Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

22 Sitiantes, Chacareiros e Assentados recebem Kits de Irrigação

As regiões beneficiadas foram Glebas ETA, Belmonte, PA Cachimbo, São José União e Chácaras Produtivas de Peixoto de Azevedo

22 Sitiantes, Chacareiros e Assentados recebem Kits de Irrigação
Foto: Kits Entregues

A Secretaria de Agricultura de Peixoto de Azevedo fez a entrega de 22 Kit’s de irrigação e gotejamento para sitiantes, chacareiros e assentados das Glebas ETA e Belmonte, PA Cachimbo, PA São José União e Chácaras Produtivas do entorno da cidade.

Os equipamentos são de convênio firmado com a SEAF-MT e o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os pequenos produtores rurais lidam com a fruticultura e olericultura e o sistema de irrigação é providencial em especial na época de estiagem no extremo norte de Mato Grosso. 

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza disse que o sistema de irrigação por gotejamento irá viabilizar a produção de frutas, verduras e legumes nas pequenas propriedades. 

“Essa ajuda é bem-vinda no campo, pois desta forma os agricultores vencerão as condições climáticas do período estiagem prolongada, quer seja no entorno do município ou nos projetos de assentamentos”, comentou. 

Todo trabalho de visitação técnica, cadastro produtivo, habilitação de agricultores e demais atividades de competência da Secretaria de Agricultura foram desenvolvidos para que a entrega dos kits de irrigação e gotejamento fosse possível.

“Entregamos caixa d’água, mangueiras, fiações e gotejamento. Cada kit possui capacidade de irrigar cerca de 500 m². A nossa Secretaria de Agricultura fará o acompanhamento para vermos os resultados positivos nas diversas cadeias produtivas”, salientou o Prefeito Maurício Ferreira.

Dados mostram que o sistema de irrigação garante maior rentabilidade para o produtor, pois ele causa a imediata economia em média 60% de água, preservando o solo e melhorando a produção. Neste processo o volume de água pode ser regulado de acordo com a necessidade da planta.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

Deputado Bezerra garante Patrulha Agrícola e Resfriadores para APROL

Associação de Produtores de Leite das Glebas União e Padovani será contemplada com equipamentos para fomentação da cadeia produtiva.

Deputado Bezerra garante Patrulha Agrícola e Resfriadores para APROL
Foto: Deputado Bezerra assume compromissos em Matupá

Em recente visita de cortesia ao Prefeito de Matupá, Valtinho Miotto, o Deputado Federal Carlos Bezerra, foi recebido na sede do Paço Municipal pela equipe de governo, vereadores, representantes de associações e demais lideranças locais.

Na oportunidade foram protocolados alguns pleitos ao parlamentar Mato-grossense, dentre eles, a destinação de emenda parlamentar ou gestão para verba ministerial da ordem de R$ 1,5 milhão para construção de ciclovias e pistas para prática de ciclismo.

Já a Associação de Produtores de Leite - APROL, protocolou ofício reivindicatório para disponibilização de 01 Patrulha Agrícola Mecanizada e 03 Resfriadores de 2.000 Litros para atender a demanda de produção das Glebas União e Padovani.

O Deputado Carlos Bezerra assumiu o compromisso e assegurou que a associação poderá contar com o trator e todos os implementos, bem como, com os resfriados de leite solicitados para que possam de forma efetiva fomentar o desenvolvimento de arranjos produtivos nos assentamentos rurais Matupaenses.

Em relação ao pedido formulado pelo Prefeito Valtinho Miotto, o Deputado Federal Carlos Bezerra disse ser prazeroso atender pleitos de um gestor que faz a aplicação correta dos recursos públicos em projetos, obras e serviços que realmente melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.

"Já atendi vários pedidos do Prefeito Valtinho Miotto, como a piscina olimpica, pista de skate, reforma do hospital municipal, iluminação ornamental da Avenida Hermínio Ometto, regularização fundiária, construção de estradas, pontes e galerias, enfim. Muitas dessas obras já foram executadas e outras estão em fase de conclusão. Portanto, levo o pedido de ciclovias e pista de ciclismo para Brasília e brevemente terei boas notícias a este povo que sempre depositou neste parlamentar municipalista, muita fé e confiança, e é justo fazer a retribuição em parceria com esse gestor que é uma referência no estado de Mato Grosso", comentou o Deputado Bezerra.

Todas as solicitações foram respaldadas pelos vereadores, Marcos Icassati, Julia Iczai, Tião da Ambulância, Lenon de Abreu, Cleber Cardoso e Loredo da Gleba.

Continue Lendo

Nova Santa Helena

Playgrounds Ecológicos serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

Playground Ecológico serão implantados nas Escolas de Nova Santa Helena
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Nova Santa Helena estabeleceu uma forte parceria com a Secretaria de Obras para colocar em prática o Projeto ‘Parque Pedagógico com Pneus Recicláveis’ nas escolas e creche da rede pública municipal de ensino.  

Estão sendo coletados nas borracharias pneus velhos inservíveis e que se jogados nos terrenos e vias públicas causam poluição ambiental e servem apenas de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Todo esse material recolhido está sendo armazenado e brevemente serão transformados em Parquinhos de Diversão Infantil Ecológicos.

A Coordenadora do projeto, Professora Denise Aparecida da Silva, destacou que a ideia é garantir aos alunos recreação, diversão e interatividade, porém com agregação conceitual de preservação ambiental e combate a poluição. Ela lembrou que serão empregadas técnicas para reutilização dos pneus na fabricação de brinquedos como: balanços, gangorras, pontes, escorregadores, escaladas, entre outros.

A Secretaria de Educação está dando todo suporte de apoio logístico para que no início do ano letivo 2020 todas as escolas já estejam com o Playground Infantil Ecológico instalados e prontos para garantir a alegria da criançada.

“Estamos dando suporte necessário para garantir matéria prima e mão-de-obra na confecção dos 22 brinquedos previstos no plano de trabalho do projeto de educação ambiental. A acolhida por parte dos professores, alunos e da nossa comunidade está nos surpreendendo, pois manteremos a cidade limpa, eliminando os criadouros do mosquito aedes aegypti e transformando esse material com grande potencial poluidor em criativos e atrativos brinquedos”, explicou o Secretário Adriano Bortolin.

A preocupação da atual administração é dar uma nova utilidade aquilo que não serve mais através da construção de playground nas escolas, creche e futuramente nas praças públicas, ampliando as opções de lazer para as crianças.

Serão contempladas as Escolas Branca de Nove, Monteiro Lobato, Professor José Alves Govea e Antônio Pelissari.

“Entendemos que essa é uma alternativa inteligente e viável, além de ser ecologicamente correta. Estamos trabalhando também para que brevemente de forma consorciada possamos encaminhar os nossos resíduos sólidos para a célula implantada no município de Nova Canaã do Norte, dando assim uma destinação correta ao lixo produzido pela municipalidade”, comentou a Prefeita Terezinha Guedes Carrara.

Estão no planejamento de governo a aquisição de mais 01 caminhão de coleta de lixo e a implantação de projeto de coleta seletiva e usina de reciclagem de lixo.

 

Continue Lendo

Mais lidas da semana