mineração Sustentável no Vale do Peixoto
Foto: Visita Técnica Garimpo Filão da Porteira

Como parte do cronograma do 1º Workshop de Mineração Sustentável realizado pela UNICAMP na região Vale do Rio Peixoto, os geólogos, pesquisadores, cooperativas,técnicos de mineração, biólogos, engenheiros florestais, universitários, órgãos ambientais, entre outros participantes estiveram fazendo visitação a uma frente de atividade garimpeira em Matupá.

Na ocasião visualizaram na prática, o emprego de máquinas pesadas, ferramentas tecnológicas, experiencias de práticas e manejos, o emprego de pesquisas geológicas e de sondagens minerais, gestão do empreendimento de mineração e as alternativas implementadas com sucesso no contexto de recuperação de áreas degradadas, como o plantio de capim para abertura de pastagens e a psicultura (criação de peixes), ambos desenvolvidos com êxito na propriedade, onde a extração de ouro vem sendo feita há pelo menos 30 anos.

O Dia de Campo do Workshop UNICAMP 2019 aconteceu também no Garimpo Filão da Porteira no interior da cidade de Peixoto de Azevedo-MT.

No empreendimento com operacionalidade totalmente mecanizada no processo de extração de ouro, percebeu-se o melhor reaproveitamento do rejeito mineral na extração modalidade subterrânea com alto potencial metalogenético, ou seja, dos depósitos de minerais úteis.

Durante as visitações técnicas, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, abordou questões sobre geologia regional, mineralizações, processos e gênese dos depósitos de ouro e metais-base. Os avanços, desafios e as sugestões de trabalhos futuros por meio de parcerias e termos de cooperação.

Segundo os representantes da Universidade Cardiff, James Lambert-Smith coordenador de Cardiff), Angelina Sanderson Bellamy e Ernest Chi Fru. As atuações da COOGAVEPE estão sendo referenciais no estado de Mato Grosso e no Brasil.

O planejamento, a organização cooperativista, os projetos, estudos, pesquisas, experiencias, a legalização e as ações de sustentabilidade ambiental no ramo mineral desenvolvidos pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto resultaram na produção de mais de 5 toneladas de ouro, o que representa 60% da produção de origem garimpeira legal no estado de Mato Grosso.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Guarantã do Norte amplia frota de maquinários por meio de articulação técnica e política

O município foi contemplado com 01 motoniveladora, 01 escavadeira hidráulica (PC) e 01 caminhão-pipa

Guarantã do Norte amplia frota de maquinários por meio de articulação técnica e política
Foto: Maquinários Promaq

Graças a um trabalho técnico qualificado e a uma forte articulação política da administração do prefeito Márcio Gonçalves, o município de Guarantã do Norte tem avançado de forma significativa na captação de projetos, programas e ações junto aos governos estadual e federal. Por meio do empenho do secretariado e dos departamentos municipais, a gestão vem elaborando, cadastrando e viabilizando adesões que resultam em importantes investimentos para o desenvolvimento local.

Uma demonstração concreta desse esforço foi a recente conquista de novos maquinários por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (PROMAQ). O município foi contemplado com 01 motoniveladora, 01 escavadeira hidráulica (PC) e 01 caminhão-pipa, equipamentos que irão fortalecer as ações de infraestrutura urbana e rural.

O prefeito Márcio Gonçalves, acompanhado dos secretários Alex Sandro Pilatti (Infraestrutura) e Taise Raquel Bechlin (Desenvolvimento Econômico), esteve em Cuiabá para o recebimento oficial das máquinas. Os equipamentos serão empregados na manutenção e recuperação de estradas vicinais, abertura e melhoria de acessos rurais, apoio ao programa Porteira a Dentro, atendimento à agricultura familiar, além de serviços de terraplanagem, drenagem e reforço na logística de transporte e escoamento da produção agrícola.

Durante o ato, o gestor municipal fez questão de destacar o papel fundamental da deputada federal e secretária executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Flávia Rodrigues (Flavinha), cujo gerenciamento político foi decisivo para que Guarantã do Norte fosse contemplada. Segundo Márcio Gonçalves, a chegada desses maquinários permitirá que, a partir de 2026, o município intensifique os trabalhos de manutenção das estradas e amplie a prestação de serviços que fomentam a produção e garantem melhores condições de logística aos produtores rurais.

A atual administração também reconhece e agradece o empenho do suplente de vereador Érico Patinho, que atuou diretamente junto à deputada Flavinha na busca pela ampliação da frota de maquinários. Considerado uma grande liderança política, Érico Patinho, mesmo na suplência, tem demonstrado influência e compromisso com Guarantã do Norte, contribuindo para a conquista de emendas parlamentares e investimentos em diversos setores públicos.

Com planejamento, articulação e parcerias sólidas, Guarantã do Norte segue avançando no fortalecimento da infraestrutura e no apoio ao desenvolvimento econômico e social do município.

Ver Mais

Mais Vistas