Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Reeducandos fabricam EPIs para profissionais do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo

MPE disponibilizou recursos financeiros de transações penais para compra de insumos. Reeducandos entraram com a mão de obra.

Reeducandos fabricam EPIs para profissionais do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de EPIs

Um grupo de reeducandos da Unidade Prisional de Peixoto de Azevedo participou de um curso de corte e costura realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, ocasião em que aprenderam a fazer diferentes peças de vestuário.

Em contrapartida, o Conselho Comunitário de Execuções Penais juntamente com o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, promoveram a aquisição e entrega de máquinas de costura industriais para a montagem de uma oficina ou sala de costura dentro da estrutura física da Cadeia Pública Peixotense.

A iniciativa, que funciona como terapia ocupacional e remissão de pena, ensinou técnicas de costura, além de oportunizar a profissionalização do recluso visando a sua reinserção ao convívio social após a conclusão de sua pena por meio do ingresso no mercado de trabalho.

Uma ideia e iniciativa louvável da Enfermeira da Unidade Prisional foi compartilhada com Diretoria da Cadeia, Conselho da Comunidade na Execução Penal, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional no sentido de utilizar a mão-de-obra, espaço físico e os equipamentos disponíveis para confecção de máscaras, toucas e roupões aos servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate, prevenção e tratamento do COVID-19.

As instituições solicitaram ao Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mantovanni Beato, que destinasse recursos financeiros de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), Transações Penais e outras Ações movidas pelo Ministério Público Estadual para que fossem investidos na aquisição de tecidos, linhas, agulhas, entre outros insumos.

De pronto e imediato, o Dr. Marcelo Mantovanni, disponibilizou R$ 15.000,00 onde viabilizou a confecção dos Equipamentos de Proteção Individual para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares, dentre outros profissionais que trabalhando no Hospital Regional, que por sua vez atende quatro municípios, aldeias indígenas e pacientes da região sul do estado do Pará.

“Foi muito justo o pleito. A ação além de ser social, é humanitária e benvinda em tempos de pandemia. O Ministério Público Estadual acolheu o pedido dessas instituições, pois com esta atitude promovemos a ocupação dos reeducandos em prol de uma causa coletiva, ou seja, o enfrentamento e prevenção ao coronavírus. Sabemos das dificuldades de aquisição deste material junto as indústrias, empresas e fornecedores diante da grande procura, e a iniciativa é extremamente importante para suprir as necessidades do hospital”, comentou o Promotor Dr. Marcelo Mantovanni Beato.

O Diretor da Unidade Prisional, Manoy Rodrigues, lembrou que todo o trabalho desenvolvido na fabricação dos EPIs é acompanhado por assistente social, psicólogo, líderes de plantão e a comissão laboral.

“É importante que se diga que são liberados a prestação desses serviços voluntários, apenas os custodiados que já cumpriram 1/6 da pena e que têm bom comportamento. Outro fator positivo diz respeito a remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida. Este projeto de ressocialização só é possível graças a esta rede de instituições parceiras, em especial o Ministério Público Estadual representado pelo Dr. Marcelo Mantovanni”, declarou o Diretor da Cadeia Pública, Manoy Rodrigues.

Uma etapa de materiais já foi entregue ao Consórcio Regional de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT

Município é destaque estadual no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

Matupá recebe Prêmio do Sebrae-MT
Foto: Prefeitos de Alta Floresta, Guarantã e Matupá

O Prefeito de Matupá, Bruno Mena e a Secretária de Indústria e Comércio, Juliani Cristina, participaram nesta terça-feira (09) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 (PSPE-MT).

O Sebrae/MT fez a entrega de 23 premiações para gestores públicos municipais Mato-grossenses que se destacaram nas políticas públicas inovadoras que promovem e potencializam a transformação de desafios em oportunidades, por meio de ações coordenadas, da aprendizagem coletiva, do compartilhamento de experiências e do desenho de soluções nas diferentes áreas, tais como: empreendedorismo, infraestrutura, social, turismo, meio ambiente, cultura, educação, regularização fundiária, saúde, urbanismo, geração de emprego e renda, agricultura familiar e outras.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora busca identificar e valorizar essas conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

A Prefeitura de Matupá se inscreveu e teve a oportunidade de apresentar seu Case de Sucesso nos projetos, ações, atividades, campanhas, estratégias e cumprimento do plano de governo voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento local implementando e projetando a inovação no setor público com foco na simplificação, no relacionamento com pequenos negócios e microempreendedores, na qualidade das compras governamentais, na educação empreendedora, na inclusão produtiva, no turismo e na identidade territorial, no empreendedorismo rural, na sustentabilidade, no planejamento urbano e na governança.

O Prefeito Bruno Mena e a Primeira Dama Juliani Cristina comemoraram o prêmio de 3º Lugar na Categoria Turismo e Identidade Territorial alcançado na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, uma certeza de que a atual administração cumpriu e está otimizando a prestação de serviços à municipalidade, contribuindo para a ampliação da capacidade de gestão, responsabilidade social, equilíbrio financeiro, geração de oportunidades, fomentação econômica, sustentabilidade, projeção e visibilidade como Cidade Polo Regional de Desenvolvimento.

Prefeito Bruno e Secretária Juliana Cristina

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte

Eliege Krul tem usado a tribuna e vias judiciais para solucionar problemas públicos do maior Projeto de Assentamento da América Latina

Vereadora se destaca por defender povo de União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 03
Indiscutivelmente a vereadora Eliege Krul (UB) tem se mostrado uma das maiores revelações políticas do distrito União do Norte, pois mesmo fazendo oposição responsável a atual gestão pública Peixotense na Câmara Municipal sua atuação está pautada na solução de graves problemas vivenciados pelos mais 12.000 habitantes do maior projeto de assentamento da América Latina.
 
Quer seja na tribuna do parlamento, nas oportunidades dadas pelos veículos de comunicação, em suas redes sociais e principalmente no acionamento da justiça por meio do Ministério Público Estadual algumas mazelas estão sendo resolvidas, como é o caso da construção de pontes e bueiros nos travessões afetados pela chuva e que ficaram ainda mais danificados devido a falta de manutenção e substituição de madeira por galerias e tubos de concreto.
 
Depois da presença de mais de 50 pessoas na sede da Promotoria de Justiça em março deste ano e denúncia da vereadora Eliege Krul, houve a realização de uma reunião com secretários e procuradores da Prefeitura junto aos moradores e a representante do MPE onde foi estabelecido o Termo de Compromisso de recuperar os pontos mais críticos dos travessões 02, 03 e 04.
 
Os agricultores familiares fizeram a doação da madeira enquanto a Secretaria de Obras disponibilizou os maquinários e mão-de-obra para que os serviços fossem iniciados pelo Travessão 03 onde as famílias já estavam praticamente ilhados.
 
A parlamentar declarou que vai acompanhar o cumprimento de todas as demandas compromissadas e irá fazer forte gestão para que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeiras já deterioradas deem lugar a estruturas perenes de concreto.
 
 
Ver Mais

Mais Vistas