Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Mais 50 atendimentos na Agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro

Mais duas frentes de lavra garimpeiras foram visitadas pela Caravana de Profissionais de Saúde

Mais 50 atendimentos na Agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro
Foto: Palestra Novembro Azul - Saúde do Garimpeiro

Mais duas frentes de lavra garimpeira de Peixoto de Azevedo receberam nesta segunda-feira (25), a caravana de profissionais da Secretaria de Saúde e COOGAVEPE na agenda do Projeto Saúde do Garimpeiro.

Uma iniciativa louvável do gestor de mineração, que também é cooperado, chamou a atenção de imediato.

Ele determinou a suspenção dos trabalhos de garimpagem para que os mais de 50 trabalhadores pudessem ser atendidos por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Todos os serviços da atenção básica oferecidos nos Postos de Saúde Peixotenses foram descentralizados e levados aos garimpos, desde: vacinação, teste rápido, aferição da pressão arterial, exame de glicemia, detecção de tracoma, busca ativa de hanseníase, palestra sobre câncer de próstata, combate a verminose e consultas médicas.

Os casos que requer exames mais aprofundados são imediatamente encaminhados as Unidades Básicas e posteriormente ao Hospital Regional, e se necessário as especialidades referenciais do SUS na região norte de Mato Grosso.

Esta ação pioneira da COOGAVEPE, Escritório Regional de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde tem melhorado a qualidade de vida dos garimpeiros, pois devido a escassez de tempo, a jornada de trabalho e outras ocupações, os mesmos só buscam a rede pública de saúde quando já estão acometidos por algum tipo de enfermidade.

O Projeto Saúde do Garimpeiro está conseguindo amenizar o fluxo de pessoas nos PSFs e no Hospital Regional, uma vez que oferece dentro do próprio garimpo um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, com a garantia da continuidade dos cuidados na Rede de Atenção à Saúde.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas