Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Secretaria incentiva cadeia produtiva de Batata Doce em Peixoto de Azevedo

Pequenas áreas de plantio geram renda a pequenos produtores do entorno da cidade.

Secretaria incentiva cadeia produtiva de Batata Doce em Peixoto de Azevedo
Foto: secretário acompanha colheita de batata doce

A nossa equipe de reportagem acompanhou os trabalhos de apoio e incentivo a agricultura familiar desenvolvidos por pequenos produtores no entorno do perímetro urbano da cidade de Peixoto de Azevedo.

Como é o caso do chacareiro, Gilmar Kaminsk, que utiliza pequenas áreas, ou seja, três pequenos terrenos do Bairro Santa Isabel para produzir de forma consorciada mandioca, feijão e batata doce.

Lotes ou terrenos baldios que anteriormente eram tomados por ervas daninhas, animais peçonhentos e até criadouros do mosquito aedes aegypti estão sendo transformados em canteiros experimentais da cultura da batata doce.

A Secretaria de Agricultura proporciona a gradeamento e nivelamento do solo através de patrulhas agrícolas, em parceria com a EMBRAPA e IFMT disponibiliza mudas melhoradas geneticamente e garante o acompanhamento técnico aos pequenos agricultores.

Nesta área o produtor Gilmar Kaminsk produz cinco espécies de batata doce especificamente para o mercado de alimentos, ele disse que o solo é leve, ideal para esse cultivo e que está aproveitando o período de chuva para ampliar o plantio, garantir melhor produtividade e lucratividade com as vendas nos mercados, mercearias, supermercados, feiras e nos domicílios.

O Secretário de Agricultura, Alan Aires, destacou que a cadeia produtiva da batata doce deverá ser estendida aos 11 projetos de assentamentos Peixotenses com todo suporte da pasta que já entregou patrulhas mecanizadas e kits de irrigação para as associações de produtores. Ele garantiu a viabilidade da cultura da batata doce que é de baixo custo, ciclo rápido e de fácil comercialização.

Os chacareiros, sitiantes e assentados que tiverem interesse no plantio da batata doce podem encontrar todo apoio técnico, parceria na mecanização da área e logística de comercialização junto a Secretaria de Agricultura.

A batata-doce é a sexta hortaliça mais produzida no Brasil e possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6, todos muito importantes para o corpo e pode ser usada para enriquecimento da merenda escolar.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Nova Santa Helena

SMS de Nova Santa Helena distribuirá Ivermectina na Comunidade Vila Atlântica

O objetivo é a prevenção e o combate ao novo coronavírus no primeiro ciclo, nos primeiros sintomas, evitando a evolução para a fase inflamatória.

SMS de Nova Santa Helena distribuirá Evermectina na Comunidade Vila Atlântica
Foto: UBS Santa Terezinha

A Prefeita Terezinha Guedes Carrara e o Secretário de Saúde, Luiz Fernandes (KIM) estiveram na manhã desta terça-feira (07) na Comunidade Vila Atlântica do município de Nova Santa Helena. Na oportunidade estiveram reunidos com a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde para traçar o cronograma de programa de distribuição do medicamento Ivermectina a todos os moradores da localidade.

Pelas informações, mais de 50 domicílios serão visitados nesta quarta-feira (08), a partir das 7:00 horas, e após avaliação e pesagem a dosagem do remédio será oferecida as pessoas. O objetivo é a prevenção e o combate ao novo coronavírus no primeiro ciclo, nos primeiros sintomas, evitando a evolução para a fase inflamatória.

Em meio a um cenário de ansiedade, medo e desinformação, especialmente de pacientes mais vulneráveis economicamente, a administração pública municipal Santa Helenense fará a distribuição da Ivermectina em todo seu território respeitando o Protocolo de Tratamento precoce da COVID 19 elaborado em conformidade com os pareceres técnicos do Conselho Federal de Medicina e do próprio Ministério da Saúde.

Durante a visitação que deverá acontecer com a participação de enfermeira, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, todos estes profissionais estarão cumprindo as medidas preventivas e com o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual – EPIs.

“É importante que a comunidade esteja atenta a cumprir a sua parte, ou seja, uso de máscara facial, álcool em gel, higienização das mãos com água e sabão e o distanciamento social. Nós quanto equipe de saúde cumpriremos a nossa missão com muita responsabilidade e profissionalismo”, disse a Enfermeira Núbia Torres.

Continue Lendo

Matupá

SICOOB já está em plena atividade em Matupá

Seguindo regras, normas e drecretos de prevenção a COVID-19 agência foi inaugurada no dia 03 de julho em Matupá.

SICOOB já está em plena atividade em Matupá
Foto: Descerramento da Placa Inaugural

Na última sexta-feira (03) foi realizada em Matupá a solenidade de inauguração da Unidade do SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.

Todos os presentes receberam Kits com Álcool Gel e Máscaras Faciais Personalizadas, além de cumprirem as medidas preventivas a Covid-19.

Um Totem de Higienização foi instalado no rol de entrada da agência, que limitou e restringiu o número de participantes conforme preceitua o Decreto Municipal vigente.   

O projeto arquitetônico da instituição é mais um fator agregante ao aspecto visual da Avenida Sebastião Alves Júnior, via de acesso ao Complexo Turístico dos Lagos.

São 350 metros quadrados que oferecem aos cooperados, conforto, segurança, qualidade, acessibilidade e eficiência no atendimento.  

Superintendentes, Diretores Executivos, Gerentes do SICOOB e o Prefeito Matupaense, Valtinho Miotto, fizeram uso da palavra e destacaram a importância da cooperativa de crédito que oferecerá os mesmos produtos e serviços que os bancos, porém a taxas menores e com educação financeira.

Durante o evento foi feita uma benção ecumênica, descerramento da placa inaugural e o corte da fita do portal de acesso a sexta unidade do SICOOB no Vale do Peixoto, e que por sua vez, já a partir desta segunda-feira (06) passa a oferecer uma gama de serviços financeiros, desde aberturas de contas, operações de depósitos, cartões de crédito, saques e contratações de linhas de crédito.

O SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, chega a Matupá para contribuir com a potencialização econômica, fomentação dos negócios e crescimento social, onde os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

“A nossa cooperativa de crédito está focada no processo de inclusão financeira. Trabalharemos com taxas mais acessíveis e com produtos e serviços financeiros que atendem as necessidades demandadas dos nossos associados, quer seja empresário, agricultor, pecuarista, comerciante, empreendedor, autônomo, enfim, todos terão oportunidade de progredir e avançar em seus negócios. Isso sem contar que já começamos com cerca de 100 contas ativas, e que já irão usufruir de toda infraestrutura, serviços e produtos SICOOB, e aliado a todas essas vantagens, temos ainda as distribuições das sobras”, enfatizou o presidente do Sicoob Norte MT, Norival Curado.

O Prefeito Valtinho Miotto que está a frente do Poder Executivo de Matupá há quatro mandatos, lembrou dos esforços e parcerias com a sociedade organizada para que ocorresse as instalações das Agências do Banco do Brasil, Sicredi e agora do SICOOB no município. Ele disse que essas instituições estão com um leque de opções de transações, investimentos e serviços bancários que são fatores positivos para empreendedores de todos os ramos de atividade e para a comunidade Matupaense.

Continue Lendo

Mais lidas da semana