Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Secretaria incentiva cadeia produtiva de Batata Doce em Peixoto de Azevedo

Pequenas áreas de plantio geram renda a pequenos produtores do entorno da cidade.

Secretaria incentiva cadeia produtiva de Batata Doce em Peixoto de Azevedo
Foto: secretário acompanha colheita de batata doce

A nossa equipe de reportagem acompanhou os trabalhos de apoio e incentivo a agricultura familiar desenvolvidos por pequenos produtores no entorno do perímetro urbano da cidade de Peixoto de Azevedo.

Como é o caso do chacareiro, Gilmar Kaminsk, que utiliza pequenas áreas, ou seja, três pequenos terrenos do Bairro Santa Isabel para produzir de forma consorciada mandioca, feijão e batata doce.

Lotes ou terrenos baldios que anteriormente eram tomados por ervas daninhas, animais peçonhentos e até criadouros do mosquito aedes aegypti estão sendo transformados em canteiros experimentais da cultura da batata doce.

A Secretaria de Agricultura proporciona a gradeamento e nivelamento do solo através de patrulhas agrícolas, em parceria com a EMBRAPA e IFMT disponibiliza mudas melhoradas geneticamente e garante o acompanhamento técnico aos pequenos agricultores.

Nesta área o produtor Gilmar Kaminsk produz cinco espécies de batata doce especificamente para o mercado de alimentos, ele disse que o solo é leve, ideal para esse cultivo e que está aproveitando o período de chuva para ampliar o plantio, garantir melhor produtividade e lucratividade com as vendas nos mercados, mercearias, supermercados, feiras e nos domicílios.

O Secretário de Agricultura, Alan Aires, destacou que a cadeia produtiva da batata doce deverá ser estendida aos 11 projetos de assentamentos Peixotenses com todo suporte da pasta que já entregou patrulhas mecanizadas e kits de irrigação para as associações de produtores. Ele garantiu a viabilidade da cultura da batata doce que é de baixo custo, ciclo rápido e de fácil comercialização.

Os chacareiros, sitiantes e assentados que tiverem interesse no plantio da batata doce podem encontrar todo apoio técnico, parceria na mecanização da área e logística de comercialização junto a Secretaria de Agricultura.

A batata-doce é a sexta hortaliça mais produzida no Brasil e possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6, todos muito importantes para o corpo e pode ser usada para enriquecimento da merenda escolar.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

REURB garantirá regularização fundiária urbana em Peixoto

Projeto de implementação foi aprovado por unanimidade pelos vereadores Peixotenses

REURB garantirá regularização fundiária urbana em Peixoto
Foto: Vista Aérea de Peixoto de Azevedo

O Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta, garantiu brevidade na tramitação do Projeto de Lei Nº 023/2025 que traz a implementação da Lei Federal nº 13.465/2017, conhecida como Lei da Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município de Peixoto de Azevedo, que foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (16/07).

Thawê Dorta lembrou que a REURB é uma ferramenta essencial para garantir o direito à moradia digna e promover o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.

“Em Peixoto de Azevedo, município com mais de 35 mil habitantes, a aplicação da REURB representa um marco importante para centenas de famílias que há décadas vivem em áreas sem a devida regularização”, mencionou o vereador.

Com a adesão à REURB, a Prefeitura Municipal dá um passo decisivo rumo à inclusão social, à valorização imobiliária e à melhoria da infraestrutura urbana. Famílias que antes viviam em situação de insegurança jurídica agora poderão obter a titulação definitiva de seus imóveis, ganhando tranquilidade, dignidade e acesso a uma série de benefícios sociais e econômicos.

“Agradeço a todos os vereadores que estão sando corresponsáveis neste grande avanço, pois a regularização fundiária é muito mais do que entregar escrituras. Ela garante que cada cidadão Peixotense tenha reconhecido o direito à propriedade, permitindo acesso ao financiamento habitacional, à venda legalizada do imóvel, à transferência de herança e até ao uso da casa como garantia para pequenos negócios”, declarou Thawê Dorta.

Outro impacto direto da REURB é a valorização dos imóveis, que passam a ter reconhecimento oficial. Isso estimula o mercado imobiliário local, facilita o acesso ao crédito e fomenta o empreendedorismo, beneficiando especialmente pequenos comerciantes e prestadores de serviço.

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Terra Nova está prestes a escrever uma nova história na saúde pública

Mais de R$ 5 milhões de investimento na construção do novo Hospital Municipal Terranovense

Terra Nova está prestes a escrever uma nova história na saúde pública
Foto: Obra de construção do Hospital

Uma obra gigantesca que está sendo construída na região central de Terra Nova do Norte.

O Novo Hospital Municipal tem um design moderno, com sua fachada imponente refletindo o que o município tem de melhor, a qualidade na saúde.

A obra está em sua reta final, toda a parte estrutural está pronta restando alguns detalhes como por exemplo a cobertura do rol de entrada. Algumas peças de mármore no último bloco, retoques no piso e nas paredes e já estará pronta para receber a pintura geral.
Uma obra que conta com a grande participação do Governo do Estado de Mato Grosso e contrapartida do município por meio de recursos da Prefeitura, Câmara de Vereadores e a comunidade em geral com suas doações.

Terra Nova do Norte deve se tornar referência na região com sua nova e moderna estrutura de saúde em um dos maiores hospitais municipais do Norte de MT.
O novo hospital é mais que uma obra, é a prova de que cuidar de gente é nossa prioridade.

Ver Mais

Saúde

Multiação será realizada domingo nos Lagos de Matupá

Vacinação, Testes Rápidos, Parque Infantil, Brincadeiras, Dinâmicas e muita interatividade e saúde preventiva

Multiação será realizada domingo nos Lagos de Matupá
Foto: Divulgação

Neste domingo, dia 20 de julho, das 13h às 18h, o Complexo Turístico dos Lagos de Matupá será palco do Projeto Multiação de Férias, um verdadeiro Domingão da Saúde voltado para toda a população matupaense.

A programação inclui atualização da carteira de vacinação, testes rápidos, administração de vitamina A e outras ações de saúde preventiva. Paralelamente, o evento contará com uma série de atividades recreativas, como dinâmicas, brinquedos infláveis, pintura facial e distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, geladinho e suco para as crianças.

Uma tarde completa de cuidados com a saúde, lazer e alegria, reforçando o compromisso com o bem-estar da comunidade.

Convidamos todos os servidores públicos e também os aposentados e pensionistas, bem como a toda população.

O Multiação – Domingão da Saúde Matupaense conta com o apoio de diversos parceiros:

Grupo Bom Futuro

Rotary Clube

Master Print

Lions Clube

Secretaria de Assistência Social

Previ-Muni

 Não esqueça de levar o Cartão SUS e a Carteirinha de Vacinação, lembrando que a vacina é para todas as idades.

Nos encontramos lá.

Ver Mais

Mais Vistas