Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Projeto 'Saúde do Garimpeiro' é realizado na região do Lampião

COOGAVEPE, ERS e Secretarias Municipais levam atendimentos de saúde preventiva aos garimpeiros

Projeto 'Saúde do Garimpeiro' é realizado na região do Lampião
Foto: Um dos garimpos visitados

Aconteceu nesta terça-feira (15) mais uma etapa do Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’, desenvolvido em parceria COOGAVEPE, Escritório Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde dos sete municípios da área de abrangência da cooperativa de Garimpeiros.

As equipes multiprofissionais da Coordenação de Atenção Básica e da Vigilância Sanitária de Nova Guarita estiveram em dois garimpos prestando importantes serviços no âmbito de saúde preventiva, dentro da proposta de descentralização dos atendimentos.

Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Laboratórios e Fiscais Sanitários desenvolveram as seguintes ações:

- Exame de Glicemia

- Aferição da Pressão Arterial

- Busca Ativa de Casos de Malária

- Avaliação de Hanseníase

- Atualização da Carteira de Vacinação

- Teste Rápido de Hepatites Virais

- Acuidade Visual

- Entrega de Repelentes

- Distribuição de Preservativos

- Vacinação Anti Rábica Animal

A Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Elizangela Dias, disse que dezenas de garimpeiros acessaram os serviços públicos de saúde dentro da própria estrutura de trabalho de extrativismo mineral, ou seja, o projeto leva os procedimentos preventivos até as localidades de forma itinerante e gratuita, e com todo suporte logístico de transporte, insumos e profissionais, evitando gastos com deslocamentos, alimentação e em alguns casos estadias nas sedes dos municípios.

A Técnica Administrativa da COOGAVEPE, Kauane Karla, lembrou que o Projeto ‘Saúde do Garimpeiro’ é pioneiro no estado de Mato Grosso, pois leva uma gama de atividades, serviços e ações de atenção básica a saúde, e quando diagnosticado algo mais complexo, já se faz o encaminhamento as especialidades por parte das secretarias municipais. Para que os cooperados e trabalhadores garimpeiros possam continuar na lida, se faz necessário esse tipo de cuidado e zelo para com sua saúde e qualidade de vida.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq

Além da Pá Carregadeira o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq
Foto: Pá Carregadeira adquirida

O prefeito Bruno Mena anunciou a adesão ao PROMAQ, viabilizando a aquisição de uma Pá Carregadeira XCMG, que vai dar suporte ao programa Porteira a Dentro, beneficiando agricultores das glebas Liberdade, União e Padovani. A máquina será usada para:

- Recuperação de Estradas
- Cascalhamento de Currais e Espaço de Ordenha
- Manutenção de açudes e reservatórios
- Suporte na logística de entrega de calcário e outros.

Além da Pá Carregadeira, o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km, que ajudará a:

- Combater a escassez de água em regiões críticas
- Reduzir a poeira em vias
- Atuar em eventuais incêndios e sinistros

Ainda esta semana o município de Matupá deverá receber do Governo do Estado mais 02 caminhões caçambas.

Ver Mais

Saúde

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia

Secretaria de Saúde continua cumprindo metas do Programa Fila Zero

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia
Foto: Cirurgia de Otorrinolaringologia

O Hospital Nossa Senhora do Rosário está realizando mais uma etapa de cirurgias de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte. A ação integra a continuidade do Programa Fila Zero, que vem garantindo consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os procedimentos são resultado dos investimentos da gestão do prefeito Márcio Gonçalves na ampliação do quadro de especialidades médicas, permitindo que os atendimentos sejam realizados no próprio município.
Com isso, os pacientes deixam de percorrer longas distâncias, evitando gastos com transporte, alimentação e estadia fora da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada em zerar as filas de espera, muitas delas acumuladas há mais de 10 anos, marcadas por ansiedade, angústia e sofrimento. Agora, esses pacientes estão sendo atendidos com dignidade, eficiência e de forma humanizada, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ver Mais

Mais Vistas