Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Presidente da AGRIPAC busca apoio da EMPAER, SEAF-MT e CONAB

Vários pleitos foram formalizados em benefício das ações associativistas pelo fortalecimento da agricultura familiar nos 11 assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo

Presidente da AGRIPAC busca apoio da EMPAER, SEAF-MT e CONAB
Foto: Presidente da AGRIPAC na CONAB

Nos dias 30 e 31 de outubro o presidente da Associação dos Mini e Pequenos Produtores do PA Cachimbo, Pedrinho Medeiros, esteve na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), EMPAER e na Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB-MT) buscando a viabilização de importantes incentivos para a fomentação das cadeias produtivas dos assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo e região.

Dentre as demandas apresentadas a SEAF-MT está a disponibilidade de recursos financeiros para aquisição de uma nova despolpadora que possa garantir a ampliação do processamento e produção de polpas de frutas predominantemente da região, como de caju, acerola, manga, cupuaçu, açaí e outras.

Também foi pleiteado 01 caminhão com câmara fria exclusivamente para a AGRIPAC, pois desta forma haveria uma melhor dinâmica na logística de transporte dos hortifrutigranjeiros produzidos nos 11 assentamentos rurais peixotenses até os mercados, mercearias e supermercados, bem como nas escolas, creches, hospital e projetos assistências beneficiados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB.

“Reforçamos este pedido ao Secretário Silvano Amaral, para que faça a interlocução com a bancada federal de Mato Grosso em Brasília visando a alocação dos recursos financeiros no Orçamento Geral da União 2020, no sentido de melhorar o acervo de máquinas e equipamentos para industrialização de nossa produção. Os pequenos produtores possuem capacidade de produzir mais e melhor, mas a agregação de valor vem por intermédio do emprego de tecnologia e a padronização sanitária de processamento dos alimentos com o padrão exigido para o ingresso no mercado. A despolpadora e o caminhão são prioridades para avançarmos”, comentou o Presidente da AGRIPAC, Pedrinho Medeiros.

Em parceria com a EMPAER novos projetos foram elaborados e entregues na CONAB para que a associação possa ter uma maior participação não apenas no Programa Aquisição de Alimentos, mas também no Programa Nacional de Alimentação Escolar, já que a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária.

“Estamos esperançosos, pois somos sabedores do comprometimento do Secretário Silvano Amaral e de nossos deputados federais e senadores de Mato Grosso. São ações como estas que vão fortalecer as cooperativas e associações, a continuarem atuando em benefício do agricultor familiar, dando-lhe reais condições de lavrar a terra e produzir os alimentos para o sustento de suas famílias e a comercialização a preços justos, melhorando assim a sua qualidade de vida”, declarou Pedrinho Medeiros.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas