Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereador cobra recuperação emergencial das estradas, pontes e bueiros de Peixoto de Azevedo

No perímetro urbano e rural as vias estão intransitáveis causando transtornos a população e problemas no escoamento da produção agropecuária.

Vereador cobra recuperação emergencial das estradas, pontes e bueiros de Peixoto de Azevedo
Foto: Ponte Danificada interior de Peixoto

A convite de sitiantes, chacareiros, fazendeiros, assentados e pecuaristas do entorno da cidade e dos 11 assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo, o vereador Joranir Soares esteve averiguando a situação de total precariedade das estradas, pontes e bueiros da zona rural do município.

Segundo o parlamentar, os pequenos, médios e grandes produtores anunciam perda de produção de grãos, leite e outros hortifrutigranjeiros, e até mesmo a impossibilidade de transportar o gado até o frigorífico, em virtude da falta de manutenções periódicas e de melhor qualidade por parte das Secretarias de Obras e Transportes.

“Reconhecemos que as fortes chuvas tem prejudicado e causado grandes danos, mas infelizmente não houve o trabalho preventivo de patrolamento, cascalhamento, elevação de pontos baixos, aberturas de saídas de água e a substituição de antigos pontilhões, pontes e bueiros de madeira, por obras de arte de concreto ou de aço corrugado. Até mesmo as manilhas colocadas não foram o suficiente para vasão das águas e acabaram sendo levadas pelas enxurradas. Precisamos que o Prefeito Maurício Ferreira coloque os maquinários para socorrer os produtores, mesmo que seja uma ação paliativa até a chegada da estiagem, caso contrário muitos agricultores e pecuaristas vão quebrar em seus negócios, criações e plantios”, mencionou o Vereador Joranir Soares.

Ele lembrou que a situação se repete também no perímetro urbano da cidade em praticamente todos os bairros: Jerusalém, Mãe de Deus, Liberdade, Bela Vista, Santa Isabel, São Judas Tadeu, Aeroporto, Centro Antigo, Nova Esperança.

“Não se consegue chegar em casa, acessar uma empresa ou comércio onde não existe via pavimentada. São valetas, buracos, erosões, lamaçal e até atoleiros dentro da cidade. A população merece uma resposta urgentemente, afinal foi muito propagada a aquisição dos maquinários 0 Km que não se vê atuando na recuperação e na garantia da trafegabilidade”, declarou o legislador.

Joranir Soares cobra que de imediato seja feita uma força tarefa para amenizar os transtornos e problemas nas vias urbanas e rurais, pois não se vislumbra a possibilidade das chuvas darem uma trégua tão cedo. Caso isso não seja feito, com absoluta certeza a problemática das estradas, ruas e avenidas não asfaltados será ainda mais agravada.

“O Prefeito Decretou Situação de Emergência e acionou a Defesa Civil Estadual e Nacional. Agora é arregaçar as mangas e buscar com urgência a bancada federal afim de alocar recursos financeiros para reabrir estradas, construir pontes e bueiros de concreto e promover uma revitalização descente, duradoura e que não dê tantos problemas devido a falta de conservação contínua e responsável”, disse Joranir Soares.

Em muitas regiões o transporte de gado está impossibilitado, o ônibus escolar não chega, o caminhão isotérmico de leite não adentra as propriedades, caminhões graneleiros estão tendo que ser puxados por tratores, o direito de ir e vir das pessoas está comprometido e muitas famílias lamentavelmente encontram-se ilhadas.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT

Entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT
Foto: Entrega de Títulos INCRA-MT

A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac ofereceu total apoio à Unidade Regional do INCRA-MT durante o processo de regularização fundiária dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe técnica de servidores do órgão federal esteve na sede da associação realizando entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

As ações contemplaram os assentamentos PA Cachimbo I e II, PA São José União e PA Padovani, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam há anos pela regularização de suas propriedades rurais.

O Chefe da Unidade Regional do INCRA-MT, Elias Araújo, agradeceu a parceria da Agripac pela cedência do espaço físico, apoio logístico e, principalmente, pela articulação junto às famílias de agricultores e divulgação das ações por meio das redes de comunicação da entidade, o que fortaleceu o alcance das atividades na região de União do Norte e comunidades adjacentes.

A presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou a importância do avanço da regularização fundiária, “O Título Definitivo representa segurança jurídica e o reconhecimento do trabalho de famílias que há mais de 20 anos produzem e vivem da terra. É um sonho que se realiza e um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

O Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo, Clóvis Mânica, enfatizou a parceria entre a Agripac, EMPAER, Prefeitura e o INCRA-MT, e reforçou o compromisso conjunto com a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável do campo.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Guarantã do Norte

Senador Jayme Campos garante mais 02 caminhões de lixo para Guarantã do Norte

Anuncio foi feito durante solenidade de entrega de maquinários pelo Governo de MT em Cuiabá

Senador Jayme Campos garante mais 02 caminhões de lixo para Guarantã do Norte
Foto: Divulgação

Durante solenidade de entrega de maquinários realizada em Cuiabá-MT, o senador Jayme Campos confirmou a destinação de recursos para a aquisição de mais dois caminhões compactadores de lixo 0 km para o município.

O anúncio atendeu à solicitação feita pelo prefeito Márcio Gonçalves, que buscou apoio do parlamentar diante da situação crítica encontrada pela atual gestão no setor de limpeza urbana.

Segundo a Prefeitura, a administração anterior deixou caminhões depredados, serviço de coleta deficitário, ausência de planejamento e um cronograma inconsistente, além do serviço ser desenvolvido de forma terceirizada (de péssima qualidade e alto custo), o que impossibilitava oferecer à população um atendimento digno e eficiente.

Sensível à demanda, o senador Jayme Campos se comprometeu com o fortalecimento da infraestrutura municipal, reforçando que a qualidade de vida das famílias começa por uma cidade limpa e bem cuidada.

O prefeito Márcio Gonçalves destacou sua preocupação em manter Guarantã do Norte limpa, atrativa, acolhedora e livre de riscos sanitários. Em apenas 10 meses de mandato, já foram adquiridos dois caminhões de lixo 0 km com recursos próprios, locados outros 02 caminhões e rescindido o contrato de terceirização, uma economia de quase R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Com a confirmação pública do senador Jayme Campos, o município contará em breve com mais dois veículos modernos para reforçar a sua frota própria.

Senador Jayme e Prefeito Márcio Gonçalves

“A coleta de lixo é um serviço essencial. Quando realizada de forma contínua e eficiente, garante saúde, organização e bem-estar para toda a comunidade. Esses novos equipamentos vão ampliar nossa capacidade de atender todos os bairros e comunidades com mais agilidade e qualidade”, ressaltou o prefeito.

Com os investimentos anunciados, Guarantã do Norte avança rumo a um sistema de limpeza pública mais estruturado, eficiente e compatível com as necessidades da população.

 

Ver Mais

Mais Vistas