Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

COOGAVEPE recebe Deputado da Frente Parlamentar da Mineração

Deputado Federal Dr. Leonardo conheceu a estrutura funcional da COOGAVEPE e recebeu pleitos em prol da classe garimpeira

COOGAVEPE recebe Deputado da Frente Parlamentar da Mineração
Foto: Deputado assiste exposição da COOGAVEPE

O Deputado Federal Mato-grossense, Dr. Leonardo, faz parte da Frente Parlamentar Mista da Mineração. Ele esteve visitando a maior cooperativa do ramo mineral do estado, fundada a mais de uma década na região extremo norte, especificamente no município de Peixoto de Azevedo e com atuação nas cidades de Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Nova Guarita e Novo Mundo.

A COOGAVEPE – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, conta atualmente com mais de 5.600 cooperados ativos e faz parte da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MT, que por sua vez, presta serviços de consultoria e assessoria, afim de contribuir com a organização, planejamento, legalidade, fomentação e o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social da instituição cooperativista com resultados imediatos na produtividade e sustentabilidade.

O parlamentar federal, Dr. Leonardo Ribeiro Albuquerque, foi recebido pelo Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim, Secretários Municipais, Vereadores, Gestores de Mineração, Empresários e Lideranças dos municípios que compõe a área de abrangência da cooperativa de garimpeiros.

Além de conhecer a estrutura física da COOGAVEPE, o legislador federal participou de uma palestra expositiva sobre o grande potencial das jazidas de ouro do Vale do Rio Peixoto e a dinâmica das atividades, projetos, ações, pesquisas e trabalhos desenvolvidos para legalização dos garimpos, por meio dos licenciamentos ambientais, promoção de assistência técnica, parcerias em pesquisas e sondagens, organização laboral, desenvolvimento de projetos sociais, comercialização transparente com nota fiscal, tecnificação e mecanização do processo de extrativismo aurífero e principalmente o cumprimento dos projetos de recuperação das áreas degradadas - PRADs, transformando antigas cavas e amontoados de terra em novas alternativas de renda, como piscicultura, reflorestamento, pastagem e fruticultura.

Durante a visitação do Deputado Federal, Dr. Leonardo, o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim protocolou algumas reivindicações em prol da classe garimpeira, como o enfrentamento político e a defesa parlamentar para que não haja leilão de áreas em reservas garimpeiras e nas regiões tradicionais de extração aurífera, o que poderia prejudicar em especial os pequenos e médios empreendimentos de mineração, e consequentemente restringir o avanço e crescimento do cooperativismo mineral com sustentabilidade ambiental.

Outra solicitação plausível diz respeito a destinação de recursos da União para reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas do Projeto Cidade Verde, que até o momento já distribuiu mais de 1,5 milhão de mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas, porém precisa de investimentos no contexto de infraestrutura.

Visando proporcionar maior incentivo à produção de peixes em antigas cavas de garimpo, a Cooperativa de Garimpeiros pleiteou também emenda parlamentar para construção de 01 Centro de Alevinagem, o que oportunizaria a oferta de alevinos para o povoamento dos tanques, após serviços de pesquisa e assistência técnica de Engenheiro de Pesca e Biólogos, apontando a viabilidade do projeto de recuperação dos passivos ambientais através desta cadeia produtiva.

“Fiquei extremamente feliz em conhecer um pouco mais sobre está cooperativa que é uma referência no Estado e no Brasil. Sei da importância da mineração para a economia Mato-grossense, e reconheço como sendo essencial para abertura de postos de trabalho, geração de renda e dividendos tributários imprescindíveis para os sete municípios de sua abrangência. Farei as tratativas na Agencia Nacional de Mineração, Ministério de Minas e Energia, Órgãos Governamentais e na própria Câmara Federal para que tenhamos um olhar mais empreendedor e políticas públicas de evolução no campo da pesquisa, tecnologia e inovação para o Setor Mineral. E tudo isso é possível, diante de bons exemplos e resultados da pratica e manejo do extrativismo, que se mostra no Vale do Rio Peixoto como sendo de grande comprometimento com a diminuição dos impactos ambientais e recuperação dos passivos com o reaproveitamento das áreas já mineralizadas e que tornam-se novas fontes de renda”, comentou o Deputado Federal Dr. Leonardo.

Destaque na produção de ouro, a região de Peixoto de Azevedo garante aproximadamente sete toneladas do metal por ano. Todo ouro extraído nas áreas da Coogavepe é comercializada legalmente com destino ao mercado financeiro. Dados dão conta de que são gerados nas sete cidades mais de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

Tapa-Buracos em vias pavimentadas de Guarantã do Norte
Foto: Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura de Guarantã do Norte deu início aos serviços de tapa-buracos nas vias pavimentadas do município, com foco nos trechos mais críticos e de maior fluxo de veículos.

As ações seguem um cronograma planejado para que, gradativamente, todos os bairros sejam contemplados com os reparos necessários, garantindo mais segurança e fluidez ao trânsito urbano.

Os trabalhos consistem na aplicação de material asfáltico nos pontos danificados, seguida da compactação com rolo compactador, assegurando maior durabilidade ao serviço executado.

A gestão municipal destaca que o período chuvoso acaba interferindo no ritmo das intervenções, mas pede a compreensão da população, reforçando que as equipes seguem mobilizadas e que, de forma progressiva, os problemas serão solucionados, melhorando as condições de trafegabilidade em toda a cidade.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Hospital Municipal de Guarantã apresenta resultados positivos ao longo de 2025

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário segue atuando de forma contínua na otimização dos recursos humanos, com organização, supervisão permanente, coordenação, disciplina e melhoria constante dos processos

Hospital Municipal de Guarantã apresenta resultados positivos ao longo de 2025
Foto: Hospital Municipal

A Diretoria do Hospital Nossa Senhora do Rosário apresentou um balanço altamente positivo das ações desenvolvidas ao longo de 2025, evidenciando importantes avanços na gestão administrativa, na ampliação e qualificação dos atendimentos de média e alta complexidade, bem como no fortalecimento da estrutura hospitalar e dos serviços ofertados à população.

Entre os principais destaques estão a ampliação do quadro de especialidades médicas, o melhoramento estrutural da unidade, investimentos no aparelhamento hospitalar, além da formação e capacitação continuada dos profissionais de saúde, garantindo maior resolutividade e qualidade nos atendimentos. A gestão também obteve êxito na diminuição das filas de cirurgias eletivas, na manutenção regular do estoque de medicamentos e insumos, na logística eficiente para transporte de pacientes e na agilidade e confiabilidade dos exames laboratoriais.

O Instituto São Lucas e a diretoria do HM reforçam o compromisso com uma gestão hospitalar responsável, pautada no cumprimento rigoroso dos protocolos de saúde, na humanização do atendimento, no profissionalismo e na responsabilidade com os recursos públicos, assegurando ao cidadão Guarantaense acesso a serviços de saúde com excelência, segurança e dignidade.

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário segue atuando de forma contínua na otimização dos recursos humanos, com organização, supervisão permanente, coordenação, disciplina e melhoria constante dos processos, sempre com foco em oferecer o melhor atendimento à população.

Como resultado desse trabalho, a produção hospitalar de 2025 registrou números expressivos:

• Cirurgias: 1.076 (cesáreas, laqueaduras, ortopédicas e gerais)
• Tomografias: 745
• Eletrocardiogramas: 1.246
• Raio-X: 14.617
• Ultrassonografias: 2.297
• Exames laboratoriais: 30.572
• Internações: 2.704

Os dados reforçam a eficiência da unidade hospitalar e o compromisso permanente da gestão em garantir uma saúde pública cada vez mais acessível, resolutiva e humanizada para todos os moradores de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Mais Vistas