Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereadores são chamados por assentados do Travessão III da São José União

Paulo Dendena e Paulistinha serão interlocutores das dezenas de famílias nas demandas de estradas e educação

Vereadores são chamados por assentados do Travessão III da São José União
Foto: Vereadores são recebidos pelos assentados

Os vereador Paulo Dendena (Paulinho do Posto) e Nilmar Miranda (Paulistinha) foram chamados pelos moradores do Travessão 03 do PA São José União. O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, feriado de carnaval.

Os produtores rurais fizeram uma explanação sobre os inúmeros problemas vivenciados pelos assentados, principalmente no que se refere as péssimas condições das estradas, pontes, bueiros e aterros que devido a falta de manutenção e ações de caráter preventivo foram danificados pelas fortes chuvas deste ano.

Os agricultores familiares que produzem leite disseram que o caminhão isotérmico da cooperativa já ameaçou interromper o transporte devido a caótica situação das estradas com atoleiros, erosões, alagamentos e pontes quebradas e bueiros estourados. São fatores que além de tornar mais demorado o serviço, detona os caminhões, encarece o preço do frete e inviabiliza a cadeia produtiva.

Outra reclamação das dezenas de famílias está ligada aos filhos que ainda não começaram a estudar na Escola Municipal Elza Koller Heller. Segundo elas, em virtude da impossibilidade de trafegabilidade nos travessões por conta das estradas deterioradas, o transporte escolar não consegue cumprir o itinerário.

“É inacreditável a inércia desta administração para com os assentados Peixotenses. Muitas propriedades estão ilhadas, o transporte do leite impossibilitado, o direito de ir e vir das pessoas foi cerceado, alunos fora da sala de aula, comunidades do interior totalmente abandonadas e desassistidas pelo Poder Público. Além de ser desumano, posso dizer que é absolutamente um crime o que estão fazendo com esse povo que reside a mais de 100 Km da sede do município. Falta planejamento administrativo, falta vontade política, falta responsabilidade e compromisso de administrar para todos. Levarei as fotos, filmagens e usarei a tribuna e formalizarei requerimento para que o Prefeito Maurício Ferreira mande reestruturar essas estradas, nem que seja de forma paliativa neste período de chuvas, e posterior um trabalho de qualidade e duradouro”, disse o Vereador Paulinho do Posto.

Já o Vereador Paulistinha anunciou que brevemente o Governo de Mato Grosso fará a destinação de novos maquinários pesados para as associações de desenvolvimento sustentável, e solicitará que seja feita uma parceria entre a SINFRA-MT, Associação e a Prefeitura para que as patrulhas de máquinas rodoviárias executem melhorias estruturais nos Assentamentos Rurais dentro do território do município que tem se destacado na produção de grãos, leite, gado de corte, hortifrutigranjeiros, peixe, entre outras.     

“Infelizmente não temos que aguardar apenas a boa vontade da atual administração, temos que buscar parcerias com as associações, fazendeiros, pecuaristas, madeireiros, garimpeiros, assentados, enfim. É percebível que já nos três anos e quase três meses de gestão essa se destaca pelo descaso com o setor produtivo e os menos afortunados, ou seja, o povo”, declarou Paulistinha. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte

O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

Dia 27 acontece a inauguração do novo prédio da SEMA-MT em Guarantã do Norte
Foto: Novo prédio da Sema-MT

No dia 27 de novembro, às 09h30, será inaugurado o novo prédio da Unidade Regional da SEMA-MT em Guarantã do Norte, um marco importante para o fortalecimento da gestão ambiental no extremo norte mato-grossense. O evento contará com a presença da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, além de Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e diversas lideranças regionais.

O moderno projeto arquitetônico segue rigorosamente os padrões dos órgãos públicos de Mato Grosso, destacando-se pelos aspectos de sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade.

A nova estrutura abrigará Diretoria Administrativa, Sala dos Analistas Ambientais, Sala de Reuniões, Sala de Situação, Almoxarifado, Copa e Cozinha, Banheiros, Recepção e um amplo pátio, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes técnicas e administrativas.

A Unidade Regional da SEMA-MT de Guarantã do Norte é responsável pelo atendimento aos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, além de seus respectivos distritos.

Com a nova sede, será possível otimizar o fluxo de atendimento, garantindo maior eficiência nos processos e fortalecendo a missão institucional da SEMA-MT: proteger, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais, assegurando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico responsável.

O Prefeito Márcio Gonçalves e o Diretor da Unidade Regional, Élcio Leite Pereira, reforçam o convite a toda a população e autoridades para prestigiar este importante ato de inauguração.

Localizado na Avenida Guarantã, o novo prédio já se destaca como um verdadeiro cartão postal da cidade, simbolizando avanços na infraestrutura pública e no compromisso com a gestão ambiental de Mato Grosso.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte

Entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Seaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
Foto: Entrega de Cartões na Agripac

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) realizou, na sede da Agripac, no distrito União do Norte, a entrega de dezenas de Cartões do Fundaaf Inclusão Rural a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

O evento reuniu representantes da Prefeitura, Empaer, Seaf-MT, além de lideranças comunitárias e autoridades locais.

O programa tem como missão promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de agricultores em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando as oportunidades de renda no meio rural.

A Presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou que a ação prioriza comunidades tradicionais, mulheres, jovens e idosos, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização da diversidade no campo.

Todos os projetos aprovados foram elaborados com apoio técnico dos extensionistas da Empaer, que também são responsáveis pela análise e acompanhamento das propostas junto aos beneficiários. A Desenvolve MT atua na manutenção administrativa dos cartões, assegurando uma operação eficiente e segura do programa.

O Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) parabenizou o Governador Mauro Mendes e o Vice-Governador Otaviano Pivetta pela criação do Cartão Fundaaf, ressaltando que a iniciativa está levando dignidade, autonomia e novas oportunidades às famílias que vivem e produzem no campo.

Segundo a Primeira Dama, Cristiane Lima, a entrega dos cartões representa mais um passo importante no fortalecimento do desenvolvimento rural e no incentivo à permanência das famílias no meio rural com mais qualidade de vida e segurança econômica.

A vereadora Eliege Krul, tem apoiado todas as ações governamentais que deem suporte aos agricultores familiares, desde maquinários e implementos, kits de ferramentas, assistência técnica, regularização fundiária e agora recursos financeiros para que continuem firmes e engajados na produção.

Ver Mais

Mais Vistas