Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Diretoria da COOGAVEPE realiza 1ª Reunião de Trabalho com Colaboradores

Foram elencadas as metas, prioridades, projetos e ações estrategicas para serem executadas em 2020

Diretoria da COOGAVEPE realiza 1ª Reunião de Trabalho com Colaboradores
Foto: Reunião na COOGAVEPE

Foi realizada a 1ª Reunião de Trabalho das Diretorias Administrativa, Financeira, Ambiental e Colaboradores da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto - COOGAVEPE.

Conduzida pelo Presidente Gilson Gomes Camboim, foi feita uma avaliação dos projetos, atividades, ações e a dinâmica do trabalho de cooperativismo no ramo mineral no ano de 2019 nos sete municípios de abrangência da instituição que conta com mais de 6.000 cooperados.

Em seguida foram elencadas as metas e prioridades para o exercício 2020, dentre elas:

- Ampliação do Quadro de Cooperados

- Intensificação da Campanha Exigir a Nota Fiscal é Legal

- Capacitação e Atualização da Equipe Técnica

- Otimização do Processo Informatização com Novos Softwares

- Aprimoramento e Agilização das Tratativas inerentes aos Licenciamentos Ambientais

- Acompanhamento Sistemático dos Projetos de Recuperação de Áreas Degradas

- Fortalecimento de Parcerias Público Privadas no âmbito de Pesquisas Geológicas e Mineração

- Reestruturação do Viveiro Municipal COOGAVEPE

- Prestação de Serviços de Assistência Social aos Cooperados e a Comunidade

- Desenvolvimento da 2ª Etapa do Projeto Saúde do Garimpeiro

- Realização de Trabalhos de Educação Ambiental

- Implementação da novas Alternativas Tecnológicas no Processo de Lavra Garimpeira

- Organização, Planejamento e Legalização da Atividade no Vale do Rio Peixoto

- Reativação da Oficina de Lapidação

- Cooperação Direta com o Estado, Município e a União na elaboração de Políticas Públicas para Fomentação do Setor Mineral

“Estamos a disposição de nossos cooperados e de toda sociedade do Vale do Peixoto. A classe garimpeira continua unida e fortalecida para empreender cada vez mais, sempre com foco na responsabilidade, legalidade, equilíbrio socioeconômico e preservação ambiental. Queremos que nossa atividade além de gerar empregos e renda, possa influenciar na arrecadação tributária aos cofres públicos para que retorne em obras, benefícios e serviços à população. Prestaremos como sempre toda assistência e atenção aos cooperados para que tenham suas frentes de trabalho legitimadas por meio dos licenciamentos e cumprimento da legislação vigente. Sabemos da grande representatividade da mineração no contexto econômico de Mato Grosso, e nós continuaremos sendo referência”, enfatizou o Presidente da COOGAVEPE, Gilson Gomes Camboim.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas