Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vice-Presidente da COOGAVEPE apresenta pleitos ao Senador Jayme Campos

Várias demandas do setor mineral foram apresentadas ao parlamentar Mato-grossense em Brasília.

Vice-Presidente da COOGAVEPE apresenta pelitos ao Senador Jayme Campos
Foto: Audiência com Senador Jayme Campos

Despois de eleito Vice-Presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE) no último domingo dia 01 de março, Marco Antônio Reis (Brabinho), vem cumprindo agendas na capital do país – Brasília.

Na manhã desta quarta-feira (04) ele esteve em audiência no Senado Federal com o parlamentar Mato-grossense, Jayme Campos (DEM). Brabinho acompanhou a comitiva do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e do Líder Democrata na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha).

Na oportunidade o representante da COOGAVEPE, Brabinho, tratou de assuntos pertinentes ao fortalecimento do setor produtivo mineral, em especial nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena, região de abrangência da cooperativa de garimpeiros.

Dentre as solicitações estão: o estreitamento do relacionamento institucional, parcerias e cooperações técnicas entre a Agência Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Mineração de Mato Grosso (METAMAT), Prefeituras Municipais e a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, afim de otimizar e promover o planejamento, desburocratização e o fomento da exploração mineral e do aproveitamento dos recursos minerais por meio do desenvolvimento de pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia mineral.

“Nossa cooperativa é uma referência nacional em organização e legalização, e se obtivermos uma parceria maior com a ANM poderemos otimizar todo processo de legalização da extração de ouro dentro dos preceitos da legislação ambiental, ou seja, trabalhando planejadamente e fiscalizando o exercício das atividades de mineração em todo o território Mato-grossense, e principalmente desenvolvendo de forma efetiva o projeto de recuperação das áreas degradadas, dando a elas uma nova função na fonte de renda dos garimpeiros, quer seja através do reflorestamento, piscicultura, fruticultura ou pastagens”, explicou o Vice-Presidente da COOGAVEPE, Brabinho.

Estão no plano de metas da gestão 2020-2022, a reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas. Neste contexto foi pleiteado junto ao Senador Jayme Campos a possibilidade de destinar recursos federais para melhoria da infraestrutura, aquisição de ferramentas, maquinários, sistema de irrigação, montagem de banco de sementes, insumos e produção de mudas nativas, exóticas e frutíferas.

“Nosso intuito não é apenas atender o garimpeiro no momento de realizar seu PRAD e obrigatoriamente recuperar a capacidade produtiva do solo, mas de auxiliar os pequenos produtores rurais através da doação de mudas para formação de seus pomares, reflorestamento das nascentes de água, arborização de sua propriedade, além de atender as demandas públicas”, justificou o Vice-Presidente.

Também foi reforçado o pedido ao Senador Democrata para disponibilização de uma Máquina PC para que a COOGAVEPE em parceria com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente possam incentivar e transformar as antigas cavas de garimpo em tanques de piscicultura e abertura de reservatórios de água para fins de irrigação na cadeia produtiva de fruticultura.

“O Senador Jayme Campos foi muito receptivo as nossas demandas e deverá abrir uma agenda de visitação a sede da COOGAVEPE, frentes de Lavra Garimpeira, Projetos de Reflorestamento, Piscicultura, Fruticultura, Áreas Degradadas transformadas em Pastagens, Plantas de Mineração, Industrias do Ramo Mineral, Oficina de Lapidação, entre outras ações da instituição. Estamos certos de que iremos colher num breve espaço de tempo os resultados positivos deste encontro aqui em Brasília”, destacou Marco Antônio Reis (Brabinho).

O Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e o Vereador Paulistinha foram os principais interlocutores para o agendamento da audiência no gabinete do Senador Jayme Campos, e avalizaram todas as reivindicações formalizadas pela Cooperativa de Garimpeiros, ambos fazem parte do quadro de mais de 5.600 cooperados da COOGAVEPE.    

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Diretores de Escolas e Creches são empossados em Matupá

Durante a solenidade, o prefeito Bruno Mena parabenizou as novas diretoras e desejou sucesso nesta nova jornada.

Diretores de Escolas e Creches são empossados em Matupá
Foto: Novas Diretoras 2026-2027

A Secretaria de Educação de Matupá realizou a cerimônia de posse das novas diretoras das unidades da rede municipal de ensino, contemplando 04 creches e 07 escolas. As gestoras foram eleitas de forma democrática para o biênio 2026/2027, conforme estabelece a legislação vigente, em um processo conduzido com transparência, responsabilidade e participação da comunidade escolar.

O momento marcou o fortalecimento da gestão democrática na educação municipal, valorizando o compromisso das profissionais que assumem a liderança das unidades de ensino e o envolvimento de servidores, pais e responsáveis no processo eleitoral.

