Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereadores são chamados por assentados do Travessão III da São José União

Paulo Dendena e Paulistinha serão interlocutores das dezenas de famílias nas demandas de estradas e educação

Vereadores são chamados por assentados do Travessão III da São José União
Foto: Vereadores são recebidos pelos assentados

Os vereador Paulo Dendena (Paulinho do Posto) e Nilmar Miranda (Paulistinha) foram chamados pelos moradores do Travessão 03 do PA São José União. O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, feriado de carnaval.

Os produtores rurais fizeram uma explanação sobre os inúmeros problemas vivenciados pelos assentados, principalmente no que se refere as péssimas condições das estradas, pontes, bueiros e aterros que devido a falta de manutenção e ações de caráter preventivo foram danificados pelas fortes chuvas deste ano.

Os agricultores familiares que produzem leite disseram que o caminhão isotérmico da cooperativa já ameaçou interromper o transporte devido a caótica situação das estradas com atoleiros, erosões, alagamentos e pontes quebradas e bueiros estourados. São fatores que além de tornar mais demorado o serviço, detona os caminhões, encarece o preço do frete e inviabiliza a cadeia produtiva.

Outra reclamação das dezenas de famílias está ligada aos filhos que ainda não começaram a estudar na Escola Municipal Elza Koller Heller. Segundo elas, em virtude da impossibilidade de trafegabilidade nos travessões por conta das estradas deterioradas, o transporte escolar não consegue cumprir o itinerário.

“É inacreditável a inércia desta administração para com os assentados Peixotenses. Muitas propriedades estão ilhadas, o transporte do leite impossibilitado, o direito de ir e vir das pessoas foi cerceado, alunos fora da sala de aula, comunidades do interior totalmente abandonadas e desassistidas pelo Poder Público. Além de ser desumano, posso dizer que é absolutamente um crime o que estão fazendo com esse povo que reside a mais de 100 Km da sede do município. Falta planejamento administrativo, falta vontade política, falta responsabilidade e compromisso de administrar para todos. Levarei as fotos, filmagens e usarei a tribuna e formalizarei requerimento para que o Prefeito Maurício Ferreira mande reestruturar essas estradas, nem que seja de forma paliativa neste período de chuvas, e posterior um trabalho de qualidade e duradouro”, disse o Vereador Paulinho do Posto.

Já o Vereador Paulistinha anunciou que brevemente o Governo de Mato Grosso fará a destinação de novos maquinários pesados para as associações de desenvolvimento sustentável, e solicitará que seja feita uma parceria entre a SINFRA-MT, Associação e a Prefeitura para que as patrulhas de máquinas rodoviárias executem melhorias estruturais nos Assentamentos Rurais dentro do território do município que tem se destacado na produção de grãos, leite, gado de corte, hortifrutigranjeiros, peixe, entre outras.     

“Infelizmente não temos que aguardar apenas a boa vontade da atual administração, temos que buscar parcerias com as associações, fazendeiros, pecuaristas, madeireiros, garimpeiros, assentados, enfim. É percebível que já nos três anos e quase três meses de gestão essa se destaca pelo descaso com o setor produtivo e os menos afortunados, ou seja, o povo”, declarou Paulistinha. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas