Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Projeto 'Saúde do Garimpeiro' é realizado na região do Lampião

COOGAVEPE, ERS e Secretarias Municipais levam atendimentos de saúde preventiva aos garimpeiros

Projeto 'Saúde do Garimpeiro' é realizado na região do Lampião
Foto: Um dos garimpos visitados

Aconteceu nesta terça-feira (15) mais uma etapa do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’, desenvolvido em parceria COOGAVEPE, Escritório Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde dos sete municípios da área de abrangência da cooperativa de Garimpeiros.

As equipes multiprofissionais da Coordenação de Atenção Básica e da Vigilância Sanitária de Nova Guarita estiveram em dois garimpos prestando importantes serviços no âmbito de saúde preventiva, dentro da proposta de descentralização dos atendimentos.

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Laboratórios e Fiscais Sanitários desenvolveram as seguintes ações:

- Exame de Glicemia

- Aferição da Pressão Arterial

- Busca Ativa de Casos de Malária

- Avaliação de Hanseníase

- Atualização da Carteira de Vacinação

- Teste Rápido de Hepatites Virais

- Acuidade Visual

- Entrega de Repelentes

- Distribuição de Preservativos

- Vacinação Anti Rábica Animal

A Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Elizangela Dias, disse que dezenas de garimpeiros acessaram os serviços públicos de saúde dentro da própria estrutura de trabalho de extrativismo mineral, ou seja, o projeto leva os procedimentos preventivos até as localidades de forma itinerante e gratuita, e com todo suporte logístico de transporte, insumos e profissionais, evitando gastos com deslocamentos, alimentação e em alguns casos estadias nas sedes dos municípios.

A Técnica Administrativa da COOGAVEPE, Kauane Karla, lembrou que o Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ é pioneiro no estado de Mato Grosso, pois leva uma gama de atividades, serviços e ações de atenção básica a saúde, e quando diagnosticado algo mais complexo, já se faz o encaminhamento as especialidades por parte das secretarias municipais. Para que os cooperados e trabalhadores garimpeiros possam continuar na lida, se faz necessário esse tipo de cuidado e zelo para com sua saúde e qualidade de vida.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá

Malha viária que liga Matupá aos distritos de Flor da Serra e Alto Alegre está sendo patrolhada

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá
Foto: Recuperação das Estradas

A Secretaria de Obras de Matupá realizou o patrolamento das estradas da Gleba Liberdade e núcleos urbanos de Alto Alegre e Flor da Serra.

Essa ação visa melhorar a trafegabilidade das vias, garantindo segurança e acessibilidade para os moradores e produtores rurais da região.

As estradas rurais são fundamentais para o desenvolvimento local, pois permitem o escoamento da produção agrícola e o acesso a serviços essenciais.

Além do patrolamento foi desenvolvida a limpeza das laterais e reabertura dos desaguadouros.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, a prefeitura atua constantemente na manutenção das estradas rurais para garantir trafegabilidade em todas as temporadas, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando a economia local.

A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura e o bem-estar dos cidadãos.

Estradas sendo revitalizadas

Ver Mais

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Mais Vistas