Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Dia de Campo Mineração Sustentável no Vale do Peixoto

UNICAMP e Universidade de Cardiff realizam Dia de Campo sobre Mineração com Sustentabilidade Ambiental no norte de MT

Dia de Campo Mineração Sustentável no Vale do Peixoto
Foto: Visita Técnica Garimpo Filão da Porteira

Como parte do cronograma do 1º Workshop de Mineração Sustentável realizado pela UNICAMP na região Vale do Rio Peixoto, os geólogos, pesquisadores, cooperativas,técnicos de mineração, biólogos, engenheiros florestais, universitários, órgãos ambientais, entre outros participantes estiveram fazendo visitação a uma frente de atividade garimpeira em Matupá.

Na ocasião visualizaram na prática, o emprego de máquinas pesadas, ferramentas tecnológicas, experiencias de práticas e manejos, o emprego de pesquisas geológicas e de sondagens minerais, gestão do empreendimento de mineração e as alternativas implementadas com sucesso no contexto de recuperação de áreas degradadas, como o plantio de capim para abertura de pastagens e a psicultura (criação de peixes), ambos desenvolvidos com êxito na propriedade, onde a extração de ouro vem sendo feita há pelo menos 30 anos.

O Dia de Campo do Workshop UNICAMP 2019 aconteceu também no Garimpo Filão da Porteira no interior da cidade de Peixoto de Azevedo-MT.

No empreendimento com operacionalidade totalmente mecanizada no processo de extração de ouro, percebeu-se o melhor reaproveitamento do rejeito mineral na extração modalidade subterrânea com alto potencial metalogenético, ou seja, dos depósitos de minerais úteis.

Durante as visitações técnicas, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, abordou questões sobre geologia regional, mineralizações, processos e gênese dos depósitos de ouro e metais-base. Os avanços, desafios e as sugestões de trabalhos futuros por meio de parcerias e termos de cooperação.

Segundo os representantes da Universidade Cardiff, James Lambert-Smith coordenador de Cardiff), Angelina Sanderson Bellamy e Ernest Chi Fru. As atuações da COOGAVEPE estão sendo referenciais no estado de Mato Grosso e no Brasil.

O planejamento, a organização cooperativista, os projetos, estudos, pesquisas, experiencias, a legalização e as ações de sustentabilidade ambiental no ramo mineral desenvolvidos pela Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto resultaram na produção de mais de 5 toneladas de ouro, o que representa 60% da produção de origem garimpeira legal no estado de Mato Grosso.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe

Foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental.

Gilson Camboim e Gabriel estão em chapa que disputará eleição da Coogavepe
Foto: Reunião Garimpeiros Unidos

Gestores, garimpeiros, empreendedores de mineração e lideranças do setor, todos cooperados da Coogavepe, realizaram na noite desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma importante reunião no Centro de Eventos GG, no Bairro Nova Esperança, em Peixoto de Azevedo. O encontro teve como pauta exclusiva a Eleição para a escolha da nova Diretoria da Cooperativa de Garimpeiros, prevista para o mês de março de 2026.

Preocupados com os rumos da instituição para os próximos anos, mais de 30 participantes estiveram presentes e, de forma democrática e participativa, apresentaram sugestões, ideias, opiniões e proposituras. Ao final do debate, houve posicionamento unânime pela composição de uma chapa para a disputa eleitoral.

Ficou definido que a chapa será encabeçada por Gilson Gomes Camboim, como candidato a Presidente, e Gabriel Antônio Cervantes de Souza, como candidato a Vice-Presidente. Também foi deliberada a abertura para participação direta e efetiva dos demais cooperados interessados na composição dos conselhos fiscal, administrativo e ético, sempre em consonância com o estatuto, regulamento interno, metas institucionais, plano de trabalho, projetos estratégicos e responsabilidade de atuação.

A chapa tem como propósito dar continuidade e fortalecer os trabalhos já desenvolvidos pela Coogavepe, com foco em pesquisas, inovação tecnológica, qualificação profissional, segurança no trabalho, assessoramento e consultoria ambiental e jurídica, recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental, além da atenção à assistência social e à saúde do garimpeiro. Também estão entre as prioridades a organização, formalização e legalização dos empreendimentos minerais, bem como a validação e fortalecimento da cooperativa junto aos poderes constituídos, órgãos públicos, autarquias e organizações não governamentais.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte
Foto: Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura de Guarantã do Norte deu início aos serviços de tapa-buracos nas vias pavimentadas do município, com foco nos trechos mais críticos e de maior fluxo de veículos.

As ações seguem um cronograma planejado para que, gradativamente, todos os bairros sejam contemplados com os reparos necessários, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito urbano.

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

A gestão municipal destaca que o período chuvoso acaba interferindo no ritmo das intervenções, mas pede a compreensão da população, reforçando que as equipes seguem mobilizadas e que, de forma progressiva, os problemas serão solucionados, melhorando as condições de trafegabilidade em toda a cidade.

Ver Mais

Mais Vistas