Durante a solenidade, o prefeito Bruno Mena parabenizou as novas diretoras e desejou sucesso nesta nova jornada. Em sua fala, destacou a importância de uma gestão comprometida com “uma educação cada vez mais atrativa, inclusiva e de qualidade, que prepare nossos alunos para o futuro e fortaleça o desenvolvimento do município”.

A secretária municipal de Educação, Jozeli Cardoso Giazonni, também reforçou o compromisso da administração com o avanço da educação em Matupá.

Segundo ela, novos investimentos continuarão sendo realizados para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem, assegurando que o município siga evoluindo no Índice de Desenvolvimento da Educação.

A posse simboliza mais um passo importante na consolidação de políticas educacionais participativas e no fortalecimento da rede municipal de ensino.

Ver Mais

Matupá

Diretoria da Asscomin fortalece parceria com a Prefeitura de Matupá

A Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Matupá (ASSCOMIN) realizou uma visita de cortesia ao Prefeito Municipal, Bruno Mena, em um encontro marcado pelo fortalecimento do vínculo institucional entre a entidade e o Poder Público.

Diretoria da Asscomin fortalece parceria com a Prefeitura de Matupá
Foto: Visita da Diretoria ao Prefeito

A Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Matupá (ASSCOMIN) realizou uma visita de cortesia ao Prefeito Municipal, Bruno Mena, em um encontro marcado pelo fortalecimento do vínculo institucional entre a entidade e o Poder Público.

Na oportunidade, foram debatidas e propostas parcerias estratégicas voltadas à execução de campanhas e projetos com foco no fortalecimento do comércio, da indústria e do setor empresarial. Também foram delineadas ações conjuntas visando a capacitação profissional, a abertura de novos postos de trabalho, o fomento aos negócios, o incentivo ao empreendedorismo e o desenvolvimento de atividades de cunho social, esportivo, turístico e cultural, capazes de dar maior visibilidade ao potencial econômico da cidade e à atuação da ASSCOMIN.

Outro ponto de destaque do encontro foi a atuação recíproca na atração de novos investidores, reforçando Matupá como um município promissor, organizado e aberto a novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

O Prefeito Bruno Mena ressaltou a importância do papel desempenhado pela Associação Comercial, destacando que a entidade é fundamental tanto para a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento quanto para a manutenção de Matupá em um patamar de destaque no cenário econômico e social da região. Segundo o gestor, a parceria com o setor fortalece decisões, amplia resultados e gera benefícios diretos à população.

Em nome da Presidente Cristiane Oliveira, a ASSCOMIN agradeceu a receptividade do Prefeito, a disposição para as parcerias, a reciprocidade de confiança e o engajamento da administração municipal no prestígio, incentivo e valorização das empresas locais. O agradecimento também se estendeu pela atenção dedicada às demandas apresentadas por aqueles que geram empregos, renda e impulsionam o crescimento sustentável de Matupá.

Estiveram no Gabinete do Prefeito Bruno Mena, a Presidente Cristiane Oliveira, o Vice-Presidente Erivan Carlos Ferreira e a Relações Públicas Ana Paula Marques da Silva.

Ver Mais

Guarantã do Norte

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue

Coordenação da Vigilância Epidemiológica solicita apoio das lideranças religiosas na conscientização da comunidade Guarantaense

SMS mobiliza lideranças religiosas em ações preventivas contra a dengue
Foto: Francisco Vieira - Coordenador da Vigilância

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte iniciou o ano com um conjunto de estratégias voltadas ao engajamento de toda a comunidade nas ações preventivas contra a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Como parte desse trabalho, foi realizada uma reunião de alinhamento que contou com a participação de lideranças religiosas, com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e levar informações essenciais sobre o combate à proliferação do mosquito aedes aegypti aos lares Guarantaenses.

Durante o encontro, foram reforçadas medidas simples e eficazes de prevenção, como eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e calhas, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, descartar corretamente o lixo e limpar quintais e terrenos.

A Secretaria alertou ainda sobre os riscos à saúde causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que podem provocar febre alta, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça intensa e, em casos mais graves, complicações que exigem acompanhamento médico.
“Com a chegada do período chuvoso, a Vigilância Epidemiológica faz um alerta especial, pois o aumento das chuvas favorece o surgimento de focos e criadouros do Aedes aegypti.

Segundo o órgão, a Secretaria de Saúde desenvolverá todas as ações necessárias para o enfrentamento às endemias, incluindo mutirões de limpeza, monitoramento de áreas de risco, orientações educativas, controle de focos e a visitação periódica dos agentes de combate às endemias nas residências e estabelecimentos”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Francisco Vieira.

A Secretaria de Saúde reforça que o sucesso no combate à dengue, zika e chikungunya depende do comprometimento de toda a população. Cada morador deve fazer a sua parte, adotando práticas preventivas no dia a dia. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e atendimento adequado. Juntos, poder público e comunidade podem vencer essa batalha em defesa da saúde coletiva.

Ver Mais

Mais Vistas