Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Dr. Alex Manhaguanha preside Audiência sobre Segurança Pública

Esteve em pauta: Conclusão do CDP, permanência do 15º CRPM, construção da Delegacia Municipal de Polícia Civil, entre outros assuntos.

Dr. Alex Manhaguanha preside Audiência sobre Segurança Pública
Foto: Sede do Poder Legislativo

Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Peixoto de Azevedo para tratar sobre a estrutura, serviços e projetos ligados a área de segurança pública local. O evento aconteceu no auditório do Poder Legislativo e foi presidida pelo autor da proposição Dr. Alex Manhaguanha.

Estiveram presentes o Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mantovani, Comandante do 15º CRPM Coronel James Ferreira, Presidente do CONSEG Édson dos Santos e representantes de Clubes de Serviços, Corpo de Bombeiros Militares, Secretários Municipais, Imprensa e a municipalidade Peixotense.

Dentre os assuntos debatidos, a retomada e conclusão do Centro de Detenção Provisória, a obra está paralisada e demanda recursos da ordem de R$ 8 milhões. Também foi cobrada a permanência do 15º Comando Regional de Polícia Militar no município, já que se cogita a transferência para a cidade de Guarantã do Norte.

Outro assunto que esteve em foco diz respeito a formalização de parcerias para construção da sede própria da Polícia Judiciária Civil, ou do Complexo de Segurança Pública que reuniria na mesma estrutura a PM, DEPOL, POLITEC e o Corpo de Bombeiros.

Questões ligadas a reestruturação das Forças de Segurança no campo do aumento de efetivo policial, tecnologia de comunicação e investigação, atualização dos materiais bélicos e ampliação da logística de viaturas foram mencionadas.

O vereador Dr. Alex Manhaguanha cobrou uma ação mais veemente e contundente da Gestão Municipal, quer seja politica ou administrativamente para que o CR15 permaneça em Peixoto de Azevedo, não apenas pelo posicionamento estratégico da cidade, mas principalmente por que o município abrigará mais de 256 reeducandos depois da conclusão do Centro de Detenção Provisória – CDP.

“Não é justo com a população, na verdade é uma falta de visão e comprometimento com a segurança pública. Que sentido faz, ou qual é o benefício para a comunidade, termos aqui um CDP sem a estrutura operacional e de combate ao crime do Comando Regional de Polícia Militar. Como legislador e sendo o interlocutor do povo, cobro que o Chefe do Executivo busque todos os embasamentos técnicos e utilize de sua influencia política para que o 15º CRPM seja mantido em Peixoto de Azevedo, e se necessário providencie uma contrapartida maior de colaboração para que isso seja possível”, declarou o Vereador Dr. Alex.

No que se refere a retomada das obras e conclusão do Centro de Detenção Provisória, o legislador lembrou que a atual Unidade Prisional tem capacidade apenas para 40 está superlotada com mais de 140 reeducandos. Ele sugeriu que um documento coletivo de todos os poderes constituídos e da sociedade organizada seja elaborado e encaminhado para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, afim de pressionar as esferas de governo a sanar esta grande problemática.

“Mas vou além, lembro-me muito bem, os acordos firmados para que o CDP pudesse ser construído em Peixoto de Azevedo, entre eles: a pavimentação asfáltica ligando a BR-163 pela Rua Zé Doca até o Complexo Prisional. Bem como, maiores investimentos da Secretaria de Estado de Saúde no Hospital Regional em termos de melhoria da estrutura física, reaparelhamento e ampliação do quadro de especialidades de média e alta complexidade, e principalmente a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública composto pelas polícias militar e judiciária civil, POLITEC e o próprio Corpo de Bombeiros”, mencionou o vereador Dr. Alex Manhaguanha.

Durante a audiência pública o parlamentar municipal solicitou celeridade da Prefeitura de Peixoto de Azevedo no sentido de efetuar a doação de um terreno para construção da Delegacia de Polícia Judiciária Civil. Ele lembrou que com a ajuda do MPE, CONSEG e da Sociedade Organizada estão sendo levantados recursos financeiros para o início das obras, e é preciso urgência no processo de destinação da área para edificação do prédio.

“Quero informar a população que em contato com a Diretoria Executiva da UNIFAMA conseguimos viabilizar a elaboração do Projeto de Engenharia e Arquitetura da Delegacia Municipal de Polícia Civil, ou seja, até mesmo deste custo a administração será isentada. O mínimo que pode ser feito é desenrolar a definição e doação do terreno para que os gabaritados engenheiros da faculdade comecem a trabalhar a planta da sede própria da DEPOL”, explicou Dr. Alex Manhaguanha.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas