Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE recebe Deputado da Frente Parlamentar da Mineração

Deputado Federal Dr. Leonardo conheceu a estrutura funcional da COOGAVEPE e recebeu pleitos em prol da classe garimpeira

COOGAVEPE recebe Deputado da Frente Parlamentar da Mineração
Foto: Deputado assiste exposição da COOGAVEPE

O Deputado Federal Mato-grossense, Dr. Leonardo, faz parte da Frente Parlamentar Mista da Mineração. Ele esteve visitando a maior cooperativa do ramo mineral do estado, fundada a mais de uma década na região extremo norte, especificamente no município de Peixoto de Azevedo e com atuação nas cidades de Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Nova Guarita e Novo Mundo.

A COOGAVEPE – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, conta atualmente com mais de 5.600 cooperados ativos e faz parte da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MT, que por sua vez, presta serviços de consultoria e assessoria, afim de contribuir com a organização, planejamento, legalidade, fomentação e o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social da instituição cooperativista com resultados imediatos na produtividade e sustentabilidade.

O parlamentar federal, Dr. Leonardo Ribeiro Albuquerque, foi recebido pelo Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, Secretários Municipais, Vereadores, Gestores de Mineração, Empresários e Lideranças dos municípios que compõe a área de abrangência da cooperativa de garimpeiros.

Além de conhecer a estrutura física da COOGAVEPE, o legislador federal participou de uma palestra expositiva sobre o grande potencial das jazidas de ouro do Vale do Rio Peixoto e a dinâmica das atividades, projetos, ações, pesquisas e trabalhos desenvolvidos para legalização dos garimpos, por meio dos licenciamentos ambientais, promoção de assistência técnica, parcerias em pesquisas e sondagens, organização laboral, desenvolvimento de projetos sociais, comercialização transparente com nota fiscal, tecnificação e mecanização do processo de extrativismo aurífero e principalmente o cumprimento dos projetos de recuperação das áreas degradadas - PRADs, transformando antigas cavas e amontoados de terra em novas alternativas de renda, como piscicultura, reflorestamento, pastagem e fruticultura.

Durante a visitação do Deputado Federal, Dr. Leonardo, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim protocolou algumas reivindicações em prol da classe garimpeira, como o enfrentamento político e a defesa parlamentar para que não haja leilão de áreas em reservas garimpeiras e nas regiões tradicionais de extração aurífera, o que poderia prejudicar em especial os pequenos e médios empreendimentos de mineração, e consequentemente restringir o avanço e crescimento do cooperativismo mineral com sustentabilidade ambiental.

Outra solicitação plausível diz respeito a destinação de recursos da União para reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas do Projeto Cidade Verde, que até o momento já distribuiu mais de 1,5 milhão de mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas, porém precisa de investimentos no contexto de infraestrutura.

Visando proporcionar maior incentivo à produção de peixes em antigas cavas de garimpo, a Cooperativa de Garimpeiros pleiteou também emenda parlamentar para construção de 01 Centro de Alevinagem, o que oportunizaria a oferta de alevinos para o povoamento dos tanques, após serviços de pesquisa e assistência técnica de Engenheiro de Pesca e Biólogos, apontando a viabilidade do projeto de recuperação dos passivos ambientais através desta cadeia produtiva.

“Fiquei extremamente feliz em conhecer um pouco mais sobre está cooperativa que é uma referência no Estado e no Brasil. Sei da importância da mineração para a economia Mato-grossense, e reconheço como sendo essencial para abertura de postos de trabalho, geração de renda e dividendos tributários imprescindíveis para os sete municípios de sua abrangência. Farei as tratativas na Agencia Nacional de Mineração, Ministério de Minas e Energia, Órgãos Governamentais e na própria Câmara Federal para que tenhamos um olhar mais empreendedor e políticas públicas de evolução no campo da pesquisa, tecnologia e inovação para o Setor Mineral. E tudo isso é possível, diante de bons exemplos e resultados da pratica e manejo do extrativismo, que se mostra no Vale do Rio Peixoto como sendo de grande comprometimento com a diminuição dos impactos ambientais e recuperação dos passivos com o reaproveitamento das áreas já mineralizadas e que tornam-se novas fontes de renda”, comentou o Deputado Federal Dr. Leonardo.

Destaque na produção de ouro, a região de Peixoto de Azevedo garante aproximadamente sete toneladas do metal por ano. Todo ouro extraído nas áreas da Coogavepe é comercializada legalmente com destino ao mercado financeiro. Dados dão conta de que são gerados nas sete cidades mais de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais

04 Creches e 07 Escolas de Peixoto de Azevedo serão atendidos com a ação educacional

Alunos da rede municipal Peixotense receberão kits de materiais
Foto: Kit Escolar

A Secretaria de Educação dará início ao ano letivo de 2026 com uma importante ação voltada ao fortalecimento da educação pública: a entrega de kits de materiais escolares no primeiro dia de aula. A iniciativa contemplará as 04 creches e as 07 escolas da cidade e do distrito União do Norte, beneficiando mais de 5.000 alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

A ação integra o plano de governo da administração do prefeito Nilmar Nunes Miranda, o Paulistinha, reafirmando o compromisso da gestão com investimentos sólidos e contínuos na educação.

Os kits foram organizados de acordo com cada etapa de ensino — Kit Creche e Pré-Escola e Kit Séries Iniciais — e são compostos por cadernos de capa dura, lápis de cor, lápis preto, borracha, apontador, estojo, canetinhas, tinta guache, pincel, régua, caneta, giz de cera, massa de modelar e cola.

Um dos destaques da iniciativa é a qualidade e a personalização do material, que traz em suas capas imagens que retratam os potenciais do município, valorizando a história, a cultura local e os avanços conquistados na educação. Além de tornar o material mais atrativo para crianças e adolescentes, a ação fortalece o sentimento de pertencimento e identidade dos estudantes com a cidade.

A entrega dos kits também representa um importante alívio econômico para as famílias, reduzindo gastos no início do ano letivo e garantindo igualdade de condições de aprendizagem para todos os alunos da rede municipal.

Segundo o Secretário de Educação, João Paulo Silva Souza, a ação simboliza apenas uma das metas projetadas para a educação, que seguirá recebendo investimentos expressivos em infraestrutura, valorização dos profissionais, melhoria da qualidade do ensino e ampliação de políticas públicas educacionais, consolidando Peixoto de Azevedo como referência no desenvolvimento educacional.

Ver Mais

Matupá

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município

A Secretaria de Agricultura também já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais

Secretaria de Agricultura de Matupá inicia o ano apoiando produtores de leite do município
Foto: Produção de Silagem

A Secretaria Municipal de Agricultura de Matupá iniciou o ano intensificando as ações de apoio aos produtores de leite das chácaras, sítios e assentamentos rurais, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar. Por meio do Programa Porteira a Dentro, a Prefeitura está disponibilizando trator, carreta, ensiladeira, pá carregadeira e outros implementos agrícolas para auxiliar na preparação da silagem destinada ao gado leiteiro.

A produção de silagem é uma atividade fundamental para garantir alimento de qualidade ao rebanho, especialmente nos períodos de estiagem, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade do leite, a redução de custos para o produtor e a manutenção da renda no campo.

Além disso, a Secretaria de Agricultura já deu início aos trabalhos de gradeamento e nivelamento das pequenas propriedades rurais, beneficiando produtores do entorno da cidade. Essa ação facilita o preparo das áreas de plantio, melhora as condições do solo, otimiza o uso das áreas produtivas e fortalece a produção agrícola.

As iniciativas fazem parte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar desenvolvidas pela gestão do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto, que têm priorizado investimentos no setor rural. O resultado desse trabalho se reflete no desenvolvimento do campo, no fortalecimento da economia local e no crescimento sustentável da cidade de Matupá.

“Agradeço imensamente os profissionais, colaboradores e equipe de trabalho da Secretaria de Agricultura. Estamos disponibilizando maquinários, implementos, insumos e outros materiais e eles fazem tudo acontecer nas chácaras produtivas, Flor da Serra e Alto Alegre, Glebas União e Padovani e no suporte as Aldeias Indígenas. Esse mérito é coletivo e o melhor impacta diretamente na ampliação da produção e qualidade dos alimentos”, disse o Prefeito Bruno Mena.

Gradeamento de Áreas

Ver Mais

Mais Vistas