Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Reeducandos fabricam EPIs para profissionais do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo

MPE disponibilizou recursos financeiros de transações penais para compra de insumos. Reeducandos entraram com a mão de obra.

Reeducandos fabricam EPIs para profissionais do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo
Foto: Entrega de EPIs

Um grupo de reeducandos da Unidade Prisional de Peixoto de Azevedo participou de um curso de corte e costura realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, ocasião em que aprenderam a fazer diferentes peças de vestuário.

Em contrapartida, o Conselho Comunitário de Execuções Penais juntamente com o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, promoveram a aquisição e entrega de máquinas de costura industriais para a montagem de uma oficina ou sala de costura dentro da estrutura física da Cadeia Pública Peixotense.

A iniciativa, que funciona como terapia ocupacional e remissão de pena, ensinou técnicas de costura, além de oportunizar a profissionalização do recluso visando a sua reinserção ao convívio social após a conclusão de sua pena por meio do ingresso no mercado de trabalho.

Uma ideia e iniciativa louvável da Enfermeira da Unidade Prisional foi compartilhada com Diretoria da Cadeia, Conselho da Comunidade na Execução Penal, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional no sentido de utilizar a mão-de-obra, espaço físico e os equipamentos disponíveis para confecção de máscaras, toucas e roupões aos servidores da saúde que atuam na linha de frente de combate, prevenção e tratamento do COVID-19.

As instituições solicitaram ao Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Mantovanni Beato, que destinasse recursos financeiros de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), Transações Penais e outras Ações movidas pelo Ministério Público Estadual para que fossem investidos na aquisição de tecidos, linhas, agulhas, entre outros insumos.

De pronto e imediato, o Dr. Marcelo Mantovanni, disponibilizou R$ 15.000,00 onde viabilizou a confecção dos Equipamentos de Proteção Individual para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares, dentre outros profissionais que trabalhando no Hospital Regional, que por sua vez atende quatro municípios, aldeias indígenas e pacientes da região sul do estado do Pará.

“Foi muito justo o pleito. A ação além de ser social, é humanitária e benvinda em tempos de pandemia. O Ministério Público Estadual acolheu o pedido dessas instituições, pois com esta atitude promovemos a ocupação dos reeducandos em prol de uma causa coletiva, ou seja, o enfrentamento e prevenção ao coronavírus. Sabemos das dificuldades de aquisição deste material junto as indústrias, empresas e fornecedores diante da grande procura, e a iniciativa é extremamente importante para suprir as necessidades do hospital”, comentou o Promotor Dr. Marcelo Mantovanni Beato.

O Diretor da Unidade Prisional, Manoy Rodrigues, lembrou que todo o trabalho desenvolvido na fabricação dos EPIs é acompanhado por assistente social, psicólogo, líderes de plantão e a comissão laboral.

“É importante que se diga que são liberados a prestação desses serviços voluntários, apenas os custodiados que já cumpriram 1/6 da pena e que têm bom comportamento. Outro fator positivo diz respeito a remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida. Este projeto de ressocialização só é possível graças a esta rede de instituições parceiras, em especial o Ministério Público Estadual representado pelo Dr. Marcelo Mantovanni”, declarou o Diretor da Cadeia Pública, Manoy Rodrigues.

Uma etapa de materiais já foi entregue ao Consórcio Regional de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto

Prefeitura de Matupá constrói 02 Galerias de Aduelas de concreto e elimina todas as pontes de madeira na estrada vicinal

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto
Foto: Galerias sendo construídas na E-60

A Prefeitura Municipal de Matupá deu início a mais uma importante obra de infraestrutura rural na Estrada E-60. Está em fase de construção a segunda galeria de aduelas de concreto com 5 metros de largura por 12 metros de extensão, que substituirá de forma definitiva todas as antigas pontes e pontilhões de madeira existentes nesta região estratégica.

A localidade concentra forte produção de grãos, pecuária de corte e de leite, empreendimentos da base florestal, atividades de agricultura familiar e ainda interliga diversos projetos de assentamentos rurais.

A nova estrutura atenderá diretamente às demandas de escoamento dessa produção, trazendo mais segurança e eficiência à trafegabilidade da via.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e representa um marco na modernização da malha viária.

Com a galeria de concreto, será possível melhorar a fluidez do trânsito pesado, encurtar distâncias, baratear custos do frete e agilizar o ingresso da produção nos armazéns, frigoríficos, feiras, supermercados e indústrias madeireiras do município.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, serão executados além da implantação das galerias os serviços complementares de aterramento e cascalhamento deste trecho, o investimento reafirma responsabilidade das políticas públicas com o desenvolvimento do setor produtivo e com a qualidade de vida das famílias que dependem diretamente dessa estrada para trabalhar, produzir e se locomover.

Ver Mais

Policial

22º BPM registra homicídios no Bairro Centro Antigo

Um homem e uma mulher foram mortos a tiros na Rua Frederico Campos no município de Peixoto de Azevedo

22º BPM registra homicídios no Bairro Centro Antigo
Foto: Divulgação

O 22º Batalhão de Polícia Militar de Peixoto de Azevedo registrou na noite desta quarta-feira (03) por volta das 22:30 horas, homicídio na Rua Frederico Campos no Bairro Centro Antigo.

Segundo consta no boletim de ocorrência a equipe policial plantonista foi acionada via serviço 190 e ao chegar no local constatou que um homem havia sido alvejado, inclusive continha sinais vitais e no interior do imóvel (bar) uma mulher que também fora atingida por disparos de arma de fogo calibre .380, esta já estava em óbito e caída ao solo.

A mulher de 20 anos é tinha passagens pelo sistema da polícia, enquanto a vítima do sexo masculino de 28 anos foi socorrido e levado a UPA 24 Horas, não resistindo aos ferimentos ocasionados por cerca de oito disparos.

Populares informaram que os autores estavam em um Celta branco, de onde um passageiro desembarcou para cometer os crimes. O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil e da Politec para as providências e investigações cabíveis.

Vítimas

Ver Mais

Mais Vistas