Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Denúncia de Peculato pode refletir em asfastamento de Prefeito da Presidencia do Consórcio de Saúde

MPE investiga caso de peculato em Peixoto de Azevedo. Equipamento Hospitalar público foi encontrado em Clínica Particular da cidade.

Denúncia de Peculato pode refletir em asfastamento de Prefeito da Presidencia do Consórcio de Saúde
Foto: Hospital Regional de Peixoto de Azevedo

Diante da grande polêmica gerada após o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido nesta terça-feira, dia 07 de janeiro de 2020 pelo Juiz da 2ª Vara da Comarca de Peixoto de Azevedo-MT, após recebimento de denúncia pelo Ministério Público Estadual e abertura de investigação sobre possível prática de crime de peculato, em virtude do desvio de equipamento hospitalar, sendo 01 Aparelho de Ultrassonografia Completo e 03 Transdutores, que fora disponibilizado ou emprestado para uma Clínica Particular estabelecida no município, fato este que foi constato e comprovado ‘In Loco’ quando da presença do Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mantovanni Beato no referido estabelecimento.

Os Prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde receberam a notícia com muita preocupação, uma vez que segundo informações da própria Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo, existem mais de 450 solicitações de exames de ultrassonografia requeridos pelos médicos aos pacientes desta municipalidade, e que aguardam na fila de espera há muito tempo para sua realização, que por sua vez avalia a estrutura interna do organismo e auxilia no diagnóstico de diversas patologias.

Os Secretários Municipais de Saúde também estão receosos em relação a parceria existente com o Governo de Mato Grosso que pode ser fragilizada diante dos fatos evidenciados pela Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.

Se cogita nos bastidores que poderá ser solicitada pelos gestores municipais e secretários de saúde o afastamento temporário do Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, do cargo, atribuições e funções de Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto, até que sejam concluídas as investigações.   

Para eles, é de extremo bom senso e coerência tal atitude por parte do Prefeito Peixotense, pois demonstraria o interesse do mesmo de ver todos os fatos denunciados e que ganharam repercussão estadual, elucidados, sem que houvesse maiores prejuízos, transtornos e dissabores para o gerenciamento das atividades e a funcionalidade do hospital regional que atende os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Terra Nova do Norte e Novo Mundo, com uma população superior a 100.000 pessoas.

O episódio amplamente divulgado nas redes sociais podem comprometer os trabalhos do consorcio intermunicipal de saúde devido ao desencadeamento de processos nos âmbitos criminal e cível, inclusive já apontados pelo MPE.

A expectativa é de que o atual  Presidente e Prefeito Maurício Ferreira de Souza, apresente o pedido de afastamento temporário do CISVP, até o fim das investigações, para que não haja atropelos e percalços com relação ao custeio, manutenção e gestão da unidade hospitalar que agrega em seu polo de atendimento também as comunidades indígenas e pacientes vindos da região sul do Pará.

Veja a Nota de Esclarecimento emitida pela Diretora Executiva do CISVP: 

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

SICOOB já está em plena atividade em Matupá

Seguindo regras, normas e drecretos de prevenção a COVID-19 agência foi inaugurada no dia 03 de julho em Matupá.

SICOOB já está em plena atividade em Matupá
Foto: Descerramento da Placa Inaugural

Na última sexta-feira (03) foi realizada em Matupá a solenidade de inauguração da Unidade do SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.

Todos os presentes receberam Kits com Álcool Gel e Máscaras Faciais Personalizadas, além de cumprirem as medidas preventivas a Covid-19.

Um Totem de Higienização foi instalado no rol de entrada da agência, que limitou e restringiu o número de participantes conforme preceitua o Decreto Municipal vigente.   

O projeto arquitetônico da instituição é mais um fator agregante ao aspecto visual da Avenida Sebastião Alves Júnior, via de acesso ao Complexo Turístico dos Lagos.

São 350 metros quadrados que oferecem aos cooperados, conforto, segurança, qualidade, acessibilidade e eficiência no atendimento.  

Superintendentes, Diretores Executivos, Gerentes do SICOOB e o Prefeito Matupaense, Valtinho Miotto, fizeram uso da palavra e destacaram a importância da cooperativa de crédito que oferecerá os mesmos produtos e serviços que os bancos, porém a taxas menores e com educação financeira.

Durante o evento foi feita uma benção ecumênica, descerramento da placa inaugural e o corte da fita do portal de acesso a sexta unidade do SICOOB no Vale do Peixoto, e que por sua vez, já a partir desta segunda-feira (06) passa a oferecer uma gama de serviços financeiros, desde aberturas de contas, operações de depósitos, cartões de crédito, saques e contratações de linhas de crédito.

O SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, chega a Matupá para contribuir com a potencialização econômica, fomentação dos negócios e crescimento social, onde os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

“A nossa cooperativa de crédito está focada no processo de inclusão financeira. Trabalharemos com taxas mais acessíveis e com produtos e serviços financeiros que atendem as necessidades demandadas dos nossos associados, quer seja empresário, agricultor, pecuarista, comerciante, empreendedor, autônomo, enfim, todos terão oportunidade de progredir e avançar em seus negócios. Isso sem contar que já começamos com cerca de 100 contas ativas, e que já irão usufruir de toda infraestrutura, serviços e produtos SICOOB, e aliado a todas essas vantagens, temos ainda as distribuições das sobras”, enfatizou o presidente do Sicoob Norte MT, Norival Curado.

O Prefeito Valtinho Miotto que está a frente do Poder Executivo de Matupá há quatro mandatos, lembrou dos esforços e parcerias com a sociedade organizada para que ocorresse as instalações das Agências do Banco do Brasil, Sicredi e agora do SICOOB no município. Ele disse que essas instituições estão com um leque de opções de transações, investimentos e serviços bancários que são fatores positivos para empreendedores de todos os ramos de atividade e para a comunidade Matupaense.

Continue Lendo

Matupá

Missa em Ação de Graças Matupá 32 Anos

Tradicional missa foi transmitida 'Ao Vivo' e homenageou os profissionais da saúde que estão a frente da luta contra a Covid-19

Missa em Ação de Graças Matupá 32 Anos
Foto: Missa Matupá 32 Anos

Na manhã deste sábado, dia 04 de julho de 2020, foi celebrada a Missa em Ação de Graças alusiva aos 32 Anos de Emancipação Político Administrativa de Matupá-MT.

O evento organizado pela Secretaria de Educação com o apoio das demais pastas públicas seguiu todos as regras, determinações, normativas e protocolos preventivos a COVID-19.

A missa foi restrita, porém foram colocados no rol de entrada da Igreja Santa Maria Mãe de Deus, tapetes higienizadores e totens de alcool em gel, além da distribuição de máscaras faciais personalizadas e a organização dos acentos visando o distanciamento social.

O Prefeito Valtinho Miotto adentrou ao templo empunhando a Bandeira do Brasil, a Secretária de Saúde Clarisse Sala a Bandeira de Mato Grosso e a Secretária de Educação, Cleusa Mosquer Dutel a Bandeira de Matupá.

O grupo musicial católico entoou maravilhosamente o Hino Municipal e todos os demais louvores. Um servidor público com figurino de Jesus Cristo emocionou a todos os presentes ao caminhar até o altar carregando em seus braços o próprio filho, revelando a importancia da família e da comunidade.

Em sua mensagem, o Padre Antônio Damin, deu ênfase que neste momento de crise mundial na área de saúde, se faz necessário a perseverança e o revigoramento da fé, esperança, solidariedade cristã, humanidade, companheirismo e amor ao próximo.

Pois é preciso que caminhemos unidos nestes tempos difícies, que nada mais são que provações para nos fortalecer e tornar mais fortes, justos, fraternos, integros e dignos de receber as Bençãos de Deus. O Pároco Matupaense parabenizou todos os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

No final da Missa foram chamados até a frente para serem homenageados, médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, endemias e sanitários, vigias, motoristas, auxiliar de limpeza, psicologos, e outros profissionais que estão cumprindo a missão de combater a pandemia e salvar vidas no hospital e unidades básicas de saúde.

A população Matupaense acompanhou a Missa Solene Matupá 32 Anos através do Facebook, TV Ourominas e Rádio Cidade com transmissões 'Ao Vivo'.

A cobertura também foi feita pela nossa equipe de reportagem dos sites NotíciaVIP e Olhar Notícias.

O Prefeito Valtinho Miotto concedeu entrevista e agradeceu todos os secretários, servidores públicos, colaboradores e as pastorais da igreja Católica pela belíssima celebração, costumeiramente de igreja lotada de Matupaenses quando do aniversário da cidade.

"Sabemos que a pandemia causou todas essas restrições, mas precisamos fortalecer nossos laços de amizade, familia, comunidade e união fraterna, mesmo que seja através dos recursos tecnológicos da internet. Agradeço a Deus pela oportunidade de administrar esta cidade que amo profundamente, e pela qual minha dedicação é total e fiel. Espero cumprir todas as nossas metas, projetos, ações e programas de governo, porém, de qualquer forma tenho que registrar o apoio absoluto de toda população, o que realmente me motiva e fortalece para seguir em frente", disse emocionado o Prefeito Valtinho Miotto.

Além de parabenizar todos os servidores da saúde que estão fazendo frente ao enfrentamento a Covid-19, Miotto voltou a pedir as pessoas que usem máscaras faciais, respeitem o isolamento social e quarentena, tornem costumeira a higienização correta das mãos com água e sabão, façam uso do álcool em gel e que definitivamente não façam aglomerações.

Fonte: Edeir Júnior - Notícia VIP
Fotos e Filmagens: Marcelo Rdrigies 

Continue Lendo

Mais lidas da semana