Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Mais 50 atendimentos na Agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro

Mais duas frentes de lavra garimpeiras foram visitadas pela Caravana de Profissionais de Saúde

Mais 50 atendimentos na Agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro
Foto: Palestra Novembro Azul - Saúde do Garimpeiro

Mais duas frentes de lavra garimpeira de Peixoto de Azevedo receberam nesta segunda-feira (25), a caravana de profissionais da Secretaria de Saúde e COOGAVEPE na agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro.

Uma iniciativa louvável do gestor de mineração, que também é cooperado, chamou a atenção de imediato.

Ele determinou a suspenção dos trabalhos de garimpagem para que os mais de 50 trabalhadores pudessem ser atendidos por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Todos os serviços da atenção básica oferecidos nos Postos de Saúde Peixotenses foram descentralizados e levados aos garimpos, desde: vacinação, teste rápido, aferição da pressão arterial, exame de glicemia, detecção de tracoma, busca ativa de hanseníase, palestra sobre câncer de próstata, combate a verminose e consultas médicas.

Os casos que requer exames mais aprofundados são imediatamente encaminhados as Unidades Básicas e posteriormente ao Hospital Regional, e se necessário as especialidades referenciais do SUS na região norte de Mato Grosso.

Esta ação pioneira da COOGAVEPE, Escritório Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde tem melhorado a qualidade de vida dos garimpeiros, pois devido a escassez de tempo, a jornada de trabalho e outras ocupações, os mesmos só buscam a rede pública de saúde quando já estão acometidos por algum tipo de enfermidade.

O Projeto Saúde do Garimpeiro está conseguindo amenizar o fluxo de pessoas nos PSFs e no Hospital Regional, uma vez que oferece dentro do próprio garimpo um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, com a garantia da continuidade dos cuidados na Rede de Atenção à Saúde.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq

Além da Pá Carregadeira o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km

Matupá recebe Pá Carregadeira do Promaq
Foto: Pá Carregadeira adquirida

O prefeito Bruno Mena anunciou a adesão ao PROMAQ, viabilizando a aquisição de uma Pá Carregadeira XCMG, que vai dar suporte ao programa Porteira a Dentro, beneficiando agricultores das glebas Liberdade, União e Padovani. A máquina será usada para:

- Recuperação de Estradas
- Cascalhamento de Currais e Espaço de Ordenha
- Manutenção de açudes e reservatórios
- Suporte na logística de entrega de calcário e outros.

Além da Pá Carregadeira, o município receberá um Caminhão Pipa 0 Km, que ajudará a:

- Combater a escassez de água em regiões críticas
- Reduzir a poeira em vias
- Atuar em eventuais incêndios e sinistros

Ainda esta semana o município de Matupá deverá receber do Governo do Estado mais 02 caminhões caçambas.

Ver Mais

Saúde

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia

Secretaria de Saúde continua cumprindo metas do Programa Fila Zero

Guarantã amplia número de cirurgias eletivas de otorrinolaringologia
Foto: Cirurgia de Otorrinolaringologia

O Hospital Nossa Senhora do Rosário está realizando mais uma etapa de cirurgias de otorrinolaringologia em Guarantã do Norte. A ação integra a continuidade do Programa Fila Zero, que vem garantindo consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os procedimentos são resultado dos investimentos da gestão do prefeito Márcio Gonçalves na ampliação do quadro de especialidades médicas, permitindo que os atendimentos sejam realizados no próprio município.
Com isso, os pacientes deixam de percorrer longas distâncias, evitando gastos com transporte, alimentação e estadia fora da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue empenhada em zerar as filas de espera, muitas delas acumuladas há mais de 10 anos, marcadas por ansiedade, angústia e sofrimento. Agora, esses pacientes estão sendo atendidos com dignidade, eficiência e de forma humanizada, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ver Mais

Mais Vistas