Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE estuda implementação de Biotecnologia na Mineração

Inovação tecnológica para o melhor reaproveitamento dos chamados rejeitos de mineração existentes no Vale do Rio Peixoto.

COOGAVEPE estuda implementação de Biotecnologia na Mineração
Foto: Visitação a Mineradora Filão da Porteira

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) recebeu durante dois dias a visita dos Engenheiros Químicos da Empresa RBio – Ronaldo Biondo e Sebastião Silvio, que atuam na área de Biotecnologia Avançada em todo território nacional.

Eles foram recebidos pelos membros da Diretoria Executiva e Ambiental da COOGAVEPE, oportunidade em que conheceram as dependências da instituição e assistiram a uma palestra expositiva sobre os trabalhos e atividades desenvolvidos pela maior cooperativa do ramo mineral do Estado de Mato Grosso que produziu em 2018 mais de quatro toneladas de ouro.

A Cooperativa de Garimpeiros busca a inovação tecnológica para o melhor reaproveitamento dos chamados rejeitos de mineração utilizando a biotecnologia para a recuperação de metais presentes em minérios, como é o caso do ouro.

Os engenheiros da RBio estiveram em garimpos, filões e pequenas mineradoras legalmente licenciados pelos órgãos competentes, nestes locais foram feitos acompanhamentos sobre a gestão, manejo, emprego de tecnologia e pesquisas. Também foram coletadas amostras dos rejeitos para testes laboratoriais.

O objetivo e meta da COOGAVEPE é implementar o processo biotecnológico na cadeia produtiva de mineração do Vale do Rio Peixoto. A RBio estaria desenvolvendo pesquisas sobre a biolixiviação na extração de ouro, criando em laboratório uma bactéria inofensiva aos humanos, e que possa minimizar e até mesmo abolir o cianeto e o mercúrio, ambos são extremamente nocivos a saúde dos garimpeiros e ao meio ambiente.   

A COOGAVEPE de forma pioneira caminha para essa inovação e evolução no ramo mineral Mato-grossense e buscará subsídios com as esferas de governo, setor privado e os próprios cooperados para viabilizar o projeto que já é desenvolvido com sucesso em países, como Austrália, África do Sul, Canadá e Chile.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas